Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Está aberta consulta on-line sobre alternativas para minimizar impactos na vida acadêmica diante da pandemia

A consulta vai até o dia 15 de junho, pelo SIGAA, e é direcionada a estudantes e professores da UNILA
publicado: 27/05/2020 19h18, última modificação: 05/06/2020 17h40

Diante das limitações impostas pela pandemia de Covid-19, foi aberta uma consulta on-line a discentes e professores da UNILA, até o dia 15 de junho, com o objetivo de identificar alternativas para minimizar o impacto na vida acadêmica. A consulta – com questionário bilíngue  pode ser acessada por meio do SIGAA da Universidade, pelos discentes de graduação e de pós-graduação. A consulta está sendo realizada em conjunto pelas pró-reitorias de Graduação (PROGRAD), de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), de Extensão (PROEX) e de Assuntos Estudantis (PRAE).

A consulta traz questões sobre a rotina dos discentes no período de distanciamento social, condições de saúde, condições de acesso à internet e a recursos de tecnologia, posicionamento dos estudantes sobre adoção de atividades remotas e experiência com ferramentas digitais de estudo. O pró-reitor de Graduação da UNILA, Pablo Henrique Nunes, reitera que “os dados levantados servirão de subsídio para discussão dos possíveis caminhos a serem adotados em relação ao ensino em tempos de pandemia”, destaca.

Os discentes com dificuldade de acesso à internet, se necessário, podem solicitar acesso à UNILA, exclusivamente para preenchimento do questionário, utilizando um computador da Universidade, por um período de até uma hora. Para essa solicitação, o estudante deve enviar um e-mail para a reitoria.gabinete@unila.edu.br, com o nome e RG ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros).

Consulta a docentes

Uma consulta on-line também está aberta, até o dia 15 de junho, para os docentes da UNILA, por meio do SIGAA. As questões visam identificar ações de acolhimento e orientação em relação à saúde, bem como conhecer as condições de trabalho e as opiniões em relação ao distanciamento social, e possíveis alternativas para as atividades de pesquisa, ensino e extensão.

A consulta não implica na implementação automática de atividades de ensino remoto. Os dados coletados, conforme texto explicativo da consulta, irão subsidiar uma análise da viabilidade e das estratégias adequadas de uso complementar de tecnologias remotas, no contexto de pandemia e em relação ao futuro cenário de pós-pandemia.

Confira o vídeo do reitor Gleisson Brito sobre a consulta on-line: