Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consulta pública para planejamento institucional da UNILA começa dia 22

Identidade UNILA

Consulta pública para planejamento institucional da UNILA começa dia 22

Resultado será usado na definição do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que define os objetivos estratégicos da Universidade para os próximos cinco anos
publicado: 19/07/2024 08h00, última modificação: 18/07/2024 17h48

Documento que determina os rumos da Universidade, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é renovado a cada cinco anos e traz os objetivos estratégicos a serem alcançados no período. Nesta segunda-feira (22), tem início uma consulta pública aberta às comunidades acadêmica e externa que servirá para a elaboração do PDI da UNILA para o período 2025-2029.

A consulta prossegue até o dia 11 de agosto por meio de um formulário disponível on-line com três perguntas básicas direcionadas a estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos e comunidade externa: quais são os pontos fortes da Universidade; quais suas potencialidades; e quais seus principais desafios.

“O PDI é o documento mais importante da Instituição. Por isso, é importante que toda a comunidade, todos os setores da UNILA, participem ativamente dessa construção para termos o maior número de informações possíveis e podermos pensar que UNILA nós queremos pelos próximos anos e o que a UNILA precisa fazer para alcançar seus objetivos, missão, visão e valores”, enfatiza o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Giuliano Derrosso, também presidente da comissão que está trabalhando na metodologia de construção do Plano. A comissão é formada por três servidores da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN) – setor responsável pelo PDI e sua implantação – por representantes discentes, docentes e técnico-administrativos dos quatro Institutos.

A comissão, segundo Derrosso, vem trabalhando desde a sua formação, em outubro do ano passado, levantando informações para o “diagnóstico da universidade, coletando dados e informações com as pró-reitorias, responsáveis pelas macrounidades, secretarias e institutos para, em um segundo momento, que começa agora, realizar a consulta pública e discussões com a comunidade”. A intenção é que o PDI esteja aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUN) até o final deste ano.

A comissão que está à frente do PDI espera também a participação da comunidade externa nesta primeira consulta pública. “Nós enxergamos a Universidade de uma forma e, talvez, a comunidade externa enxergue necessidades que nós não estamos vendo”, diz Viviana Aquino Vieira, que atua na PROPLAN e integra a comissão.

O PDI será construído a partir de cinco eixos: Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão e Internacionalização. Concluída a consulta pública, os dados serão compilados para serem debatidos em audiências públicas que têm como temas os cinco eixos definidos pela comissão. Essas audiências estão agendadas para o mês de setembro e têm por objetivo promover a participação e integração da comunidade ao processo. “A partir desses eixos, o Plano vai estabelecer quais serão as macrodiretrizes da UNILA para o próximos cinco anos”, explica Derrosso.

Maturidade

Esta é a terceira edição do Plano. O primeiro PDI da UNILA foi produzido para o período 2013-2017 e o segundo para 2019-2023. Com a experiência acumulada com os dois PDIs implantados na UNILA foi possível identificar, entre outros pontos, a necessidade de alterar o número de objetivos estratégicos. O Plano vigente, lembra Viviana Aquino Vieira, tem 33 objetivos estratégicos. “Isso é muita coisa. Não conseguimos executar esse número de objetivos, mesmo em cinco ou seis anos”, pontua. Além da autoavaliação, a comissão buscou PDIs de outras instituições de ensino. “Elas têm planos bem enxutos. São objetivos, de fato, estratégicos, que permitem que a universidade trabalhe para atingi-los, independentemente do momento político e institucional”, explica a servidora.

Por isso, a meta é reduzir o número de objetivos no próximo PDI. “Pretendemos desdobrar os cinco eixos principais, obtendo até três objetivos em cada um, totalizando, no máximo, 15 objetivos ao final do processo”, diz ela, lembrando que apesar do avanço em sua elaboração, o PDI vigente apresentou dificuldades em sua execução. A intenção é eliminar as dificuldades. ”Queremos que o PDI seja claro, simples, objetivo e, acima de tudo, abrangente. Que possa ser executado totalmente, que não limite o crescimento institucional e que a UNILA consiga avançar realmente nas grandes áreas propostas. O PDI não é apenas um documento pró-forma. Não adianta colocar palavras bonitas que não podem ser trazidas para a realidade institucional”, aponta.

Acesse a página do PDI 2025-2029

Formulário da consulta pública à comunidade

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail planejamento@unila.edu.br