Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Universitário aprova Plano de Desenvolvimento Institucional da UNILA

Conselho Universitário aprova Plano de Desenvolvimento Institucional da UNILA

O documento irá nortear as ações da Universidade para os anos 2019-2023
publicado: 11/12/2019 12h21, última modificação: 11/12/2019 14h23

A versão final do Plano de Desenvolvimento Institucional foi aprovada pelo Conselho Universitário, na última sessão ordinária, realizada no dia 6 de dezembro. Na ocasião, também foram apresentados os trabalhos de revisão do documento, realizados por uma comissão. O PDI, portanto, foi aprovado já com as atualizações. O documento vai guiar os rumos da instituição pelos próximos anos (2019-2023).

“O PDI é um documento fundamental e um norte para que a Universidade saiba qual o destino que ela quer dar para a administração e para as questões de ensino, pesquisa e extensão. O documento também é importante porque ajuda a nortear, do ponto de vista da gestão, os mecanismos de alocação de recursos de forma democrática, pautada pelo que diz o PDI”, aponta o reitor Gleisson Pereira de Brito.

O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN), Jamur Johnas Marchi, também enfatiza a importância desse documento, que vai balizar as ações da Universidade. “Temos para os próximos anos um direcionamento claro dos objetivos a serem buscados pelas macrounidades. Muitos objetivos possuem corresponsáveis, ou seja, podem e devem ser trabalhados de maneira coletiva, por mais de uma unidade”, afirma. Ele pontua ainda que, conforme previsto no Plano, a cada ano haverá uma revisão do PDI. “Todo ano vai ter um processo para atualizar, apresentar os índices e a evolução dos objetivos”, diz.

Histórico

O PDI é resultado de um processo que teve início em novembro de 2017, com a nomeação de uma comissão que conduziu os trabalhos, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN). Em 2018, foi realizada uma consulta pública com a comunidade da Universidade. Os objetivos estratégicos foram divididos em sete temas (ensino, pesquisa, extensão, gestão administrativa, política de pessoal, assistência estudantil e responsabilidade social e comunicação) e estabelecidos por grupos focais a partir da consulta pública. O primeiro PDI da UNILA foi produzido para o período 2013-2017.

A versão final do PDI será disponibilizada na página da PROPLAN.