Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável é tema da SIEPE 2023

Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável é tema da SIEPE 2023

Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão será realizada de 16 a 20 de outubro, com programação ampliada
publicado: 24/07/2023 14h30, última modificação: 25/07/2023 14h10
Exibir carrossel de imagens A Mostra de Cursos de 2022 recebeu quase 2 mil visitantes

A Mostra de Cursos de 2022 recebeu quase 2 mil visitantes

“Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável” é o tema da 5ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), o principal evento acadêmico da UNILA, que será realizada de 16 a 20 de outubro. A partir desta segunda-feira (24), com o lançamento oficial do evento, começam a ser publicados os editais e chamadas internos relacionados à organização e apresentação de trabalhos - confira a página da SIEPE 2023.

A Semana é uma oportunidade para que a comunidade de Foz do Iguaçu e região conheça os cursos de graduação e pós-graduação e os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos estudantes da UNILA. O tema da SIEPE acompanha o da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Mostra de Cursos de 2022 recebeu quase 2 mil visitantes

A Mostra de Cursos é a principal atividade da programação, reunindo 29 estandes, um para cada curso, com equipamentos, materiais de pesquisa e ensino e experiências científicas que podem ser observadas e desenvolvidas pelos visitantes, com acompanhamento de estudantes e docentes. Também haverá estandes dos cursos de especialização, mestrado e doutorado.

Para o pró-reitor de Graduação, Antonio Machado, o tema da Semana simboliza “um momento de retomada” da participação da comunidade nas Universidades públicas. “Entendo que um dos principais motes da proposta da Semana Nacional é inclusão social. Por isso, a ideia neste ano, é fortalecer a Mostra de Cursos, popularizar a universidade, mostrar a universidade para a comunidade”, comenta. Este fortalecimento passa pela ampliação de dias e horários da Mostra – que poderá ser visitada no período noturno – ; realização de oficinas; e organização de roteiros para visitas a laboratórios e outras estruturas da UNILA. “É um evento aberto para a comunidade em geral. Não queremos que somente as escolas venham com seus alunos. O horário noturno vai dar oportunidade para aquela pessoa que quer sair de casa com a sua família e vir conhecer a universidade”, pontua. “Queremos mostrar que a universidade é federal, que ela é gratuita, e que tem cursos de qualidade.”

Além da Mostra de Cursos, que está em sua quarta edição, a SIEPE 2023 também irá reunir o 12º Encontro Anual de Iniciação Científica e 8º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI); o 10º Seminário de Extensão da UNILA (SEUNI); e o 4º Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR). Nesses encontros e seminários serão apresentados projetos desenvolvidos pelos estudantes.

Pesquisa

Durante o EICTI, as apresentações realizadas pelos estudantes sobre as pequisas que desenvolvem são acompanhadas por docentes avaliadores, convidados pelo CNPq. “Percebemos que vários avaliadores vêm acompanhando as apresentações na UNILA há alguns anos e seria interessante saber como eles estão percebendo a evolução da pesquisa na Universidade”, comenta a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Laura Fortes. Para isso, a intenção é organizar um encontro, à parte do calendário de sessões individuais, para que esse assunto possa ser abordado e também para que esses avaliadores possam apresentar aos estudantes informações gerais sobre temas importantes na agenda de pesquisas e sobre o desenvolvimento e fomento de pesquisas nas universidades, entre outros temas.

As avaliações externas, diz Laura Fortes, também são importantes institucionalmente. “Temos o fortalecimento das relações institucionais com as agências de fomento. É uma oportunidade tanto para mostrar os trabalhos de pesquisa como um esforço para fortalecer a Universidade e garantir um maior número de bolsas futuramente”, comenta.

Apresentação de resultados de projeto de pesquisa no EICTI 2022

Apresentação de trabalho de extensão durante o 9º SEUNI

Extensão

O pró-reitor de Extensão, Rogério Motta Moreira, chama a atenção para a importância da SIEPE no calendário da UNILA. “É um dos eventos com maior envergadura realizados pela universidade. Trata-se de um momento de encontro da comunidade unileira com diversas atividades que realizamos. É um momento de troca de conhecimentos e iniciativas. Um momento de reflexão sobre o papel da universidade na sociedade”, comenta.

Neste ano, o Seminário de Extensão chega a sua 10ª edição. “É a consolidação de um espaço estratégico de troca entre as ações de extensão. Um espaço de encontros de extensionistas, um espaço de diálogos temáticos e de reflexão sobre as práticas de extensão”, avalia.

Rogério Moreira também ressalta o propósito de ampliar a participação dos moradores de Foz e região nas atividades universitárias. “A SIEPE é um evento gratuito, de acesso livre, com diversas atividades acadêmicas, que permite experimentar um pouquinho da Universidade.”

Veja como foi a SIEPE 2022