Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Chegou o seu momento de ingressar em um dos cursos de mestrado da UNILA que estão com inscrições abertas
conteúdo

Institucional

Chegou o seu momento de ingressar em um dos cursos de mestrado da UNILA que estão com inscrições abertas

Conheça melhor os Programas de Relações Internacionais (PPGRI), de Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) e o Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)
publicado: 11/08/2023 09h52, última modificação: 19/09/2023 08h58

Sua vida acadêmica, até aqui, mostrou que você tem interesse em avançar, quer continuar o movimento que te impulsionou a concluir a graduação e que deixou um gostinho de quero mais, aquela vontade de investir no seu crescimento pessoal e profissional. Daí você percebe que a pós-graduação é uma dessas possibilidades, ainda mais se você é daqueles que se interessa em se aprofundar cada vez mais na produção de conhecimento científico e acadêmico. E a UNILA está no seu caminho, com algumas possibilidades que podem te levar a realizar esse sonho, já que atualmente oferta 12 cursos de mestrado e dois de doutorado, todos bem avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Nesta série de matérias especiais que estamos preparando para que você conheça melhor os Programas de Pós-Graduação da UNILA, vamos trazer detalhes de alguns cursos que podem te interessar pela proposta inovadora, pelo corpo docente dedicado às questões da América Latina e, também, pelas pesquisas exitosas já realizadas por estudantes que concluíram essa importante etapa de suas vidas. Neste primeiro momento, vamos falar de três Programas que atraem aqueles que concluíram a graduação, principalmente de cursos ligados às áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. Trata-se dos mestrados de Relações Internacionais (PPGRI), de Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) e o Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA). Bora lá conhecer um pouco mais sobre essas propostas?

Relações Internacionais

Não são só os graduados em Relações Internacionais que decidem seguir essa carreira na pós-graduação nesse programa de pós-graduação. Segundo o coordenador Ramon Blanco, o PPGRI tem um perfil de ingressantes bastante diverso e plural. “Há discentes com trajetórias acadêmicas e de vida bastante distintas e essa é uma das principais forças do Programa, que conta com egressos dos mais diferentes cursos de graduação da área das Humanidades. Isso traz um ganho enorme, pois enriquece muito as discussões em sala”, analisa.

As pesquisas possíveis de serem desenvolvidas no Programa atraem um público muito diversificado em termos de origem dos estudantes, especialmente em relação aos que são de outras nacionalidades, de diferentes países da América Latina e da África. Assim, o PPGRI contabiliza a presença de discentes oriundos, por exemplo, do Haiti, da Argentina, do Equador, Moçambique, entre outros países. De acordo com Blanco, “normalmente, o que mais atrai os discentes é a possibilidade de discutir as relações internacionais a partir de outros pontos de vista e desenvolver pesquisas sobre temas que normalmente são marginais ou invisibilizados em outros programas de pós-graduação”.

Ele conta, também, que o Programa é o resultado de um esforço coletivo, ao longo de vários anos, de diferentes grupos de pesquisa e cátedra de estudos, na direção de aproximarem e adensarem suas agendas de pesquisa. Como resultado, o PPGRI abriu a sua primeira turma no segundo semestre de 2019 e, desde então, vem desenvolvendo pesquisas nas mais diferentes questões. Mas ele aponta que um elemento que talvez seja comum é o modo crítico pelo qual as diferentes pesquisas buscam problematizar os diferentes processos e temas relacionados às relações internacionais.

Já tivemos pesquisas desenvolvidas relativas a temas como migrações, movimentos sociais, reconstrução pós-bélica, integração, educação, questões ameríndias, questões raciais, dentre muitos outros”, afirma. As pesquisas desenvolvidas pelo Programa são apresentadas em relevantes e competitivas conferências acadêmicas nacionais e internacionais, e o resultado desse empenho pode ser representado a partir da publicação de pesquisas em periódicos de alto impacto ou até mesmo em publicações no formato de livro.

Ramon Blanco exemplifica, nesse caso, uma dissertação defendida que trouxe uma importante contribuição para a área e que chegou a ser publicada em livro: “A construção da paz na periferia internacional: a paz enquanto dependência no Timor-Leste”, do egresso do Programa, e agora mestre, Fábio de Souza Rocha. “A pesquisa trouxe um olhar novo – com uma reflexão desenvolvida a partir da América Latina, a Teoria da Dependência – para um importante processo internacional: o processo de reconstrução pós-bélica no Timor-Leste”. Trata-se de um dos principais casos de atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) em cenários pós-conflito violento, e o autor da pesquisa observou o modo como o organismo internacional atuou na dimensão econômica desse processo que, em vez de aumentar a independência do país, construía e reforçava a dependência econômica do Timor-Leste no cenário internacional.

Ficou interessado(a)? Então, atenção para as inscrições do processo seletivo do PPGRI, que seguem até o dia 1º de outubro. Confira o Edital 03/2023/PPGRI para concorrer a uma das 22 vagas para a turma de 2024. 

Políticas Públicas e Desenvolvimento

Com início das atividades em 2016, o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) contabiliza, hoje, 75 egressos, sendo que 13 deles são estrangeiros que se dedicaram ao período de formação no mestrado. O público atraído pelo Programa é bem diversificado, geralmente composto por graduados provenientes das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, interessados em um programa de pós-graduação cuja concentração seja na área de Planejamento Urbano de Regional/Demografia.

Os temas aos quais o Programa se dedica são amplos. Em 2019, um artigo produzido pela estudante Alessandra de Sant’Anna, com o título “Analisis de la adhesión a la plataforma de interoperabilidad del estado en la Municipalidad de Lima, Perú”, ficou em terceiro lugar no Prêmio Professor Sérgio Escorsin, na categoria Administração Pública, na edição do Congresso Internacional de Administração daquele ano.

Outro tema que mereceu destaque foi o artigo “Estratégias de incidência em tempos de crise política: as ações das organizações de mulheres negras no Brasil (2014-2019)", que recebeu menção honrosa em evento promovido pela Associação Nacional de Ensino e Pesquisa no Campo de Públicas. O artigo, publicado em 2021, teve como autoras a mestranda Elissa Emily Andrada Marques e a docente Maria Alejandra Nicolás, coordenadora do PPGPPD.

Mas as temáticas são bem amplas em relação a tempo e território, tendo mais exemplos de pesquisas, como a organização dos atendimentos de saúde aos estrangeiros de um município da Tríplice Fronteira; o desenvolvimento da agroecologia e a experiência da organização social de agricultores familiares em Foz do Iguaçu; e os impactos de uma empresa paraguaia para o crescimento e desenvolvimento econômico da cidade de Itauguá.

Se você tem esse tipo de olhar para um tema de interesse e deseja inscrever um projeto de pesquisa para o PPGPPD, fique atento(a) ao prazo de inscrições, que se encerra no dia 17 de setembro. No Edital 27/2023/PPGPPD, você encontra todas as informações para concorrer a uma das 28 vagas desse processo seletivo. 

Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos

Esse é o Programa mais antigo da UNILA, que iniciou suas atividades em 2014 e já conta com 121 egressos que conquistaram o título de mestres, sendo que um terço desse total é proveniente de outros países da América Latina e do Caribe. Além de brasileiros, já passaram pelo PPGIELA estudantes provenientes de países como Argentina, Paraguai, Colômbia, Chile, Peru, México, Uruguai, Equador, Venezuela e Bolívia, mostrando toda a diversidade de interesse de um público para temas interdisciplinares relacionados aos estudos latino-americanos.

Até mesmo o corpo docente do Programa mostra uma dimensão para além da fronteira, podendo o estudante ser orientado por professores de outras origens, como do Paraguai, Itália, Peru, Cuba, Colômbia, além de brasileiros, claro. Não é à toa que o Programa atrai formados em cursos também de inúmeras áreas, como Direito, História, Psicologia, Educação, Letras, Geografia, Música, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Cinema, entre outros.

Segundo o coordenador do PPGIELA, Marcos de Jesus Oliveira, o traço que marca o perfil do ingresso é o interesse em compreender e registrar práticas sociais e culturais que emergem dos cenários significativos dos seus atores, colaborando para a construção de uma geopolítica do conhecimento diferenciada e de acordo com as reais necessidades e demandas do continente.

Ele informa, também, que, na avaliação da Capes, o item “destino, atuação e avaliação dos egressos do Programa em relação à formação recebida” é um dos pontos altos então identificados. “Isso porque muitos dos mestres formados seguem em nível de doutorado em outras universidades, bem como se tornam docentes em diversas instituições de ensino superior”, conta ele. Além disso, a Capes também reconhece que os egressos têm se destacado pela publicação de trabalhos em revistas de grande reconhecimento na área de Humanidades.

Nas publicações produzidas a partir do Programa, destaca-se o livro "A trajetória de um libertário: Pietro Gori na América do Sul (1898 - 1902)", do egresso Hugo Quinta (publicado pela Edunila - Editora da UNILA). Também o trabalho "De plumas a estampados: una configuración de la imagen Maká”, de Marina Aurelia Cantero Benitez, que é primeira turma do IELA. e que teve pesquisa premiada em 3º lugar na no Prêmio Bronislava Susnik, do Museu Andres Barbero, no Paraguai. E o livro "Rompendo o cerco: educação por toda parte", de autoria de Jonas Mateus Ferreira Araujo, publicado pelo PPGIELA.

Se o seu perfil combina com estudos interdisciplinares, com olhares sobre a América Latina, então não perca o prazo de inscrições do PPGIELA. A primeira etapa (solicitação de carta de aceite a possível orientador) segue até o dia 3 de setembro. Já dê uma olhada no Edital 15/2023/PPGIELA para concorrer a uma das 27 vagas disponíveis.

Fique atento aos próximos eventos dos
Programas de Pós-Graduação da UNILA:

PPGIELA - Curso gratuito sobre Políticas Culturais
A partir de 15/08 - Clique para inscrições e mais informações

PPGIFIA - Seminário do PPG em Física Aplicada
No dia 15/08, às 16h, no PTI (B4E1S1), minstrado pelo professor Dr. Bruno Boaretto (USP).  Para garantir certificados, escrever para secretaria.ppgfisa@unila.edu.br 

PPGHIS - Aula inaugural do PPG de História
No dia 16/08, às 16h, no campus Jardim Universitário - Clique para mais informações e inscrições
Com palestra da professora Dra, Ana Paula Cosme Martins (UFPR) sobre estudos de gênero e conservadorismo.

PPGPPD - Oficinas preparatórias para o Processo de Seleção 2024
Nos dias 21 e 22 de agosto, evento online - Clique para mais informações e inscrições
O objetivo é oferecer dicas práticas para uma candidatura bem-sucedida, com a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao processo seletivo. 

PPGRI - Abertura da Semana Discente 2023
No dia 22/08, às 18h, no auditório do campus Integração - Clique para mais informações.
Pagestra de abertura: Do Terceiro Mundo ao Sul Global: Desenvolvimento Desigual e Contestação Internacional, com o professor Dr. André Reis da Silva.