Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Poder pastoral e cuidado de si em Foucault” é a mais nova publicação da EdUNILA

Pesquisa

Resultado das pesquisas de doutorado do professor João Roberto Barros II, livro analisa relação entre cristianismo e política na obra de Michel Foucault
publicado: 17/11/2020 15h19, última modificação: 17/11/2020 15h19

Já está disponível para download gratuito o livro digital “Poder pastoral e cuidado de si em Foucault”, de autoria do professor João Roberto Barros II. Publicada pela Editora da UNILA (EdUNILA), a obra é fruto de duas pesquisas de doutorado do docente. Na publicação, Barros procura explorar algumas relações entre cristianismo e política na obra do filósofo francês Michel Foucault, a partir dos conceitos de poder pastoral e cuidado de si.

“A proposta consiste em analisar livros, cursos, conferências e entrevistas legados por Foucault durante mais de três décadas, priorizando aquelas que contenham reflexões sobre o pastorado cristão e o cuidado de si. A partir desta opção, esses escritos foram utilizados aqui de maneira mais maleável no que diz respeito às fases de seu pensamento. Isto permitiu percorrê-las de maneira transversal, com o propósito de salientar as conexões com outros textos clássicos, bem como a persistência de certas dinâmicas em diferentes épocas”, explica o autor, na introdução do livro.

Este é o quarto livro publicado pela EdUNILA em 2020. A editora também lançou, neste ano, "Catolicismo e escravidão: o discurso e a posse", de autoria de Ricardo Luiz de Souza; "Trânsitos e subjetividades latino-americanas no cinema", de Eduardo Dias Fonseca e Fábio Allan Mendes Ramalho; e "Narrando experiências formativas que valorizam pessoas, culturas e projetos no ambiente universitário: o caso da UNILA", organizado por Manolita Correia Lima, Solange Rodrigues Bonomo Assumpção, Ivor Prolo e Rosilene Carla Vieira. Todas as publicações estão disponíveis para download gratuito no site da Editora.

O autor

Docente no Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina da UNILA, João Roberto Barros II é doutor em Filosofia pela Unisinos, tendo feito dois estágios doutorais: na Universidade de Tübingen, Alemanha, e na Universidad de Buenos Aires (UBA). O autor também é doutor em Ciências Sociais pela UBA. Em ambos os doutorados, João Roberto Barros II pesquisou a obra do filósofo Michel Foucault. Na UNILA, o docente também coordena o grupo de pesquisa Biopolítica e Colonialidade.