Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA recebe moção de aplauso da Câmara pelos 10 anos de ensino superior em Foz

UNILA recebe moção de aplauso da Câmara pelos 10 anos de ensino superior em Foz

Homenagem, subscrita por todos os vereadores, foi entregue nesta quarta-feira (18) ao reitor Gleisson Brito
publicado: 18/11/2020 14h40, última modificação: 17/03/2021 11h59
Exibir carrossel de imagens Gleisson Brito recebe a moção de aplauso entregue pelo presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, Beni Rodrigues - Fotos nessa página: Diretoria de Comunicação- CMFI

A UNILA recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), uma Moção de Aplauso (04/2020) da Câmara Municipal, em reconhecimento pelos 10 anos de ensino superior em Foz do Iguaçu. Quem recebeu a homenagem foi o reitor da UNILA, Gleisson Brito, das mãos do presidente do Legislativo, que também foi o proponente da moção, vereador Beni Rodrigues (PTB).

A homenagem foi em reconhecimento pelo compromisso da UNILA com a educação e a formação de cidadãos nesta década de ensino superior na cidade, contribuindo para o desenvolvimento intelectual, social e econômico da região. O reitor agradeceu e destacou que a UNILA possui 29 cursos de graduação, 12 de mestrado e 1 de doutorado.

“Nesta pandemia tivemos uma atuação muito forte, com a realização de mais de 30 mil exames para a Covid-19, a produção de máscaras e de álcool em gel, e também a atuação de professores e estudantes na telemedicina. A UNILA também injeta muitos recursos na economia da cidade, que gira em benefício do próprio município”, completou Gleisson Brito.

A moção foi apresentada em fevereiro e subscrita por todos os vereadores da Câmara. O documento com a proposta lembra o lançamento da pedra fundamental do campus Integração, ocorrido no dia 13 de janeiro deste ano, e relata os resultados obtidos pela Universidade em 10 anos de atuação, como a estruturação dos 29 cursos de graduação, 12 cursos de mestrado e 1 de doutorado, oferecidos de forma gratuita. A proposta lembra, ainda, a produção científica e a presença da UNILA na comunidade por meio de ações de extensão.

Criada em 12 de janeiro de 2010, a UNILA tem a missão de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina. As atividades acadêmicas da Universidade tiveram início em 16 de agosto daquele mesmo ano. O reitor lembra que Foz do Iguaçu foi escolhida para sediar a Universidade por sua localização estratégica e por ser uma das regiões com a maior diversidade de culturas e de línguas. “As características de Foz estão diretamente ligadas à vocação da Universidade, que também é multiétnica e multilíngue”, destaca. “Hoje, a UNILA recebe estudantes de 32 nacionalidades. É a universidade mais internacional do país.”

A Universidade, que começou com 213 estudantes do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, distribuídos em 6 cursos de graduação, tem, hoje, mais de 5 mil alunos em 29 cursos. “A UNILA está aqui para contribuir para o desenvolvimento regional, formando profissionais de todas as áreas do conhecimento para atuarem no município, e também para contribuir para o desenvolvimento da cidade na área da educação”, afirma Gleisson.

Para o reitor, é importante o “enraizamento” da Universidade no seu entorno. Isso pode ser medido pelo número de servidores nascidos na cidade e na região – são mais de 300 –, pelo número de pesquisas relacionadas diretamente à cidade – 49 – e também a partir das ações de extensão, que são atividades realizadas para e com a comunidade. Desde 2010, foram mais de 1.300 ações de extensão, com atendimento acumulado de 1,4 milhão de pessoas (uma pessoa pode ter sido atendida em mais de uma ação) na cidade e região. Neste ano, estão em execução 199 ações de extensão, de forma remota e também no enfrentamento da Covid-19, com expectativa de atendimento de 618 mil pessoas.

*com informações da Assessoria da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu