Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA receberá moção de aplauso da Câmara de Foz nesta quarta-feira

UNILA receberá moção de aplauso da Câmara de Foz nesta quarta-feira

Vereadores homenageiam Universidade pelos 10 anos de relevantes serviços prestados à comunidade
publicado: 17/11/2020 15h48, última modificação: 08/03/2021 17h04

A UNILA recebe na manhã desta quarta-feira (18) uma moção de aplauso, na Câmara de Foz do Iguaçu, pelos 10 anos de ensino superior na cidade e pelos relevantes serviços prestados à comunidade. O reitor Gleisson Brito receberá a placa da moção de aplauso, em nome da instituição, em uma solenidade restrita com o presidente da Câmara e autor da proposta, Beni Rodrigues Pinto.

“É uma satisfação receber esta homenagem da Câmara, uma casa tão importante para a cidade. A UNILA também está de portas abertas para fortalecer sua relação com os vereadores e contribuir de maneira efetiva para a consolidação de propostas para o desenvolvimento de nossa região”, comentou o reitor Gleisson Brito.

A moção foi apresentada em fevereiro e subscrita por todos os vereadores da Câmara. O documento com a proposta lembra o lançamento da pedra fundamental do campus Integração, ocorrido no dia 13 de janeiro deste ano, e relata os resultados obtidos pela Universidade em 10 anos de atuação, como a estruturação dos 29 cursos de graduação, 12 cursos de mestrado e 1 de doutorado, oferecidos de forma gratuita. A proposta lembra, ainda, a produção científica e a presença da UNILA na comunidade por meio de ações de extensão.

Criada em 12 de janeiro de 2010, a UNILA tem a missão de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina. As atividades acadêmicas da Universidade tiveram início em 16 de agosto daquele mesmo ano. “Foz do Iguaçu é o berço da UNILA. A cidade foi escolhida por estar aqui na Tríplice Fronteira, uma das regiões com a maior diversidade de culturas e de línguas, o que está diretamente ligado à vocação da Universidade, que também é multiétnica e multilíngue”, frisa o reitor, lembrando que, hoje, a UNILA recebe estudantes de 32 nacionalidades. “É a universidade mais internacional do país”, destaca.

A Universidade, que começou com 213 estudantes do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, distribuídos em 6 cursos de graduação, tem, hoje, mais de 5 mil alunos em 29 cursos. “A UNILA está aqui para contribuir para o desenvolvimento regional, formando profissionais de todas as áreas do conhecimento para atuarem no município, e também para contribuir para o desenvolvimento da cidade na área da educação”, afirma Gleisson.

Para o reitor, é importante o “enraizamento” da Universidade no seu entorno. Isso pode ser medido pelo número de servidores nascidos na cidade e na região – são mais de 300  –, pelo número de pesquisas relacionadas diretamente à cidade – 49 – e também a partir das ações de extensão, que são atividades realizadas para e com a comunidade. Desde 2010, foram mais de 1.300 ações de extensão, com atendimento acumulado de 1,4 milhão de pessoas (uma pessoa pode ter sido atendida em mais de uma ação) na cidade e região. Neste ano, estão em execução 199 ações de extensão, de forma remota e também no enfrentamento da Covid-19, com expectativa de atendimento de 618 mil pessoas.

Na pandemia, a UNILA tem sido um importante ator na cidade. De forma conjunta com a Prefeitura, a Universidade atua – por meio de seus professores, alunos e técnicos – em várias frentes de trabalho, oferecendo atendimento qualificado e gratuito para a população do município, como a realização de exames, inquéritos sorológicos, desenvolvimento de máscaras e a produção e distribuição gratuita de álcool em gel para o sistema público de saúde.

registrado em: , ,