Você está aqui: Página Inicial > Formas de Ingresso > SISU > Anos anteriores > Sisu 2018
conteúdo

Sisu 2018

publicado 01/10/2018 15h56, última modificação 17/12/2019 08h44
Processo Seletivo Encerrado

SISU-UNILA 2018

Editais

EDITAL ABERTURA DO PROCESSO DE SELEÇÃO UNILA 2018
EDITAL COM A CHAMADA REGULAR/ÚNICA SISU UNILA 2018

LISTA DE ESPERA

REGRAS DAS CHAMADAS COMPLEMENTARES

 CONVOCADOS 1ª CHAMADA COMPLEMENTAR

 CONVOCADOS 2ª CHAMADA COMPLEMENTAR

 

Ver Todos os Editais

 

Cronograma

  • 19 a 21 de fevereiro: Matrícula presencial (segunda fases e obrigatória) - Chamada Regular do Sisu
  • 20/02: 1ª Chamada Complementar (Lista de Espera)
  • 22, 23 e 26/2 Matrícula Presencial dos convocados na 1ª Chamada Complementar
  • 02/03: 2ª Chamada Complementar (Lista de Espera)
  • 06 a 08/3 Matrícula Presencial dos convocados na 2ª Chamada Complementar
  • 09/03: 3ª Chamada Complementar (Lista de Espera)
  • 13 a 15/3 Matrícula Presencial dos convocados na 3ª Chamada Complementar

 

 

Fases encerradas

  • 23/01 a 26/01: Período de inscrições

  • 29/01: Resultado da chamada regular - Lista de Aprovados

  • 29/01 a 07/02: Prazo para participar da Lista de Espera

  • 01/02 a 07/02: Matrícula da chamada regular - ON-LINE

  • 09 a 19/02: Confirmação de interesse da Lista de Espera
  • Os candidatos cadastrados na lista de espera do Sisu devem receber um e-mail para que confirmem o interesse na vaga da UNILA, preenchendo um formulário on-line. Esta é uma etapa preliminar à matrícula e obrigatória. O cadastro deverá ser preenchido até o dia 19 de fevereiro.
  • Podem participar da lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula.
    *Para participar, acesse o sistema do Sisu com seu login/senha e confirme o interesse em participar da lista de espera. É necessário o candidato se certificar de que a participação foi confirmada!
 
 

Documentação necessária para a matrícula

Todos os candidatos, no ato de efetivação da matrícula, deverão apresentar os seguintes documentos:

I – Documento Original que comprove o registro do RG e do CPF;
II – Foto 3x4 (recente);
III – Comprovante de Residência ou Declaração de Residência (na forma da Lei 7.115/83);
IV – Título de Eleitor, acompanhado do Comprovante de Votação da última eleição, ou da Certidão de Quitação Eleitoral (emitir certidão: https://goo.gl/TgbXtM ) (obrigatório para maiores de 18 (dezoito) anos);
V – Documento que comprove situação regular referente às obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);
VI – Certidão de Nascimento ou Casamento;
VII – Diploma ou Certidão de Conclusão do Ensino Médio (para os candidatos que obtiveram a certificação do ensino médio por: Exame Supletivo; Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM; Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA; ou de exames de certificação realizados pelos sistemas estaduais de ensino, deverão anexar a documentação correspondente);
VIII – Histórico Escolar do Ensino Médio, (para os candidatos que obtiveram a certificação do ensino médio por: Exame Supletivo; Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM; Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA; ou de exames de certificação realizados pelos sistemas estaduais de ensino, deverão anexar a documentação correspondente);

* Os documentos comprobatórios da Conclusão do Ensino Médio ou equivalente deverão satisfazer as seguintes exigências:
a) explicitar o nome da Escola;
b) conter o número do credenciamento da Escola, com a data da publicação no Diário Oficial;
c) conter assinatura com identificação (nome em carimbo) do Diretor do Estabelecimento ou substituto legal.
d) Escritura Pública de Emancipação, no caso de candidatos menores de 18 (dezoito) anos, ou que não tenham alcançado a maioridade pelos motivos expostos no art. 5º, parágrafo único, da Lei nº. 10.406/2002 ou assinatura do responsável;

X – Os candidatos inscritos nas políticas afirmativas (cotas) com renda per capita inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo devem, ainda, anexar toda a documentação exigida no Anexo II do Edital SISU - UNILA 2018;
XI – Os candidatos inscritos nas políticas afirmativas (cotas) para pessoas com deficiência devem, ainda, anexar toda a documentação exigida no Anexo III do Edital SISU - UNILA 2018;
XII – Os candidatos não brasileiros, devem anexar o Documento comprobatório de equivalência de Ensino Médio, expedido pela Secretaria de Estado da Educação, quando se tratar de candidato que tenha concluído esse nível de estudos no exterior (art. 5º, da Resolução nº. Página 9 de 1209 CFE/1978);
XIII – Os candidatos não brasileiros, devem anexar o Visto Temporário IV aposto no passaporte, tendo até 30 dias após a sua chegada para obter o registro junto ao Departamento de Polícia Federal ou visto permanente, quando já se tratar de estudante não brasileiro, já residente no Brasil;
XIV – Os candidatos não brasileiros já residentes no Brasil, devem anexar o Certificado de Nacionalidade ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE).

* Os documentos acima deverão ser apresentados em fotocópia autenticada em cartório ou em fotocópia simples, desde que o documento original seja apresentado para conferência e validação. A UNILA poderá solicitar, posteriormente, documentos complementares, a fim de comprovar as informações prestadas pelos candidatos.

* Não serão aceitos documentos rasurados ou com assinatura não identificada.

Os candidatos inscritos em vagas reservadas pela Lei no. 12.711/2012 deverão apresentar além da documentação básica, documentações complementares especificadas no Edital.

 

Edital em Libras e Áudio

O que é SISU?

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. A inscrição no Processo Seletivo da UNILA é realizada via Sistema de Seleção Unificada – SiSU, com base na nota do último Enem. *A exceção é o curso de Música, que possui sistema seletivo próprio, com base na nota do ENEM e provas de habilidades específicas.

 

Quem pode participar

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2018, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, obteve nota na redação diferente de zero e não esteja na situação descrita no item 1.10 do Edital do Enem 2017. É necessário informar o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no Enem.

 

Pesquisa de Vagas

Acesse aqui a relação de vagas (ampla concorrência e ações afirmativas)

*** Na primeira chamada complementar da UNILA, ao total de vagas ofertadas serão acrescentadas em torno de 140 não preenchidas por estudantes estrangeiros - o processo seletivo foi realizado no segundo semestre do ano passado e encontra-se na fase final.


Conheça os Cursos

Conheça aqui todos os cursos de graduação ofertados pela UNILA.

 

Inscrição

O Sisu estará disponível para inscrição dos candidatos de 23 de janeiro de 2018 até as 23h59 de 26 de janeiro de 2018. Durante o período de inscrição, o sistema estará aberto de forma ininterrupta. Será considerado o horário oficial de Brasília.

Ao efetuar a inscrição o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de Agosto de 2012 (Lei de Cotas) ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Mais informações sobre as inscrições no site do Sisu.

 

Notas de Corte

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

Referência: Notas de corte da UNILA no Sisu 2017 - Veja aqui a lista de convocados na Chamada Regular 2017

 

Lista de Espera

Podem participar da lista de espera os candidatos não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação está restrita à primeira opção de curso do candidato.

O candidato deve consultar o sistema durante o período de 29/01 a 07/02 e, no boletim, confirmar o interesse em participar da lista de espera. É necessário o candidato se certificar de que a participação foi confirmada. Finalizada a manifestação de interesse, o sistema emitirá mensagem de confirmação.

Na lista de espera, a convocação dos candidatos para realização das matrículas é feita pela instituição. Acompanhe no site da UNILA as convocações para matrícula!

 

Dúvidas

Veja aqui como funciona o SISU, como fazer sua inscrição e outras dúvidas frequentes.

 

Legislação

1. Edital 107/2017 - Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada-Sisu (2018/1)

2. Termo de Adesão da UNILA ao SiSU

3. Portaria Normativa MEC 21/2012 - Dispõe sobre o SiSU

4. Portaria Normativa MEC 9/2017 - Altera a Portaria MEC 21/2012

Clique aqui para acessar as demais legislações referentes ao SISU.