Você está aqui: Página Inicial > Formas de Ingresso > SISU > 2024 > SISU | Perguntas Frequentes 2024
conteúdo

SISU | Perguntas Frequentes 2024

publicado 17/11/2020 12h56, última modificação 09/01/2024 16h14

O que é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU)?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um processo seletivo gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), para quem participou do último Enem.

A inscrição é feita diretamente na página do SiSU, com o número de inscrição e a senha do Enem.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU.

O candidato também deve definir a modalidade em que deseja concorrer, escolhendo entre a ampla concorrência ou as vagas reservadas para as cotas. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet. 


Quem pode se inscrever no SiSU?
Podem se inscrever no SiSU os candidatos que fizeram o último Enem e que não tenham zerado a nota da redação.

É necessário, no entanto, que o candidato esteja atento aos documentos exigidos pelas instituições, para a efetivação da matrícula em caso de aprovação. Essa informação estará disponível no sistema do SiSU, no momento de sua inscrição, e no edital de abertura do processo seletivo.

Para a inscrição, o candidato precisa apenas do número de inscrição e senha cadastrados no sistema do Enem.


Como é feita a classificação do SiSU?
Na UNILA, não há diferenciação de peso entre as diferentes áreas das provas do Enem, sendo, portanto, adotado o peso 1 para todas as áreas do conhecimento, inclusive a redação. A nota final é a média aritmética simples das notas obtidas nas 4 (quatro) provas referentes às áreas do conhecimento e na prova de redação.

Todos os candidatos serão classificados primeiramente na ampla concorrência e, em caso de não aprovação, na modalidade de cota escolhida no momento da inscrição.


Quais as ações afirmativas ofertadas pela UNILA no SiSU?
A UNILA reserva vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e gratuitas; vagas para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário-mínimo per capita; também reserva vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e Quilombolas.

A divisão das vagas segue a representação dessas populações no estado do Paraná, com base no último censo. Para saber a quantidade de vagas de cada ação afirmativa, você deve consultar o edital do SiSU.

Atenção: é de inteira responsabilidade do candidato certificar-se de que atende aos requisitos e que possui a documentação exigida para concorrer a uma vaga destinada às ações afirmativas. A documentação é necessária para a matrícula e será informada na página do SiSU e no edital do processo seletivo.

Os documentos serão analisados por bancas específicas, e quem não comprovar o atendimento aos requisitos perderá o direito à vaga.


Como proceder com a matrícula caso o candidato seja selecionado pelo SiSU?
O candidato selecionado pelo SiSU deve verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, a forma, as datas e os procedimentos para a matrícula. O prazo para a realização da matrícula está definido no cronograma disponível na página do SiSU.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite sua classificação nas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.

Será realizada apenas uma chamada para matrícula. Os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, dessa forma, confirmar a ocupação da vaga. 


Não fui selecionado, e agora?
Após a chamada regular do processo seletivo, o SiSU disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera que será utilizada para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.

Para participar da Lista de Espera do SiSU, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do SiSU, e manifestar o interesse dentro do prazo especificado no cronograma.

Podem participar da Lista de Espera os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções na chamada regular. O estudante apto a participar da Lista de Espera poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso para o qual optou na inscrição.

Atenção: certifique-se de que sua manifestação de interesse em entrar na Fila de Espera foi devidamente registrada. Ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas é feita pela UNILA. Assim, é importante que o candidato acompanhe as convocações pelo site da instituição.

>> Página do SISU 2024

>> Acessar os cursos de Graduação da UNILA