Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Serviço Social > Sobre o curso
conteúdo

Sobre o curso

publicado 08/12/2017 12h06, última modificação 20/03/2019 14h58
O curso de Serviço Social busca a formação de um profissional para atuação no planejamento, gestão, implementação, execução e avaliação de políticas e programas sociais, orientando indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais, na defesa de seus direitos.

Perfil do Curso de Serviço Social 

O curso de Serviço Social da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA se vincula a um conjunto de perspectivas teórico-profissionais críticas gestadas no nas lutas por direitos sociais na América-Latina. Propõe, portanto, a formação tanto de profissionais quanto pesquisadores críticos e comprometidos com a análise e a intervenção nas múltiplas expressões da questão social, sempre reatualizadas no continente latino-americano em novos desafios, processos, demandas e necessidades sociais. Responde, ainda, à preparação profissional para o desenvolvimento e gestão de políticas sociais quanto à garantia dos direitos humanos, civis, sociais e políticos, na perspectiva da redução das desigualdades sociais, do aprofundamento da democracia e da cidadania problematizando criticamente as raízes de tais desigualdades.

Em consonância com o horizonte acadêmico da UNILA, o curso de Serviço Social se orienta pelos princípios da criticidade, do pluralismo, da interdisciplinaridade, do compromisso social, da dimensão ético-política e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

 

Perfil do Egresso

O curso formará profissionais com capacidade teórica, técnica, política e eticamente inseridos e comprometidos com o projeto societário emancipatório, que atue nas expressões da questão social, na gestão, planejamento e execução de políticas públicas e programas sociais, formulando e implementando propostas de intervenção para seu enfrentamento e capaz, por um lado, de problematizar a organização societária e, por outro, de incentivar a promoção do exercício pleno da cidadania constitucional dos usuários das políticas sociais no conjunto das relações sociais. Os egressos do curso serão capazes de identificar alternativas, avaliar prioridades e apreciar as implicações das soluções escolhidas, compreendendo o significado social da sua intervenção profissional.