Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Música > Música > Paginas internas - nova estrutura > Professores > Maria Beatriz Cyrino Moreira
conteúdo

Maria Beatriz Cyrino Moreira

publicado 27/01/2020 19h35, última modificação 07/08/2020 13h03

foto BiaBia Cyrino é pianista e pesquisadora. Doutora em música pela Universidade Estadual de Campinas, atualmente é coordenadora do Curso Superior de Música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Iniciou seus estudos aos 7 anos de idade e desde muito cedo transita pelos universos da música erudita e popular, tanto no fazer artístico como no acadêmico. Como pesquisadora investiga a música popular brasileira da década de 1970; realizou pesquisa sobre o grupo Som Imaginário (mestrado) e o músico Egberto Gismonti (doutorado). Apresentou os resultados de suas pesquisas em inúmeros congressos dentro e fora do país. Recentemente recebeu o prêmio de destaque de melhor comunicação, derivada de seu trabalho de doutorado, no V Festival Música Contemporânea Brasileira. 

Como instrumentista seus principais mestres foram o Prof. Dr. Rafael dos Santos e a Profa. Dra. Maria José Carrasqueira. Sua atuação como musicista demonstra a versatilidade de sua formação: atuou em diversos projetos musicais, dentre os quais podemos citar o “Duo andante” dedicado à música de câmara para clarinete e piano, o projeto “Decantando o Brasil”, promovido através do Prêmio Funarte de Concertos Didáticos no qual trabalhou como pianista e cantora, e a composição das trilhas para os espetáculos teatrais do diretor Rafael Curci. Recentemente foi também professora convidada do XXVI Festival de Música de Cascavel – PR. 

Atualmente dedica-se à docência, é coordenadora do Curso de Música da UNILA, ministrando as disciplinas de Instrumento e Laboratório de Execução Instrumental e desenvolve pesquisas sobre a música latino-americana para piano e sobre o diálogo entre os campos da música erudita e popular, principalmente no que tange à abordagem didática do instrumento.

Currículo Lattes de Bia Cyrino