conteúdo

Infraestrutura

publicado 13/09/2021 14h54, última modificação 13/09/2021 15h03

Todos os componentes do curso de LEPLE são presenciais. A maioria destes componentes é ministrada em salas de aula no local em que o curso é ofertado. Todas as salas de aula dispõem, além de mesas e cadeiras, de quadro branco e negro e projetor instalado para apresentação de slides. Para apresentação de filmes e ou materiais de vídeo, no campus Jardim Universitário, há disponíveis quatro salas negras (salas pintadas de preto, com projetores e difusores de áudio) preparadas para dar maior comodidade e possibilidade de imersão nestes momentos. Estas salas são flexíveis com relação às configurações espaciais, ou seja, podem ser usadas para aulas expositivas ou de práticas analíticas e devem ser reservadas já que são compartilhadas com o curso de Cinema e Audiovisual.

Os(as) estudantes possuem ainda o espaço Ñande Mita Kuera: espaço voltado para as mães e pais que necessitam levar seus filhos e suas filhas para a Universidade. Este local é aberto ao uso de discentes, técnicos e docentes, onde podem dispor de área de estudos acompanhada de local para recreação, alimentação e higiene da criança. A sala conta com mesas redondas de estudo em grupo, baias de estudo individual com computadores, guarda volumes, estantes para livros e brinquedos, tatame, mesas infantis, berços, trocadores, pias.

A UNILA oferece também um espaço de alimentação comum aberto ao uso de discentes, técnicos e docentes, onde podem ser realizados a refrigeração, o preparo e o aquecimento de alimentos. A sala conta com mesas de refeitório, equipamentos e utensílios de cozinha, refrigeradores, armários e mesas de apoio. Possui fogões do tipo cooktop, pias para a lavagem de utensílios, micro-ondas, refrigeradores, mesas de refeitório para 8 lugares, bancadas com tampo em granito, armários baixos, armários do tipo guarda volume. Além disso, os(as) discentes têm acesso a equipamentos de informática na Biblioteca Setorial do ILAACH, no campus Jardim Universitário, e podem agendar a utilização das salas C311 e C312 (Laboratórios de informática) com o acompanhamento de técnicos ou de professores(as).

Os(As) docentes do curso, por sua vez, possuem estações de trabalho (mesa, computador, armário) individuais ou compartilhadas em salas coletivas de professores do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História. Já que as estações de trabalho dos(as)professores(as) encontram-se disseminadas pelas salas destinadas aos/às docentes dos dois Institutos abrigados no Jardim Universitário, o Laboratório de Licenciaturas apresenta a função de sala coletiva de professores(as), quando se julga necessário a reunião dos(as) docentes do curso. O Laboratório possui mesa de reunião e outras mesas que podem ser organizadas conforme a demanda da sala. Além disso, dispõe de um computador e estantes com materiais bibliográficos. Vale ressaltar que o Laboratório de Licenciaturas é dividido com o Curso de Licenciatura em História, da UNILA.

O acervo físico da bibliografia básica e complementar dos componentes do Curso está devidamente tombado e informatizado pelo sistema de bibliotecas da UNILA (BIUNILA) e está disponível para a comunidade acadêmica por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O acervo virtual possui contrato que garante o acesso permanente pelos usuários. Além disso, a biblioteca conta com recursos tecnológicos com acesso à Internet que permitem a leitura dos títulos virtuais.

Finalmente, o Curso de Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras também terá à sua disposição, nos Laboratórios de Informática, os softwares necessários para a realização de pesquisas e trabalhos de atividades curriculares relacionadas à Fonética e à Fonologia, transcrição de falas, edição de áudios e vídeos, etc. Ainda, há disponíveis aos(às) discentes espaços acusticamente preparados para gravações e coleta de dados que favorecerão a descrição e a consciência fonético-fonológica e alimentarão pesquisas e realização de atividades interdisciplinares relacionadas a som.