Infraestrutura
Para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao curso de DRUSA, as turmas contam com salas de aula com capacidade equivalente ao número de alunos matriculados. As salas de aula, compartilhadas entre os cursos de graduação, são climatizadas, bem iluminadas, comportam entre 20 a 50 discentes e possuem lousa e projetor multimídia instalados – datashow –, possibilitando o uso de softwares específicos para apresentações, bem como a projeção de imagens, gráficos, mapas, etc. No que concerne ao material bibliográfico utilizado, as referências básicas e complementares recomendadas nesse PPC (associadas às disciplinas do curso) são oferecidas pelo serviço de bibliotecas da Universidade. Paralelamente, é disponibilizado aos alunos o acesso às bases de periódicos assinadas pelos órgãos de fomento – como a base de periódicos da CAPES. Para esta consulta, os discentes podem fazer uso dos computadores disponíveis na biblioteca, que são capazes de prover acesso a esse tipo de material. Além disso, os alunos podem utilizar os computadores das bibliotecas da Universidade para o acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que é utilizado por todos os cursos da UNILA. Através do SIGAA é possível que o docente notifique toda a turma ou a cada discente com informações pertinentes do seu componente curricular, realize tarefas, enquetes e avaliações (inclusive corrigindo e dando o retorno ao aluno via sistema), encaminhe bibliografia, disponibilize plano de ensino, notas e frequência, encaminhe vídeos e notícias, entre outras ferramentas. Vale destacar que há um formato do SIGAA chamado “SIGAA Mobile”, que permite o acesso ao sistema de maneira prática e dinâmica via smartphones. O curso também tem acesso, mediante reserva, dos laboratórios de informática da Universidade, que dispõem de softwares estatísticos e de georeferenciamento, além de outros programas utilizados pelos cursos de ciências sociais aplicadas. O curso de DRUSA também faz uso, em disciplinas específicas, dos laboratórios de Química e Biologia. Por fim, é importante comentar que são realizadas diversas atividades dos componentes curriculares fora da Universidade, como vistas técnicas e pesquisa de campo em unidades de produção agropecuárias, empresas agroalimentares, cooperativas (de produção e de crédito), poder público, etc. Estas ações são centrais por conectarem diferentes disciplinas e temas, além articular ensino – pesquisa – extensão, teoria e prática, formação universitária e atuação profissional.