Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Cinema e Audiovisual > Sobre o curso
conteúdo

Sobre o curso

publicado 08/12/2017 12h06, última modificação 06/06/2022 12h22
O objetivo do bacharelado em Cinema e Audiovisual é formar um profissional capaz de compreender os mecanismos da atividade audiovisual na totalidade de seu fenômeno: produção, difusão, recepção, preservação e pesquisa.

Perfil do curso

O bacharelado em Cinema e Audiovisual, de caráter interdisciplinar, contempla duas vertentes:

1. Promover a capacidade técnica e criativa dos futuros realizadores de cinema e televisão, de modo a produzir e distribuir obras audiovisuais de acordo com as exigências do mercado cultural e econômico, especialmente o latino-americano.

2. Analisar e interpretar o rol de significados das obras cinematográficas, bem como as leituras que realizam os espectadores.


O curso está organizado em três eixos temáticos:

1. Produção e realização de cinema e audiovisuais.

2. Teoria, estética e história do Cinema e dos meios audiovisuais.

3. Interdisciplinar, que coloca o(a) estudante em contato com disciplinas de outros cursos, como: Antropologia, Artes Visuais, Ciência Política, Geografia, História, Letras, Música e Sociologia.

 

Perfil do egresso

O objetivo do bacharelado é formar um profissional capaz de compreender os mecanismos da atividade audiovisual na totalidade de seu fenômeno, a saber: produção, difusão, recepção, preservação e pesquisa. Não se trata apenas de formar tecnicamente realizadores nas áreas de produção, direção, roteiro, fotografia, som, edição e direção de arte, mas profissionais que produzam e reflitam criativamente sobre o processo audiovisual em sua globalidade. Em suma, buscar a inter-relação entre o fazer técnico e a reflexão teórica; processo ao qual se junta a necessidade de compreender o campo audiovisual na realidade social, política, cultural e artística latino-americana.

Relatório Egressos 

Mercado de trabalho

O egresso do Curso de Cinema e Audiovisual poderá desenvolver pesquisas em cinema e audiovisual, trabalhar em diferentes setores e fases da realização audiovisual como a produção, a realização, a distribuição, a pós-produção, a exibição, a preservação, a economia do audiovisual e com políticas públicas voltadas para a produção audiovisual. Além disso, terá capacitação técnica e estética com sólida formação cultural e interdisciplinar nas disciplinas formadoras em cinema e audiovisual na forma interativa com a cultura, as artes e as sociedades.