conteúdo

Sobre o curso

publicado 08/12/2017 13h06, última modificação 16/01/2019 14h28
O curso Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina está organizado em três eixos estruturais: teórico-conceitual, metodológico e analítico

Perfil do curso

O curso se organiza em três eixos estruturais:
1. Teórico-conceitual, com o objetivo de apresentar as principais escolas de pensamento, teorias e paradigmas das Ciências Sociais, através de autores fundamentais e obras clássicas e referenciais para a construção deste campo de estudo.
2. Metodológico, composto por disciplinas que visam fornecer além de técnicas e métodos qualitativos e quantitativos de investigação social, questões epistemológicas fundamentais para as Ciências Sociais.
3. Analítico, com foco específico para a compreensão e análise da realidade latino-americana. Este último eixo analítico estrutural subdivide-se em outros três eixos temáticos: a) Sociedade e Estado: dinâmica relacional entre processos de transformação política e sócio-econômica na América Latina;  b) Sociedade, cultura e política na América Latina; c) Política Comparada e o processo de integração na América Latina.

 

Perfil do egresso

A finalidade principal do curso consiste na formação de profissionais comprometidos com a realidade política e social latino-americana, com três perfis complementares: a) Formação profissional, comprometida e aplicada em temáticas de impacto e relevância social e política; b) Desenvolvimento de quadros acadêmicos de alto nível, incentivando carreiras universitárias e a formação pós-graduada; e c) Formação de Pesquisadores, consultores e assessores na área de Ciências Sociais.

 

Mercado de trabalho

As áreas de atuação profissional do egresso serão:
a) Governos, em níveis municipal, estadual ou provincial e federal
b) Organismos internacionais
c) Organizações não governamentais
d) Organizações públicas e sociais complexas
e) Formação e assessoramento de elites políticas e sociais
f) Universidades e instituições de fomento à ciência e tecnologia
g) Institutos de Pesquisa