Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Biotecnologia > Sobre o curso
conteúdo

Sobre o curso

publicado 08/12/2017 12h06, última modificação 27/09/2021 15h27
Biotecnologia é a área da ciência que se utiliza de seres vivos e do conhecimento sobre os processos biológicos para resolver problemas, criar bens e serviços úteis a diferentes áreas

Perfil do curso

Biotecnologia é a área da ciência que se utiliza de seres vivos, parte deles (células e moléculas) ou dos conhecimentos sobre os processos biológicos com o fim de resolver problemas e/ou criar bens e serviços úteis às áreas da saúde, meio ambiente, agricultura e aos processos industriais. O curso está estruturado de forma a promover uma formação generalista ao profissional de biotecnologia permitindo a aquisição de conhecimentos, habilidades e ferramentas das diversas áreas de atuação do profissional em Biotecnologia. Para garantir essa formação, o curso divide-se em três eixos: eixo do Ciclo Comum de Estudos, eixo de Conhecimentos Básicos e eixo Profissionalizante.

 

Perfil do egresso

O egresso do curso de Biotecnologia será um profissional altamente capacitado em questões técnicas, com domínio dos fundamentos das ciências exatas e biológicas. Adicionalmente, o egresso será um profissional capaz de trabalhar de forma cooperativa. Será hábil no uso eficiente, racional e ético dos recursos biológicos e tecnológicos disponíveis. As diversas disciplinas que compõem o curso fornecerão uma formação sólida, que permitirá ao egresso colaborar ou liderar projetos de prospecção e de aproveitamento da biodiversidade. O profissional em biotecnologia será capaz, também, de responder às mudanças da sociedade, às necessidades emergentes e aos novos desafios de um mundo onde o esgotamento dos recursos naturais obriga a repensar as estratégias alimentares, energéticas e científicas, para sustentar o crescimento econômico, o bem estar e o desenvolvimento social. Além disso, o curso visa à formação de profissionais competentes, criativos e
empreendedores, com espírito crítico, reflexivo e questionador, conscientes das demandas biotecnológicas da América Latina e Caribe, capazes de utilizar eticamente as técnicas e os conhecimentos adquiridos no estudo e na prática da Biotecnologia, exercendo, dessa forma, a cidadania e a profissão dignamente.

 

Mercado de trabalho

A importância crescente da biotecnologia tem reflexos no campo de atuação de seus profissionais, em áreas como engenharia genética, bioinformática, biossegurança, biorremedição e biocombustíves. Trabalho técnico e/ou gerencial nas indústrias de alimentos, biotecnológicas e agroindustriais ou em propriedades rurais, biofábricas e outras organizações que envolvam técnicas ou atividades associadas à biotecnologia; pesquisa e/ou docência em Universidades ou Institutos de Pesquisa públicos ou privados; na área ambiental, desenvolvendo projetos que visem à qualidade do ambiente, no tratamento biológico de resíduos e em biorremediação; trabalhar com organismos ou partes deles, como tecidos, células, estruturas subcelulares e biomoléculas, com a elaboração e a obtenção de produtos de interesse para as seguintes áreas: Biomédica (vacinas, novos métodos de diagnóstico), Indústria farmacêutica (desenvolvimento de biofármacos), Agroindústria (melhoramento da produção pecuária, desenvolvimento de bioinseticidas e sementes), Indústria alimentícia (processos de produção onde intervém bactérias, fungos, enzimas), meio ambiente (a utilização de agentes biológicos para o controle e saneamento ambiental, tratamento de efluentes), Nanobiotecnologia (pesquisa, desenvolvimento e implantação de novas tecnologias).