publicado 12/11/2018 15h18, última modificação 15/03/2022 10h42
Especialização em Ensino de História e América Latina

O curso de especialização em Ensino de História e América Latina nasceu da reunião de docentes das áreas de História e Educação, que convergiram para o objetivo comum de promover a aproximação entre a UNILA e a educação básica. Trata-se de um curso gratuito ofertado para profissionais em atividade e para futuros profissionais da educação, com foco na região da tríplice fronteira, o que coaduna com a missão da instituição.

O curso objetiva ofertar formação continuada contemplando as especificidades do ensino de História e relacionando teoria e prática. Em particular, almeja-se fomentar perspectivas e identidades renovadas no âmbito regional com enfoque na América Latina, contribuir para a superação de concepções eurocêntricas e nacionalistas no ensino e refletir sobre a escola como espaço de diálogos e conflitos, que se manifestam no âmbito das relações culturais, sociais e de ensino-aprendizagem.

A proposta visa, ainda, ampliar e compartilhar conhecimentos para enfrentar os complexos desafios do cotidiano escolar e também aguçar o olhar para as questões históricas, sociais e culturais em relação aos desafios para atualização das práticas e concepções de ensino e aprendizagem. Assim, o curso contribui para a qualificação do trabalho dos profissionais da educação básica como estratégia central para fomentar o desenvolvimento regional.