Você está aqui: Página Inicial > Comissões > Comissão Própria de Avaliação | CPA
conteúdo

Apresentação da CPA

publicado 11/01/2019 22h05, última modificação 01/09/2019 09h31
A CPA–UNILA foi criada no ano de 2013 e teve seu regimento interno aprovado pela Resolução 027/2013–CONSUN. Conforme legislação, a CPA atua de forma autônoma aos demais conselhos e órgãos colegiados e é composta por representantes de diversos segmentos.

No Brasil, as avaliações de Instituições de  Ensino Superior são pautadas em dois eixos: autoavaliação (coordenada por Comissão Própria de cada Universidade - as CPAs) e a avaliação externa (desenvolvida por comissões designadas pelo MEC/INEP).

A autoavaliação é um instrumento obrigatório e tem caráter permanente. Seus preceitos estão colocados nas Dimensões e Diretrizes do SINAES/CONAES e os seus resultados objetivam o discernimento sobre a realidade institucional, intentam ser o instrumento orientador para  o planejamento e gestão universitária.

A CPA–UNILA foi criada no ano de 2013 e teve seu regimento interno aprovado pela Resolução 027/2013–CONSUN.  Conforme legislação, a CPA atua de forma autônoma aos demais conselhos e órgãos colegiados e é composta por representantes de diversos segmentos.

 

 

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

ORIENTAÇÕES

De acordo com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, “Avaliação interna ou autoavaliação tem como principais objetivos produzir conhecimentos, pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas e deficiências, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade”. (CONAES, 2004:5)

Eixos a serem avaliados:

A autoavaliação é sempre realizada em etapas de acordo com o projeto de avaliação e em consonância com os indicadores da avaliação estabelecidos pelo CONAES. Para este ano, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) avaliará dois eixos: Políticas Acadêmicas e Infraestrutura Física. E dentre eles as seguintes dimensões: A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, às bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades, Comunicação, Políticas de atendimento a estudantes, Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.

O questionário é um instrumento de avaliação interna e de caráter anônimo para os participantes. As informações declaradas servem para fornecer dados representativos da comunidade acadêmica sobre os eixos avaliados. Nas próximas perguntas, você utilizará como possibilidade de resposta a escala Likert que tem por variação de 0-7.

0. Não sei ou não posso responder. ,1. Totalmente insatisfeito, 2. Bastante insatisfeito,3. Possivelmente insatisfeito, 4. Nem satisfeito, nem insatisfeito, 5. Satisfeito, 6. Bastante satisfeito,7. Totalmente satisfeito

O questionário estará disponível para resposta entre os dias 23 até 30 de novembro em português e espanhol. Os links foram enviados pelo email institucional.

Qualquer dúvida entre em contato por email cpa@unila.edu.br / avaliacaocpa.unila@gmail.com

Participe da autoavaliação e colabore para o aprimoramento da missão institucional da UNILA.