Você está aqui: Página Inicial > Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico - SACT > Laboratórios de Pesquisa > Laboratório de Sistemas de Informações Geográficas - SIGs/CAD, Cartografia Temática Digital e Planejamento Territorial - SIGs/CAD

publicado 15/03/2023 09h51, última modificação 18/05/2023 15h03

Sobre o laboratório

Ambiente multiusuário criado com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão no campo das geotecnologias e planejamento territorial, visando integrar e gerenciar dados e/ou informações com referência espacial, além de aplicar métodos vinculados ao Sistema de Informações Geográficas (SIG), Sensoriamento Remoto (SR), Processamento Digital de Imagens (PDI); Análises Territoriais, dentre outras tecnologias com alunos da Graduação e Pós-Graduação de Geografia, assim como áreas afins.

Natureza das atividades desenvolvidas no laboratório

• Atividades de P&D;
  • Suporte às atividades de ensino;
  • Suporte às atividades de extensão universitária.

Principais técnicas do laboratório

• Integração e gerenciamento de dados e/ou informações com referência espacial;
  • Aplicação de métodos e técnicas vinculadas aos temas pesquisados.

Áreas de atuação

• Geoprocessamento;
  • Sensoriamento Remoto;
  • Processamento digital de imagens;
  • Sistema de Informações Geográficas;
  • Análise Demográfica;
  • Cartografia Geral e Temática;
  • Aerofotogrametria e Fotointerpretação;
  • Sistema de Posicionamento Global.

Principais equipamentos

• Caixa de Areia de Realidade Aumentada;
  • Licença Arcgis 3D Analyst Concurrent Use Educacional Teaching Lan Pack;
  • Microcomputador gabinete desktop com periféricos.

Coordenação*

Docente responsável E-mail
Dr. James Humberto Zomighani Júnior

* Nomeada pela Portaria nº 1/2023/Sact, com publicação no Boletim de Serviço nº 25, de 08 de Fevereiro de 2023.

Barrageiros, Parque Tecnológico Itaipu.