Você está aqui: Página Inicial > Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico - SACT > Laboratórios de Ensino (Delaben)
conteúdo

Laboratórios de Ensino (Delaben)

publicado 10/10/2018 14h50, última modificação 15/03/2019 15h46
Laboratórios de Ensino disponíveis na UNILA

O Departamento de Laboratórios de Ensino (Delaben) tem a atribuição de apoiar e viabilizar a organização dos laboratórios de ensino, desde sua estrutura, equipamentos, material de consumo, logística de utilização, acesso à informação até o apoio à segurança operacional. Atualmente, a infraestrutura de espaços laboratoriais localiza-se em três unidades: Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Jardim Universitário (JU) e Almada.. Em relação à equipe, o Delaben possui 31 técnicos de laboratórios de diferentes áreas de atuação, que oferecerem diariamente suporte a todas as atividades acadêmicas desenvolvidas nos laboratórios.

Nesse contexto, os diferentes laboratórios são dotados de equipamentos e materiais de consumo que atendem as diversas áreas de maneira específica, contemplando as atuais demandas da instituição. Os espaços estão adequados às exigências de segurança e possuem Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), como capelas, chuveiro lava olhos, extintores, entre outros.

Infraestrutura e espaços laboratoriais atuais:

PARQUE TECNOLÓGICO DE ITAIPU

Na unidade PTI, o Delaben se responsabiliza por vinte e três (23) espaços de laboratórios multidisciplinares e multiusuários localizados no bloco 7, bloco 15 e LATEC (Setor Sul).

BLOCO 07

  1. Laboratório Multidisciplinar Química 1 (bloco 07, espaço 03, sala 01)

    O Laboratório Multidisciplinar Química 1 é um espaço destinado prioritariamente às atividades de ensino para a consolidação de conhecimentos químicos ministrados nas diferentes disciplinas experimentais, como Química Geral Experimental, Química Analítica, Química Inorgânica e Físico-Química, as quais atendem as grades curriculares dos cursos de: Engenharia Química, Química Licenciatura, Engenharia Civil e de Infraestrutura, Engenharia de Materiais, Engenharia Física, Ciências da Natureza Licenciatura e Biotecnologia.

    Infraestrutura: ambiente climatizado com espaço de 90,85 m², com bancadas, armários, banquetas, pias, suportes (grade) para sistemas de destilação, tubulação de gás GLP e tubulação de ar comprimido.

    Equipamentos: Balanças de Precisão, Banhos-maria, Phmetros, Deionizador, Estufas, Chapas de Aquecimento, Agitadores Magnéticos e Vidrarias em geral.

    EPC: capela de exaustão de gases, chuveiro lava olhos.

    Capacidade máxima: 20 usuários.

  2. Laboratório Multidisciplinar Física 1 (bloco 07, espaço 03, sala 02)

    O Laboratório Multidisciplinar Física 1 é um espaço destinado prioritariamente às atividades de ensino, utilizado pelos cursos de Engenharia, Arquitetura, Biotecnologia e Licenciaturas, e tem sido utilizado também pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (mestrado). Neste laboratório, trabalham-se as áreas de Mecânica, Ondulatória, Termodinâmica e Fluidos.

    Infraestrutura: dispõe de um espaço de 81,64 m² com bancadas, armários, pias, tubulação de gás GLP, tubulação de ar comprimido, ambiente climatizado.

    Equipamentos: O laboratório conta com diversos módulos didáticos, com interface computacional. A antessala dispõe de Microscópio Metalográfico Invertido Axio Vert. A1 – Zeiss, muito utilizado para análises de materiais.

    Capacidade máxima: 25 usuários.

  3. Laboratório Multidisciplinar Química 2 (bloco 07, espaço 03, sala 03)

    O Laboratório Multidisciplinar Química 2 é um espaço destinado prioritariamente às atividades de ensino para a consolidação de conhecimentos químicos ministrados nas diferentes disciplinas experimentais como Química Orgânica, Química Analítica, Química Inorgânica e Físico-Química as quais atendem as grades curriculares dos cursos de: Engenharia Química, Química Licenciatura, Engenharia Civil e de Infraestrutura, Engenharia de Materiais, Engenharia Física, Ciências da Natureza Licenciatura e Biotecnologia.

    Infraestrutura: ambiente climatizado distribuído em 93,78 m² com bancadas e armários em mdf, pias, suportes (grade) para sistemas de destilação, tubulação de gás GLP e ar comprimido.

    Equipamentos: Balanças de Precisão, Banho-maria, Phmetros, Deionizador, Estufas, Chapas de Aquecimento, Agitadores Magnéticos, Muflas, Evaporador Rotativo, Bombas de Vácuo e Vidrarias em geral.

    EPC: capela de exaustão de gases, chuveiro lava olhos, porta de segurança.

    Capacidade máxima: 20 usuários.

  4. Laboratório Multidisciplinar Física 2 (bloco 07, espaço 01, sala 01)

    O Laboratório Multidisciplinar Física 2 é um espaço de desenvolvimento prioritariamente às atividades de ensino, utilizado pelos cursos de engenharia e licenciaturas. Neste laboratório trabalham-se as áreas de Eletromagnetismo, Eletrônica, Óptica e Física Moderna.

    Infraestrutura: espaço de 64,80 m² com bancadas de alvenaria e granito, armários, pias, tubulação de gás GLP e ambiente climatizado.

    Equipamentos: O laboratório conta com diversos módulos didáticos, com interface computacional, incluindo os principais experimentos que resultaram em prêmio Nobel e grandes descobertas da Física Moderna. Disponibiliza-se também equipamentos como Osciloscópios Tektronix e Minipa (de 70MHz à 200MHz), dois canais; Gerador de Funções e Multímetros de Bancada Tektronix; Lasers He-Ne e de estado sólido, de 1mW, 5mW e 30mW; Aparato de Raios-X – Leybold (difração, fluorescência e tomografia computadorizada); Equipamento de Ressonância Magnética Nuclear (Didático) – Phywe;

    Microscópio de Força Atômica (Didático) – Phywe; Kit para caracterização de Fibra Óptica – Phywe; dentre outros.

    Capacidade máxima: 20 usuários.

  5. Laboratório de Geomática (bloco 07, espaço 01, sala 02)

    Tem como objetivo promover o ensino, pesquisa e extensão na área das Ciências Geodésicas (Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geodesia e Geoprocessamento), ofertando principalmente a disciplina de Topografia para diversos cursos de graduação.

    Infraestrutura: espaço climatizado de 67,90 m2, equipado com bancadas em granito e armários mdf, banquetas, pias.

    Equipamentos: níveis de precisão; estações totais de topografia (GEOMAX); antenas GPS (NAVA 600); balizas topográficas; prismas com bastão (PRISMA); guarda-sóis; trenas digitais; Estação total robótica de controle e imageamento (LEICA), entre outros.

    Capacidade máxima: 25 usuários.

  1. Laboratório Multidisciplinar de Tecnologia (bloco 07, espaço 01, sala 04)

    O Laboratório Multidisciplinar de Tecnologia é um ambiente destinado prioritariamente às atividades de ensino dos cursos de Engenharias e Licenciaturas. Nesse espaço há existem das mais diversas áreas: Eletrônica, Materiais, Mecânica, Estruturas, Solos, Hidráulica, Termodinâmica e Eletrotécnica.

    Infraestrutura: espaço climatizado com 109,13 m², bancadas para realizações de projetos e experimentos, quadro branco para aulas teóricas, EPI’s, projetor de imagem, conjunto de ferramentas para práticas e projetos, infraestrutura elétrica e hidráulica.

    Equipamentos: Sistema de treinamento em caldeiras, Sistema de Controle de Processos, Sistema de Trocadores de Calor, Sistema de Permeabilidade do Solo, Máquina de Ensaio Universal de 100kN, Sistema de Treinamento em Hidrologia, Sistema de Treinamento em Mecânica dos Materiais e Ensaio de Estruturas.

    Capacidade máxima: 20 usuários.

  2. Sala de reagentes

    Infraestrutura: sala de 25,32 m² climatizada constantemente com ar-condicionado e desumidificador, estantes de aço distribuídas ao longo do espaço que abriga todos os produtos químicos utilizados nas atividades laboratoriais. Sala com acesso restrito.

     

LATEC – SETOR SUL

 

Local recentemente construído pelo PTI para atender a demandas dos cursos de Engenharias.

 

  1. Laboratório de eletroeletrônica

    Infraestrutura: espaço com 51,60 m².

    Capacidade máxima: 20 usuários.

    Adequação necessária: hidráulica e instalação de equipamentos em planejamento.

     

  2. Laboratório de Usinagem

    Infraestrutura: espaço de 39,78 m², climatizado, com armários em mdf e bancadas em aço.

    Equipamentos: ferramentas diversas, como furadeira, serra fita, desempeno em ferro fundido, e em breve torno mecânico.

    Capacidade máxima: 10 usuários.

    Adequação necessária: hidráulica.

     

  3. Sala de Solda

    Infraestrutura: espaço de 19,50 m² sem janelas, com bancada em aço e madeira, equipamentos de solda oxiacetileno, eletrodo revestido e MIG/MAG,

    Capacidade máxima: 5 usuários.

     

  4. Sala de Pavimentos

    Infraestrutura: espaço de 39,78 m², climatizado, com bancadas em alvenaria.

    Capacidade máxima: 10 pessoas.

     

  5. Sala de Ligantes

    Infraestrutura: espaço de 20,14 m², climatizado, com bancadas em alvenaria.

    Capacidade máxima: 10 usuários.

     

  6. Sala de inflamáveis

    Infraestrutura: espaço de 4,97 m² sem janelas, com bancada em alvenaria.

    Capacidade máxima: 2 usuários.

     

  7. Laboratório de Agregados

    Infraestrutura: espaço de 12,15 m², climatizado, com bancadas em mdf e rodízios.

    Equipamentos: conjuntos de peneiras e agitadores de peneiras.

    Capacidade máxima: 5 usuários.

     

  8. Sala de Preparo de Amostras

    Infraestrutura: espaço de 25 m², climatizado, com bancadas em alvenaria.

    Equipamentos: Câmara Climatizada – Temperatura e Umidade (Câmara de Carbonatação), Câmara de Intemperismo Acelerado – UUV-SIC, equipamento para testes acelerados de corrosão (Câmara Salt Spray), agitador de peneiras, mufla, entre outros.

    Capacidade máxima: 5 usuários.

 

  1. Sala de Caracterização

    Infraestrutura: espaço de 13,92 m², climatizado, com bancadas em alvenaria.

    Equipamentos: Granulômetro a Laser (Cilas) e o BET (Analisador de Área Superficial, BET, Poros e Mesoporos), os quais já estão instalados, e um Analisador Termogravimétrico a ser instalado.

    Capacidade máxima: 5 usuários.

     

  2. Laboratório de ensaios físicos

    Infraestrutura: espaço de 36,75 m², climatizado, com bancadas em alvenaria, armários de madeira com tampo em granito e rodinhas.

    Equipamentos: Estufa, homogeneizador (mixer), balança, dessecadores de vidro, dispersor de solos, banho maria, mufla e outros, conta ainda com uma câmara seca em seu interior.

    Capacidade máxima: 10 usuários.

 

  1. Sala de Dosagem

    Infraestrutura: espaço de 26,95 m², climatizado, com bancadas em alvenaria.

    Equipamentos: vibradores de concreto com mangotes, betoneira, baldes, bombonas, balanças, pás, cavadeiras, moldes em aço para corpos de prova cilíndricos, molde para determinação da consistência do concreto pelo abatimento do tronco de cone (Slump Test), quarteador de solos, mangueira e outros.

    Capacidade máxima: 10 usuários.

     

  2. Sala de Câmara climatizada

    Infraestrutura: espaço de 9,42 m², sem janelas, com bancadas em alvenaria.

    Capacidade máxima: 3 usuários.

    Adequação necessária: climatização.

 

  1. Sala de Câmara úmida

    Infraestrutura: espaço de 10,62 m², sem janelas, com bancadas em alvenaria. A ser equipada.

    Capacidade máxima: 3 usuários.

     

  2. Laboratório de Mecânica de Solos

    Infraestrutura: espaço de 21,39 m², climatizado, com bancadas em alvenaria.

    Equipamentos: penetrômetros, equipamento de Casa Grande, Prensa de adensamento Bishop.

    Capacidade máxima: 10 usuários.

     

  3. Sala de caracterização de solos

    Infraestrutura: espaço de 10 m², climatizado, com bancadas em alvenaria.

    Equipamentos: Limite de liquidez, Equivalente de areia, ensaios CBR proctor entre outros.

    Capacidade máxima: 5 usuários.

     

    BLOCO 15

     

  4. Laboratório de práticas de ensino – Licenciaturas

    Laboratório de ensino compartilhado pelos cursos de Licenciatura – Química, Geografia, Filosofia, Matemática, Ciências da Natureza e projetado para possibilitar que cada curso desenvolva suas necessidades de Laboratório de Prática de Ensino e Produção de Material Didático.

    Infraestrutura: espaço 55 m², climatizado, equipados com mobiliários, projetor multimídia e quadro branco.

    Capacidade máxima: 25 usuários.

 

 

JARDIM UNIVERSITÁRIO

 

Na unidade JU, o bloco de laboratórios possui uma infraestrutura de 11 espaços de laboratórios multidisciplinares destinados às áreas de saúde e ciências biológicas. Há ainda salas de apoio: sala de preparo, sala de coleções e sala de reagentes.

 

BLOCO LABORATÓRIO ENSINO TOTAL: 13 salas

 

  1. Laboratório Multidisciplinar 01

    Espaço destinado as aulas que envolvam área de química, bioquímica, microbiologia e práticas que necessitem de bancadas livres.

    Infraestrutura: espaço de 101,87 m², climatizado, equipado com bancadas em alvenaria e granito, banquetas, pias, tubulação de gás (GLP), sistema de exaustão eólica, projetor multimídia, tela de projeção e quadro branco.

    Equipamentos: 2 balanças de precisão, 2 banhos ultratermostáticos, 1 banho maria, centrífuga de microtubos, espectrofotômetro, bomba de vácuo.

    EPC: capela de exaustão de gases, cabine de biossegurança, chuveiro lava olhos e saída de emergência.

    Capacidade máxima: 30 usuários.

     

  2. Sala de Preparo técnicos

Local destinado a preparação de materiais para aulas, lavagem de materiais, desenvolvimento de projetos, iniciação científica e pesquisas, TCC.

Infraestrutura: espaço de 68,11 m², climatizado, equipado com bancadas com tubulação de gás, pias e sistemas de exaustão eólica e forçada.

Equipamentos: Mufla, 2 autoclaves, Estufa de secagem de vidraria, Estufa bacteriológica, 3 geladeiras, 1 bidestilador,1 computador, 1 medidor de pH, 1 balança semi-analítica, 1 balança analítica de precisão, 1 deionizador,1 centrífuga de microtubos, 1 agitador, 1 esterilizador infravermelho, 1 micro-ondas, armários de vidrarias e materiais diversos de uso compartilhado.

EPC: capela de exaustão de gases, 2 cabines de segurança biológica com bico de busen, chuveiro lava olhos.

Capacidade máxima: 20 usuários.

 

  1. Laboratório Multidisciplinar 3

    Infraestrutura: espaço de 100,90 m², climatizado, com bancadas em mdf, banquetas e pias laterais com bancadas de granito.

    Equipamentos: 30 microscópios (microscópio binocular Nikon – modelo: e-2000 e microscópio binocular Olympus – modelo: CX21FS1), microscópio Zeiss Axiolab A1 com câmera, projetor multimídia, tela de projeção e quadro branco. Contém ainda modelos didáticos de células vegetais e animais, 15 conjuntos de laminários de histologia, botânica e zoologia, e lâminas e lamínulas e corantes disponíveis para o preparo.

    Capacidade máxima: 30 usuários.

     

  2. Laboratório Multidisciplinar 04

    Este espaço apresenta bancadas centrais livres, equipamentos para biologia molecular que podem ser utilizadas de acordo com a necessidade das aulas, com microscópios, lupas ou organização de grupos de trabalho para as atividades práticas.

    Infraestrutura: espaço de 84,82 m², climatizado, equipado com bancadas em mdf, banquetas estofadas com encosto em rodízio e granito com pias, sistema de exaustão forçada, projetor multimídia, tela de projeção e quadro branco.

    Equipamentos: 5 estufas, 1 contador de colônia, 1 termociclador, 1 fonte de eletroforese, 1 cuba de eletroforese, 1 cuba eletroforese vertical, 2 agitadores de tubos, 3 lupas, 1 centrífuga refrigerada, 2 banhos marias, 1 capela de exaustão de gases, 2 autoclaves, 1 turbidímetro, 2 jarras de anaerobiose, 1 deionizador com barrilete.

    EPC: capela de exaustão de gases e chuveiro lava olhos.

    Capacidade máxima: 25 usuários

     

  3. Laboratório Multidisciplinar 05

    Local destinado as aulas que envolvam os sistemas humanos como: anatomia, embriologia, sistema muscular, cardiovascular, ósseo, dentro outros,

    Infraestrutura: espaço de 112,87 m², climatizado, equipado com 8 bancadas em granito com disposição de tomadas, banquetas estofadas com encosto em rodízio, pias laterais em granito com armários, sistemas de exaustão eólica e forçada, projetor multimídia, tela de projeção e quadro branco.

    Equipamentos: amplo material didático em peças anatômicas sintéticas de diferentes sistemas do corpo humanos abrigados em armários de fácil acesso para o docente e também exemplares dispersos no laboratório para assimilação do aluno.

    Capacidade máxima: 45 usuários.

     

  4. Sala de apoio 06tanques de imersão

    O local é destinado a guarda, conservação e dissecação dos cadáveres, sendo espaço com acesso restrito. Atualmente a instituição possui 6 cadáveres como peças anatômicas de estudos.

    Infraestrutura: espaço de 69,08 m², climatizado, com sistema de exaustão eólica e forçada, tanques de alvenaria e inox para armazenamento e conservação de cadáveres imersos em formol.

    Equipamentos: 1 freezer vertical e outro horizontal, 2 mesas para dissecação que são de doação, 1 maca com rodinhas, 1 carrinho auxiliar hospitalar, armário peças ósseas, 1 caixa organizadora com fetos, caixa organizadora com matéria orgânica.

    Capacidade máxima: 10 usuários.

 

  1. Laboratório Multidisciplinar 07

    Infraestrutura: espaço de 39,04 m², climatizado com bancadas em mdf e duas em granito com disposição de tomadas, pia, sistema de exaustão eólica, banquetas almofadas com encosto, projetor multimídia, tela de projeção e quadro-negro.

    Equipamentos: incubadora shaker, transiluminador L.PIX, 3 computadores desktop, leitora de microplacas Polaris, aquário, 2 geladeiras frost-free, freezer vertical -20oC.

    Capacidade máxima: 10 usuários.

     

  2. Laboratório Multidisciplinar 08

    Infraestrutura: espaço de 96,24 m² climatizado e com sistema de exaustão eólica e forçada, bancadas em alvenaria e granito, tubulação de gás (GLP), projetor multimídia, tela de projeção e quadro branco. Este espaço, por ter a característica de apresentar bancadas livres, permite a disposição e utilização, quando necessário, de lupas e microscópios, mediante um remanejamento de equipamentos.

    Equipamentos: 3 dessecadores drybox, 2 incubadoras B.O.D, freezer vertical -20oC, cabine de fluxo laminar, lupas (estereomicroscópio Nikon – modelo C-LEDS e LEICA- modelo EZ4HD). As lupas da marca Leica podem ser conectadas diretamente ao projetor multimídia para serem usadas pelo docente durante as aulas.

    EPC: capela de exaustão de gases e chuveiro lava olhos.

    Capacidade máxima: 25 usuários.

     

  3. Sala de apoioColeções didáticas 09

    Infraestrutura: espaço de 26,10 m² climatizado e com desumidificação constante, sem janelas, com acesso restrito e sistemas de exaustão forçada e eólica.

    Equipamentos: mobiliários entomológicos, estantes e armários para organização das diferentes coleções didáticas como botânica, zoologia e algas.

    Capacidade máxima: 5 usuários.

 

  1. Laboratório Multidisciplinar 10

    Infraestrutura: espaço de 74,72 m², climatizado, com sistema de exaustão eólica, armários laterais em mdf e granito, bancadas centrais em mdf com disposição de tomadas, banquetas almofadas com encosto tipo rodízio, armário para livros didáticos e pia em granito.

    Equipamentos: lupas (estereomicroscópio Nikon – modelo C-LEDS e Leica – modelo EZ4HD) e microscópios (microscópio binocular Nikon E200), sendo que as lupas da marca Leica podem ser conectadas diretamente ao projetor multimídia para serem usadas pelo docente durante as aulas.

    EPC: capela de exaustão de gases.

    Capacidade máxima: 25 usuários.

     

  2. Sala de reagentes:

    Infraestrutura: espaço de 18,91 m2, climatizado, com sistema de exaustão forçada, umidade controlada, estantes de metal e 4 armários corta-fogo para armazenamento dos reagentes. Os reagentes são organizados de acordo com sua classificação química (ácidos, bases, sais, dentre outros) e, posteriormente, em ordem alfabética. A sala possui acesso restrito.

     

    BLOCO GINÁSIO

     

  3. Laboratório de Simulação realística (G 111)

    Infraestrutura: local de 97,57 m², com armários para armazenamento dos simuladores. A sala conta ainda com projetor multimídia, quadro branco e quadro-negro e cadeiras escolares.

    Equipamentos: bonecos para prática de BLS adulto e infantil, intubação neo natal, boneco de traumas e queimaduras, mamas, pelves com diferentes tipos de colo e útero, desobstrução das vias aéreas, entre outros. Espaço destinado também para práticas de exame clínico que pedem uso de macas e biombos. Todos os simuladores são extremante utilizados tanto para a graduação como também para projetos de extensão e pesquisa.

    Capacidade máxima: 40 usuários.

    Adequação necessária: aquisição de mobiliário e instalação de aparelhos de ar-condicionado.

 

PRÉDIO CENTRAL

 

  1. Sala de equipamentos Audiovisual

    Localizada no Jardim Universitário, Prédio Central, a sala C201 tem como característica dar suporte técnico aos professores, alunos e demais usuários no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão que necessitem de equipamentos de áudio, vídeo e iluminação relacionados ao curso de Cinema e Audiovisual e aos demais cursos do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), estendendo-se às graduações de outras áreas da Universidade quando necessário.

    Equipamentos: Câmeras, Filmadoras, Gravadores de Som, Mesa de Som, Microfones, Kit de Iluminação, Rebatedores, Lentes para câmeras, etc.

     

  2. Laboratório de montagem e edição de som

    O espaço está dividido em seis ambientes distintos, sendo a sala C202-1 o principal laboratório de edição de imagens e de som, contando com 25 ilhas de edição para os discentes e 1 para os docentes, todos com softwares profissionais em edição de imagem e som, além de projetor, sonorização e armários para alocar os pertences dos usuários. As salas C202-2, C202-3 e C202-4 são ilhas de edição avançadas, aparelhadas com computadores Apple com recursos especiais para finalização de projetos audiovisuais, contando com tratamento acústico e monitores de referência específicos para imagem e som. A sala C202-5 está em implementação e será uma réplica da sala C202-1. Outro espaço é a sala do técnico responsável, que dispõe de um computador para edição de imagens e som.

    Capacidade máxima: 202-1: 25 usuários; 202-2: 2 usuários; 202-3: 2 usuários; 202-4: 4 usuários.

     

  3. Miniauditório (Sala 203)

    Espaço onde funcionam os laboratórios de violão, canto e piano. A sala possui cinco mesas, oitenta e seis cadeiras, dois armários, dois projetores, um piano de ¼ de cauda Yamaha GB1. Além das disciplinas de laboratório, nesta sala são realizados os recitais do curso e concertos de grupos internos e externos.

     

  4. Laboratório de Som (Sala 217)

    Neste laboratório são ministradas as disciplinas de gravação e processamento de áudio do curso de Música, bem como outras disciplinas dos cursos de Cinema e LAMC. A sala com isolamento acústico parcial onde acontecem os registros de áudio dos cursos de Cinema, LAMC e Música, e está dividida em 5 espaços, sendo 1 técnica grande ao centro, um aquário grande ao fundo, dois pequenos aquários na entrada e uma sala de depósito. No espaço técnico, há multicabo instalado de 24 canais, mesa Presonus 32.4.2 de 32 canais, monitores de referência Kursweil, monitores Yamaha, teclado Nord Stage II, televisão, computador desktop all-in-one da marca HP e cadeiras. Nos aquários pequenos há computador, multicabo com 12 canais, powerplay Behringer HA 8000, mesas, armários e cadeiras. No armário são estocados cabos de áudio, microfones condensadores, microfone dinâmico, placa de som Presonus Audiobox 44VSL e computador mini Mac.

 

ALMADA

 

  1. Laboratórios de prática de piano (003, 005, 006, 008 e 009)

    São cinco pequenos espaços para prática individual do piano, sendo quatro salas com um piano e uma sala com dois pianos. Além das práticas individuais, os laboratórios são utilizados para as disciplinas de atendimento individual de piano e canto. As salas também possuem bancos ajustáveis para os pianos, mesa, cadeiras, armários e quadro pautado em uma delas. Todas as salas possuem isolamento acústico parcial e três delas dispõem de banheiros com acesso privado.

     

  2. Laboratório de prática de conjunto (205 B)

    A sala é usada para a prática de grupos instrumentais/vocais bem como para a disciplina de prática de conjunto. O ambiente é parcialmente isolado acusticamente contendo bateria, teclado Nord Stage II, caixa ativa Yamaha DBR-10, amplificador pra guitarra e amplificador para baixo. Além disso, a sala possui cadeiras, mesas e quadros pautados.

     

  3. Laboratório de percussão (203)

    Sala parcialmente isolada contendo quadro pautado, cadeiras, mesas e armários, e instrumentos de percussão como Marimba Bergerault de 5 oitavas, claves, dois rebolos, quatro repiniques, três pandeiros, agogôs, triângulos, 2 bongôs, caxixis, ganzás, cajons, metalofone Orff, surdo e baquetas.

     

  4. Salas 007, 106 (Almada) e 204-2 (JU)

    A sala 007 possui piano de armário da Fritz Dobbert, televisão, aparelho de som, quadro pautado, cadeiras/carteiras, mesas e armário. A sala 106 possui piano digital Clavinova Yamaha, televisão, aparelho de som, quadro pautado, cadeiras/carteiras e mesas. Nesses dois ambientes são ministradas as disciplinas coletivas de teoria do curso de música. Já a sala 204-2 do JU possui um piano de armário da Fritz Dobbert, um aparelho de som, um quadro pautado, uma mesa e 25 cadeiras. Essa sala complementa os horários das disciplinas coletivas de teoria musical.

 

Observação 01: a capacidade dos espaços foram estimadas com base na rotina de uso, no tamanho e nos equipamentos existentes nos espaços, não sendo consideradas questões de segurança e rota de fuga, que necessitam ser avaliadas por profissional habilitado.

 

 

Relatórios