Você está aqui: Página Inicial > Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico - SACT > Laboratórios de Ensino > Parque Tecnológico Itaipu (PTI)
conteúdo

Parque Tecnológico Itaipu (PTI)

publicado 13/08/2020 15h29, última modificação 06/07/2023 08h36

Os diferentes laboratórios são dotados de equipamentos e materiais de consumo que atendem as diversas áreas de maneira específica. No PTI, as atividades são atendidas no Bloco 7, Bloco 14, Setor Sul e Barrageiros.

 

BLOCO 7 

 

Laboratório Multidisciplinar Química 1 (Bloco 07, Espaço 03, Sala 01)
Espaço destinado prioritariamente às atividades de ensino para a consolidação de conhecimentos químicos ministrados nas diferentes disciplinas experimentais, como Química Geral Experimental, Química Analítica, Química Inorgânica e Físico-Química, as quais atendem as grades curriculares dos cursos de Engenharia Química, Química Licenciatura, Engenharia Civil e de Infraestrutura, Engenharia de Materiais, Engenharia Física, Ciências da Natureza Licenciatura e Biotecnologia.
Infraestrutura: ambiente climatizado de 90,85 m², com bancadas, armários, banquetas, pias, suportes (grade) para sistemas de destilação, tubulação de gás GLP e tubulação de ar comprimido.
Principais equipamentos: balanças de Precisão, banhos-maria, phmetros, deionizador, estufas, chapas de aquecimento, agitadores magnéticos e vidrarias em geral.
EPC: capela de exaustão de gases, chuveiro lava olhos.
Capacidade máxima indicada: 20 usuários.



Laboratório Multidisciplinar Física 1 (Bloco 07, Espaço 03, Sala 02)
Espaço destinado prioritariamente às atividades de ensino, utilizado pelos cursos de Engenharia, Arquitetura, Biotecnologia e Licenciaturas, e tem sido utilizado também pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Civil (nível mestrado). Neste laboratório trabalham-se as áreas de Mecânica, Ondulatória, Termodinâmica e Fluidos.
Infraestrutura: ambiente de 81,64 m² com bancadas, armários, pias, tubulação de gás GLP, tubulação de ar comprimido, ambiente climatizado.
Principais equipamentos: diversos módulos didáticos, com interface computacional, microscópio metalográfico invertido Axio Vert. A1 – Zeiss, muito utilizado para análises de materiais.
Capacidade máxima indicada: 25 usuários.


 
Laboratório Multidisciplinar Química 2 (Bloco 07, Espaço 03, Sala 03)
Espaço destinado prioritariamente às atividades de ensino para a consolidação de conhecimentos químicos ministrados nas diferentes disciplinas experimentais como Química Orgânica, Química Analítica, Química Inorgânica e Físico-Química as quais atendem as grades curriculares dos cursos de Engenharia Química, Química Licenciatura, Engenharia Civil e de Infraestrutura, Engenharia de Materiais, Engenharia Física, Ciências da Natureza Licenciatura e Biotecnologia.
Infraestrutura: ambiente climatizado de 94 m² com bancadas e armários em mdf, pias, suportes (grade) para sistemas de destilação, tubulação de gás GLP e ar comprimido.
Principais equipamentos: balanças de precisão, banho-maria, phmetros, deionizador, estufas, chapas de aquecimento, agitadores magnéticos, muflas, evaporador rotativo, bombas de vácuo e vidrarias em geral.
EPC: capela de exaustão de gases, chuveiro lava olhos, porta de segurança.
Capacidade máxima indicada: 20 usuários.


 
Laboratório Multidisciplinar Física 2 (Bloco 07, Espaço 01, Sala 01)
Espaço destinado prioritariamente às atividades de ensino dos cursos de Engenharia e Licenciaturas, especialmente às áreas de Eletromagnetismo, Eletrônica, Óptica e Física Moderna.
Infraestrutura: ambiente de 64,80 m² com bancadas de alvenaria e granito, armários, pias, tubulação de gás GLP e ambiente climatizado.
Principais equipamentos: diversos módulos didáticos, com interface computacional, incluindo os principais experimentos que resultaram em prêmio Nobel e grandes descobertas da Física Moderna. Disponibiliza-se também osciloscópios Tektronix e Minipa (de 70MHz à 200MHz), dois canais; gerador de funções e multímetros de bancada Tektronix; lasers He-Ne e de estado sólido, de 1mW, 5mW e 30mW; aparato de raios-x Leybold (difração, fluorescência e tomografia computadorizada); equipamento de ressonância magnética nuclear (didático) Phywe; microscópio de força atômica (didático) Phywe; kit para caracterização de fibra óptica Phywe; dentre outros.
Capacidade máxima indicada: 20 usuários.


 
Laboratório de Geomática (Bloco 07, Espaço 01, Sala 02)
Espaço destinado prioritariamente ao ensino, pesquisa e extensão na área das Ciências Geodésicas (Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geodesia e Geoprocessamento), ofertando principalmente a disciplina de Topografia para diversos cursos de graduação.
Infraestrutura: ambiente climatizado de 67,90 m2, equipado com bancadas em granito e armários mdf, banquetas, pias.
Principais equipamentos: níveis de precisão; estações totais de topografia (Geomax); antenas GPS (Nava 600); balizas topográficas; prismas com bastão (Prisma); guarda-sóis; trenas digitais; Estação total robótica de controle e imageamento (Leica), entre outros.
Capacidade máxima indicada: 25 usuários.



Sala de reagentes (Bloco 07, Espaço 01, Sala 03)
Infraestrutura: ambiente de 25,32 m² climatizado permanentemente com ar-condicionado e desumidificador, e estantes de aço distribuídas ao longo do espaço que abriga todos os produtos químicos utilizados nas atividades laboratoriais. Sala com acesso restrito.


 

Laboratório Multidisciplinar de Tecnologia  (Bloco 07, Espaço 01, Sala 04)
Espaço destinado prioritariamente às atividades de ensino dos cursos de Engenharias e Licenciaturas. Nesse espaço há existem das mais diversas áreas: Eletrônica, Materiais, Mecânica, Estruturas, Solos, Hidráulica, Termodinâmica e Eletrotécnica.
Infraestrutura: ambiente climatizado com 109,13 m², com bancadas para realizações de projetos e experimentos, quadro branco para aulas teóricas, EPI’s, projetor.
Principais equipamentos: conjunto de ferramentas para práticas e projetos, sistema de treinamento em caldeiras, sistema de controle de processos, sistema de trocadores de calor, sistema de permeabilidade do solo, máquina de ensaio universal de 100kN, sistema de treinamento em hidrologia, sistema de treinamento em mecânica dos materiais e ensaio de estruturas.
Capacidade máxima indicada: 20 usuários.

 

BLOCO 14

 

Laboratório de práticas de ensino – Licenciaturas (Bloco 14, Espaço 03, Sala 01)
Espaço compartilhado pelos cursos de Licenciatura – Química, Geografia, Filosofia, Matemática, Ciências da Natureza e projetado para possibilitar que cada curso desenvolva suas necessidades de Laboratório de Prática de Ensino e Produção de Material Didático.
Infraestrutura: espaço de 55 m², climatizado, equipado com mobiliários, projetor multimídia e quadro branco.
Capacidade máxima indicada: 25 usuários. 

 

SETOR SUL - LATEC

 

Laboratório de eletroeletrônica
Infraestrutura: ambiente de 51,60 m², climatizado, com armários e bancadas.
Capacidade máxima indicada: 20 usuários.



Laboratório de Usinagem
Infraestrutura: ambiente de 39,78 m², climatizado, com armários em mdf e bancadas em aço.
Principais equipamentos: ferramentas diversas, como furadeira, serra fita, desempeno em ferro fundido e  torno mecânico.
Capacidade máxima indicada: 10 usuários.


 
Sala de Solda
Infraestrutura: ambiente de 19,50 m² sem janelas, com bancada em aço e madeira, equipamentos de solda oxiacetileno, eletrodo revestido e MIG/MAG,
Capacidade máxima indicada: 5 usuários.


 
Sala de Pavimentos
Infraestrutura: ambiente de 39,78 m², climatizado, com bancadas em alvenaria.
Capacidade máxima indicada: 10 pessoas.


 
Sala de Ligantes
Infraestrutura: ambiente de 20,14 m², climatizado, com bancadas em alvenaria.
Principais equipamentos: reômetro de cisalhamento dinâmico e reômetro de viga de flexão.
Capacidade máxima indicada: 10 usuários.


 
Sala de inflamáveis
Infraestrutura: ambiente de 4,97 m² sem janelas, com bancada em alvenaria.
Capacidade máxima indicada: 2 usuários.


 
Laboratório de Agregados
Infraestrutura: ambiente de 12,15 m², climatizado, com bancadas em mdf e rodízios.
Principais equipamentos: conjuntos de peneiras e agitadores de peneiras.
Capacidade máxima indicada: 5 usuários.


 
Sala de Preparo de Amostras
Infraestrutura: ambiente de 25 m², climatizado, com bancadas em alvenaria.
Principais equipamentos: câmara climatizada – temperatura e umidade (câmara de carbonatação), câmara de intemperismo acelerado – UV-SIC, equipamento para testes acelerados de corrosão (câmara salt spray), agitador de peneiras, mufla, entre outros.
Capacidade máxima indicada: 5 usuários.


 
Sala de Caracterização
Infraestrutura: ambiente de 13,92 m², climatizado, com bancadas em alvenaria.
Principais equipamentos: granulômetro a laser (Cilas) e Analisador de Área Superficial (BET, Poros e Mesoporos), os quais já estão instalados, e um analisador termogravimétrico a ser instalado.
Capacidade máxima indicada: 5 usuários.


 
Laboratório de Ensaios de Materiais
Infraestrutura: ambiente de 36,75 m², climatizado, com bancadas em alvenaria, armários de madeira com tampo em granito e rodinhas.
Principais equipamentos: Estufa, homogeneizador (mixer), balança, dessecadores de vidro, dispersor de solos, banho maria, mufla e outros, conta ainda com uma câmara seca em seu interior.
Capacidade máxima: 10 usuários.


 
Sala de Dosagem
Infraestrutura: ambiente de 26,95 m², climatizado, com bancadas em alvenaria.
Principais equipamentos: vibradores de concreto com mangotes, betoneira, baldes, bombonas, balanças, pás, cavadeiras, moldes em aço para corpos de prova cilíndricos, molde para determinação da consistência do concreto pelo abatimento do tronco de cone (Slump Test), quarteador de solos, mangueira e outros.
Capacidade máxima indicada: 10 usuários.


 
Sala de Câmara climatizada
Infraestrutura: ambiente de 9,42 m², sem janelas, com bancadas em alvenaria.
Capacidade máxima indicada: 3 usuários.


 
Sala de Câmara úmida
Infraestrutura: ambiente de 10,62 m², sem janelas, com bancadas em alvenaria. 
Capacidade máxima indicada: 3 usuários.


 
Laboratório de Mecânica de Solos
Infraestrutura: ambiente de 21,39 m², climatizado, com bancadas em alvenaria.
Principais equipamentos: penetrômetros, equipamento de casa grande, prensa de adensamento Bishop.
Capacidade máxima indicada: 10 usuários.


 

Sala de caracterização de solos
Infraestrutura: ambiente de 10 m², climatizado, com bancadas em alvenaria.
Principais equipamentos: limite de liquidez, equivalente de areia, ensaios CBR proctor, entre outros.
Capacidade máxima indicada: 5 usuários. 

 

BARRAGEIROS

Laboratório de Ensino e Pesquisa em Energias Renováveis (Plantas didáticas) e Laboratório de Eletrônica

Espaço destinado ao ensino e pesquisa nas áreas de elétrica, eletrônica e energias renováveis.
Infraestrutura: ambiente de 156,47 m².
Principais equipamentos: sistema didático modular para estudo de máquinas elétricas rotativas motoras e geradoras, marca De Lorenzo; sistema didático modular para o estudo e treinamento em geração, transformação, transmissão, proteção e utilização da energia em uma rede elétrica supervisionada (smart grid), marca De Lorenzo; sistema didático modular para estudo de energias renováveis com geração eólica e solar, marca De Lorenzo; bancada de estudo e medidas de fontes geradoras de energia alternativa e sua transformação em energia elétrica trifásica, marca De Lorenzo; sistema didático modular para estudo e aprendizagem de sistemas de eletrônica de potência incluindo motores e software, marca De Lorenzo; planta didática de bioetanol, marca CBB Biomassa; sistema didático para estudo e treinamento da produção de água quente a partir de energia solar, marca De Lorenzo; planta piloto para estudo e ensaios na produção de combustível veicular tipo biodiesel, marca De Lorenzo.