conteúdo

Jardim Universitário (JU)

publicado 13/08/2020 15h29, última modificação 02/09/2020 08h54

Os diferentes laboratórios são dotados de equipamentos e materiais de consumo que atendem as diversas áreas de maneira específica. No JU, as atividades são atendidas no Bloco de Laboratórios, Bloco do Ginásio e Prédio Central.

 

BLOCO DE LABORATÓRIOS

Laboratório Multidisciplinar 01
Espaço destinado às área de Química, Bioquímica, Microbiologia e práticas que necessitem de bancadas livres.
Infraestrutura: ambiente de 101,01 m², climatizado, equipado com bancadas em alvenaria e granito, banquetas, pias, tubulação de gás (GLP), sistema de exaustão eólica, projetor multimídia, tela de projeção e quadro branco.
Principais equipamentos: balanças de precisão, banhos ultratermostáticos, banho maria, centrífuga de microtubos, espectrofotômetro, bomba de vácuo.
EPC: capela de exaustão de gases, cabine de biossegurança, chuveiro lava olhos e saída de emergência.
Capacidade máxima indicada: 30 usuários.


 
Sala de Preparo técnicos
Espaço destinado a preparação de materiais para aulas, lavagem de materiais, desenvolvimento de projetos, iniciação científica e pesquisas, trabalhos de conclusão de curso.
Infraestrutura: ambiente de 67,7 m², climatizado, equipado com bancadas com tubulação de gás, pias e sistemas de exaustão eólica e forçada.
Principais equipamentos: mufla, autoclaves, estufa de secagem de vidraria, estufa bacteriológica, geladeiras, bidestilador, computador, medidor de pH, balança semi-analítica, balança analítica de precisão, deionizador, centrífuga de microtubos, agitador, esterilizador infravermelho, micro-ondas, armários de vidrarias e materiais diversos de uso compartilhado.
EPC: capela de exaustão de gases, cabines de segurança biológica com bico de bunsen, chuveiro lava olhos.
Capacidade máxima indicada: 20 usuários.


 
Laboratório Multidisciplinar 03     
Infraestrutura: ambiente de 101,09 m², climatizado, com bancadas em mdf, banquetas e pias laterais com bancadas de granito.
Principais equipamentos: 30 microscópios (microscópio binocular Nikon – modelo: e-2000 e microscópio binocular Olympus – modelo: CX21FS1), microscópio Zeiss Axiolab A1 com câmera, projetor multimídia, tela de projeção e quadro branco. Contém ainda modelos didáticos de células vegetais e animais, conjuntos de laminários de histologia, botânica e zoologia, e lâminas e lamínulas e corantes disponíveis para o preparo.
Capacidade máxima indicada: 30 usuários.


 
Laboratório Multidisciplinar 04  
Espaço com bancadas centrais livres e equipamentos para biologia molecular que podem ser utilizados de acordo com a necessidade das aulas.
Infraestrutura: ambiente de 84,99 m², climatizado, equipado com bancadas em mdf, banquetas estofadas com encosto em rodízio e granito com pias, sistema de exaustão forçada, projetor multimídia, tela de projeção e quadro branco.
Principais equipamentos: estufas, contador de colônia, termociclador, fonte de eletroforese, cuba de eletroforese, cuba eletroforese vertical, agitadores de tubos, lupas, centrífuga refrigerada, banhos marias, capela de exaustão de gases, autoclaves, turbidímetro, jarras de anaerobiose, deionizador com barrilete.
EPC: capela de exaustão de gases e chuveiro lava olhos.
Capacidade máxima indicada: 25 usuários.


 
Laboratório Multidisciplinar 05   
Espaço destinado as aulas que envolvam os sistemas humanos como: anatomia, embriologia, sistema muscular, cardiovascular, ósseo, dentro outros,
Infraestrutura: ambiente de 123,2 m², climatizado, equipado com bancadas em granito com disposição de tomadas, banquetas estofadas com encosto em rodízio, pias laterais em granito com armários, sistemas de exaustão eólica e forçada, projetor multimídia, tela de projeção e quadro branco.
Principais equipamentos: amplo material didático em peças anatômicas sintéticas de diferentes sistemas do corpo humanos abrigados em armários de fácil acesso para o docente e também exemplares dispersos no laboratório para assimilação do aluno.
Capacidade máxima indicada: 45 usuários.


 
Sala de apoio 06 – tanques de imersão
Espaço com acesso restrito destinado à guarda, conservação e dissecação dos cadáveres, sendo. Atualmente, a instituição possui 6 cadáveres como peças anatômicas de estudos.
Infraestrutura: espaço de 69,08 m², climatizado, com sistema de exaustão eólica e forçada, tanques de alvenaria e inox para armazenamento e conservação de cadáveres imersos em formol.
Principais equipamentos: freezer vertical e outro horizontal, mesas para dissecação que são de doação, maca com rodinhas, carrinho auxiliar hospitalar, armário peças ósseas, caixa organizadora com fetos, caixa organizadora com matéria orgânica.
Capacidade máxima indicada: 10 usuários.


 
Laboratório Multidisciplinar 07   
Infraestrutura: ambiente de 31,49 m², climatizado com bancadas em mdf e duas em granito com disposição de tomadas, pia, sistema de exaustão eólica, banquetas almofadas com encosto, projetor multimídia, tela de projeção e quadro-negro.
Principais equipamentos: incubadora shaker, transiluminador L.PIX, computadores desktop, leitora de microplacas Polaris, aquário, geladeiras frost-free, freezer vertical -20oC.
Capacidade máxima indicada: 10 usuários.


 
Laboratório Multidisciplinar 08   
Infraestrutura: ambiente de 96,1 m² climatizado e com sistema de exaustão eólica e forçada, bancadas em alvenaria e granito, tubulação de gás (GLP), projetor multimídia, tela de projeção e quadro branco. Este espaço, por ter a característica de apresentar bancadas livres, permite a disposição e utilização, quando necessário, de lupas e microscópios, mediante um remanejamento de equipamentos.
Principais equipamentos: dessecadores drybox, incubadoras B.O.D, freezer vertical -20oC, cabine de fluxo laminar, lupas (estereomicroscópio Nikon modelo C-LEDS e LEICA modelo EZ4HD).
EPC: capela de exaustão de gases e chuveiro lava olhos.
Capacidade máxima indicada: 25 usuários.


 
Sala de apoio – Coleções didáticas 09
Infraestrutura: ambiente de 26,5 m² climatizado e com desumidificação constante, sem janelas, com acesso restrito e sistemas de exaustão forçada e eólica.
Principais equipamentos: mobiliários entomológicos, estantes e armários para organização das diferentes coleções didáticas como botânica, zoologia e algas.
Capacidade máxima indicada: 5 usuários.


 
Laboratório Multidisciplinar 10
Infraestrutura: espaço de 74,72 m², climatizado, com sistema de exaustão eólica, armários laterais e bancadas centrais em mdf e granito, banquetas almofadas com encosto tipo rodízio, armário para livros didáticos e pia em granito.
Principais equipamentos: lupas (estereomicroscópio Nikon modelo C-LEDS e Leica modelo EZ4HD) e microscópios (microscópio binocular Nikon E200).
EPC: capela de exaustão de gases.
Capacidade máxima indicada: 25 usuários.


 

Sala de reagentes

Os reagentes são organizados de acordo com sua classificação química (ácidos, bases, sais, dentre outros) e, posteriormente, em ordem alfabética. A sala possui acesso restrito.
Infraestrutura: ambiente de 18,54 m2, climatizado, com sistema de exaustão forçada, umidade controlada, estantes de metal e armários corta-fogo para armazenamento dos reagentes.

 

BLOCO DO GINÁSIO

Laboratório com Simulador Cardiopulmonar (Harvey®) e Simulador de Laparoscopia (G 109)

Espaço destinado às práticas envolvendo avaliação cardíaca, simulando diferentes condições cardíacas, variando pressão arterial, pulsos, sons cardíacos, sopros e sons respiratórios. Esse laboratório também utilizado para práticas de procedimentos cirúrgicos via simulador laringoscópico.
Infraestrutura: ambiente de 87,27 m², com ar-condicionado, quadros brancos, mesas e banquetas escolares. 
Principais equipamentos: simulador de paciente cardiopulmonar Harvey® e simulador para treinamento de procedimentos cirúrgicos via Laparoscopia (LAPSIM®)
Capacidade máxima indicada: 25 a 30 usuários.


 

Laboratório de Habilidades Médicas (G 111)

Espaço destinado às práticas de exame clínico que pedem uso de macas e biombos. Todos os simuladores são extremante utilizados tanto para a graduação como também para projetos de extensão e pesquisa.
Infraestrutura: ambiente de 178,31 m², com armários para armazenamento dos simuladores/manequins, projetor multimídia, quadro branco, quadro-negro e cadeiras escolares.
Principais equipamentos: bonecos para prática de suporte básico à vida adulto e infantil, intubação neo natal, boneco de traumas e queimaduras, mamas, pelves com diferentes tipos de colo e útero, desobstrução das vias aéreas, entre outros. 
Capacidade máxima indicada: 40 usuários.
Adequação necessária: aquisição de mobiliário e instalação de aparelhos de ar-condicionado.


 

Laboratório de Simulação Avançada (G 207 a G211)
Espaços multidisciplinares voltados para a prática e vivência de situações simuladas de maneira realística na área de saúde. Os laboratórios (total de 16 salas) contam com uma ampla infraestrutura que vão desde os chamados “corredores de controle”, aos laboratórios onde estão localizados os simuladores/manequins (em salas que simulam ambientes hospitalares), as salas para simular consultas médicas, até as salas para o debriefing (reunião para revisar e refletir os procedimentos adotados na atividade de simulação, etc.). Todos esses espaços estão interligados e estruturados de modo a estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, técnicas e comportamentais, por meio das mais diversas situações e cenários na área da saúde. Tais salas estão descritas com mais detalhes abaixo.


Infraestrutura das salas G207 e G209: chamados também de “corredores de controle” (G207 e G209), são ambientes com aproximadamente 17 m² cada, os quais possuem computadores (para controle dos simuladores/manequins), bancadas de apoio e cadeiras para uso durante as atividades de simulação avançada.
Capacidade máxima: até 4 usuários.
 
Infraestrutura G208: conta com 6 espaços destinados à realização de atividades de simulação médica realística, com manequins/simuladores de diferentes idades, permitindo práticas com simuladores de pacientes recém-nascidos, infantis e adultos. Ao todo, os seis laboratórios existentes somam aproximadamente 95 m², sendo quatro salas de 9,3 m² (salas menores: G208-1, G208-3, G208-4 e G208-6) e duas de 19 m² (salas maiores: G208-2 e G208-5).
Principais equipamentos (simuladores): Sim NewB (recém-nascido), SimBaby (bebê de aproximadamente 8 a 10 meses), SimMom (simulador de parto; mãe + bebê), SimMan 3G (adulto; avançado e de alta-fidelidade), SimJunior (adolescente) e Simulador ALS (adulto). Além dos simuladores, todos os espaços contam com pias, armários pequenos, macas e/ou camas hospitalares, carrinho para curativos, monitor do paciente (para visualização dos batimentos cardíacos, CO2, saturação de O2, entre outros parâmetros), microfones e alto-falantes no teto das salas, carrinho de emergência (nas salas centrais: G208-2 e G208-5), um desfibrilador cardíaco, régua de gases (em quatro salas), entre outros materiais para simular o ambiente hospitalar.
Capacidade máxima indicada: 3 a 6 usuários, dependendo do laboratório.
 
Infraestrutura G210: conta com 4 salas, de aproximadamente 9,3 m² cada, sendo dois espaços tipo consultório e duas contendo um simulador em cada (ALS e Resusci Anne, ambos de corpo inteiro). Os consultórios estão equipados com mesa, cadeiras, maca clínica, escada com 2 degraus, pia e mesa de apoio, sendo que um deles também possui um computador para treinamento virtual de acesso venoso (Virtual IV). Já os outros dois são espaços com os simuladores Resusci Anne (adulta) e ALS (adulto), e possuem estrutura simular aos laboratórios existentes na G208, contando com macas, armários, pias, carrinhos para curativo, monitores de paciente, etc.
Capacidade máxima indicada: 3 a 6 usuários, dependendo do laboratório.
 
Infraestrutura G211 (debriefing): espaço com 4 salas de debriefing, com aproximadamente 20 m² cada. Cada sala é equipada com uma mesa ampla, cadeiras, projetor multimídia, tela branca para projeção e computador (para transmissão ao vivo, ou gravação, da atividade de simulação realizada nos laboratórios da G208. Nessa sala são abordados os procedimentos, técnicas e demais eventos que ocorreram durante a simulação.
Capacidade máxima: 15 a 20 usuários, dependendo da sala. 

 

PRÉDIO CENTRAL

Sala de equipamentos Audiovisual (C201)

Espaço destinado ao suporte técnico aos professores, alunos e demais usuários no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão que necessitem de equipamentos de áudio, vídeo e iluminação relacionados ao curso de Cinema e Audiovisual e aos demais cursos do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH).
Infraestrutura: ambiente de 85,41 m².
Principais equipamentos: Câmeras, Filmadoras, Gravadores de Som, Mesa de Som, Microfones, Kit de Iluminação, Rebatedores, Lentes para câmeras, etc.


 
Laboratório de montagem e edição de som (C202-1 a 202-5)

Espaço dividido em ambientes distintos, sendo a sala C202-1 o principal laboratório de edição de imagens e de som, com 25 ilhas de edição para os discentes e 1 para os docentes, todas com softwares profissionais em edição de imagem e som, além de projetor, sonorização e armários. As salas C202-2, C202-3 e C202-4 são ilhas de edição avançadas, aparelhadas com computadores Apple com recursos especiais para finalização de projetos audiovisuais, com tratamento acústico e monitores de referência específicos para imagem e som. A sala C202-5 está em implementação e será uma réplica da sala C202-1. Outro espaço é a sala do técnico responsável, que dispõe de um computador para edição de imagens e som.
Infraestrutura: ambiente de 152,29 m².
Capacidade máxima indicada: 202-1: 25 usuários; 202-2: 2 usuários; 202-3: 2 usuários; 202-4: 4 usuários.


 

Miniauditório (Sala 203)
Espaço onde funcionam os laboratórios de violão, canto e piano. Além das disciplinas de laboratório, nesta ambiente são realizados os recitais do curso e concertos de grupos internos e externos.
Infraestrutura: mesas, cadeiras, armários, projetores, piano de ¼ de cauda Yamaha GB1. 


 

Laboratório de Som (Sala 217)

Espaço dedicado às disciplinas de gravação e processamento de áudio do curso de Música, bem como outras disciplinas dos cursos de Cinema e Letras - Artes e Mediação Cultural. A sala possui isolamento acústico parcial e está dividida em 5 espaços, sendo um técnica grande ao centro, um aquário grande ao fundo, dois pequenos aquários na entrada e uma sala de depósito.
Infraestrutura: ambiente de 93,86 m².
Principais equipamentos: no espaço técnico, há multicabo instalado de 24 canais, mesa Presonus 32.4.2 de 32 canais, monitores de referência Kursweil, monitores Yamaha, teclado Nord Stage II, televisão, computador desktop all-in-one da marca HP e cadeiras. Nos aquários pequenos há computador, multicabo com 12 canais, powerplay Behringer HA 8000, mesas, armários e cadeiras. No armário são estocados cabos de áudio, microfones condensadores, microfone dinâmico, placa de som Presonus Audiobox 44VSL e computador mini Mac.


 

Sala 204-2
Espaço que complementa os horários das disciplinas coletivas de teoria musical.
Principais equipamentos: piano de armário da Fritz Dobbert, aparelho de som, um quadro pautado, mesa e cadeiras.