Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Tecnologia da informação
conteúdo

Institucional

Tecnologia da informação

UNILA realiza ações para o aumento da disponibilidade dos serviços de TI, iniciando o processo de renovação tecnológica de equipamentos
publicado: 02/03/2020 16h35, última modificação: 03/03/2020 16h39

Implantação de novos servidores no datacenter

Três novos servidores de rede adquiridos pela UNILA, em 2019, foram instalados no datacenter do PTI. Segundo a Divisão de Serviços Corporativos e Segurança (DISEG), encarregada da especificação, instalação e operação destes equipamentos, a aquisição dos novos servidores irá contribuir para o aumento da disponibilidade dos serviços de TI, e é o início do processo de renovação tecnológica dos equipamentos, alguns deles com dez anos de uso.

Nas próximas semanas, serão iniciados os trabalhos de configuração e migração de sistemas de disponibilidade crítica, como o portal institucional, sistema de e-mail, sistemas SIG, além de hospedar novos serviços, como a plataforma de educação a distância, entre outros.

Ampliação da infraestrutura de redes do JU

A Divisão de Infraestrutura de Redes e Telefonia realizou, no mês de fevereiro, a instalação de novos switches de fibra óptica para distribuição de rede lógica na Unidade Jardim Universitário. O investimento possibilitou a ativação de mais de dois quilômetros de fibra óptica, que estão distribuídos pelo prédio central, laboratório e ginásio. A ação aumenta a confiabilidade da infraestrutura de redes, elimina interferências eletromagnéticas e reduz o consumo de energia. Além disso, minimiza o risco de perda de equipamentos por descargas elétricas, visto que a fibra não conduz eletricidade. Com a nova infraestrutura, está previsto para os próximos meses a instalação de Access Points Outdoor, que irá ampliar a cobertura da rede wireless em praticamente toda a área externa da Unidade.

Cabeamento estruturado nos laboratórios de informática do Bloco 9 no PTI

Como medida para melhoria dos laboratórios de informática do PTI para o novo semestre, as equipes da Divisão de Infraestrutura de Redes e Telefonia e da Divisão de Suporte Técnico realizaram a instalação de cabeamento estruturado nos três laboratórios de informática do Bloco 9 do PTI, melhorando a qualidade e velocidade de conexão das estações. Essa ação foi possível com a aquisição dos materiais necessários em 2019.