Institucional
Segurança institucional
A Prefeitura Universitária (PRU) da UNILA informa que não serão extintos ou reduzidos os serviços de segurança e os postos de trabalho nas unidades da UNILA. Em complementação, a gestão vem buscando garantir a segurança dos espaços e da comunidade acadêmica por meio de uma série de ações que foram implementadas de forma integrada nos últimos dois anos, tais como:
- Criação da Seção de Segurança Institucional, estrutura vinculada diretamente à Prefeitura Universitária. A nova seção conta com servidores públicos efetivos dedicados exclusivamente à formulação, execução e supervisão das políticas de segurança institucional, o que fortalece o planejamento estratégico e a coordenação das ações preventivas e operacionais;
- Ampliação significativa do sistema de videomonitoramento, com aumento do número de câmeras e acompanhamento centralizado, permitindo resposta mais ágil e articulada em caso de incidentes, inclusive com comunicação direta com a Polícia Militar ou Guarda Municipal. Atualmente, o efetivo de câmeras de monitoramento da Universidade é de 111 (cento e onze) equipamentos, com a previsão de instalação de mais 30 (trinta).
- Melhorias no sistema de iluminação do estacionamento da Unidade Jardim Universitário;
- Mudança do ponto de ônibus na Unidade JU;
- Estabelecimento de protocolos para uso e compartilhamento, com segurança, de imagens e vídeos captados pelo sistema de videomonitoramento;
- Ativação da guarita de entrada ao JU para uso operacional dos vigias;
- Controle de acesso a espaços específicos da Universidade por meio de impressão digital;
- Cooperação com o Gabinete Integrado de Segurança Pública do Município.
Quanto à medida administrativa adotada pelas áreas competentes referente à substituição do serviço de vigilância pelo serviço de vigia, comumente adotado em áreas educacionais e de grande circulação de pessoas, a gestão esclarece que os vigias manterão a atuação em locais estratégicos, inclusive no Alojamento Estudantil, com rotinas de ronda, apoio em situações de conflito e acionamento imediato da força pública, quando necessário. Os vigias são profissionais capacitados para atuar de forma preventiva e interventiva, dentro dos limites legais, em situações que exijam mediação, controle de circulação, identificação de anormalidades e acionamento das autoridades competentes.
Salienta-se, por fim, que todas as medidas acima listadas tiveram por objetivo o aumento da eficácia das medidas de segurança institucional, alinhadas às práticas da administração pública nas demais universidades federais, que atuam de modo a proteger as pessoas e preservar o patrimônio público, fazendo uso de um conjunto de estratégias preventivas, como monitoramento por câmeras, capacitação das equipes, controle de acesso, iluminação adequada e atuação integrada com órgãos públicos de segurança.
A gestão coloca-se à disposição para o diálogo, esclarecimentos adicionais e/ou contribuições que possam aprimorar ainda mais a política de segurança da nossa Universidade, bem como o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade acadêmica.