Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > PROINT na Colômbia
conteúdo

Institucional

PROINT na Colômbia

O objetivo desta agenda de visitas foi a divulgação do Processo Seletivo Internacional e do processo de dupla titulação
publicado: 29/01/2020 12h33, última modificação: 30/01/2020 11h20

Ao longo desta semana, a Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT) realizou uma série de atividades na Colômbia, continuando com o processo de busca de parcerias para viabilizar a dupla titulação dos cursos de graduação da UNILA, além de prospectar novos projetos para intercâmbios e pesquisas. Com essas ações, a universidade busca ampliar as parcerias já iniciadas no Paraguai e na Argentina, agora expandindo para a Colômbia.

O roteiro começou com uma palestra de apresentação da Universidade no Instituto de Cultura Brasil Colômbia (Ibraco), em Bogotá, para mais de 300 pessoas. Na oportunidade, o pró-reitor de Relações Institucionais e Internacionais, Rodrigo Medeiros, e a professora Gladys Benito, repassaram as informações sobre a UNILA e as formas de ingresso por meio do Processo Seletivo Internacional. Além disso, a segunda secretária da Embaixada do Brasil na Colômbia, Livia Oliveira Sobota, falou de todos os programas oficiais de bolsa para estudar no Brasil, do exame Celpe-Bras e dos cursos de português do Ibraco.

O professor Rodrigo Medeiros destaca que o interesse do público participante não era somente na graduação, mas também nos programas de pós-graduação da UNILA. “A difusão dessa palestra ocorreu por iniciativa do Ibraco e do Itamaraty. O apoio da Secretaria do Itamaraty foi útil em várias atividades da viagem, pois visitamos algumas universidades e órgãos públicos”, ressalta. Ainda com o objetivo de divulgar o Processo Seletivo Internacional, houve uma apresentação, também, para a Secretaria de Educação de Bogotá, visando ampliar o apoio na divulgação para as escolas da capital colombiana.

Além das atividades de divulgação da instituição, foram realizadas reuniões com seis universidades para iniciar os diálogos sobre os processos de dupla titulação e, também, para fomentar outras parcerias. Os representantes da UNILA visitaram a Universidad Piloto de Colombia, a Pontificia Universidad Javeriana, a Universidad Libre, a Universidad Nacional de Colombia, a Universidad Distrital Francisco José de Caldas e a Universidad de los Andes, além do Ministério da Educação da Colômbia.

Com estas aproximações, a UNILA espera fortalecer as pesquisas em cooperação com essas instituições, abrir novas oportunidades de intercâmbio acadêmico de estudantes e professores e iniciar o processo de dupla titulação.