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Primeiro ano de gestão: mensagem do reitor para a comunidade acadêmica

Nesta sexta-feira (19), a primeira gestão eleita da UNILA completou um ano; confira a mensagem do reitor Gleisson de Brito
publicado: 19/06/2020 18h06, última modificação: 19/06/2020 18h10

Reitor, Gleisson, e vice-reitor, Luis Evelio - o primeiro reitorado da UNILA escolhido pela comunidade acadêmica.

Prezada comunidade universitária,

Por ocasião do dia 19 de junho de 2020, data em que celebramos um ano do início da primeira gestão eleita da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, gostaríamos de relembrar alguns dos principais indicadores acadêmicos e administrativos que demonstram a sólida trajetória de crescimento institucional nesse período.. É nossa satisfação poder reconhecer e agradecer a toda comunidade acadêmica pelo empenho dedicado à construção da UNILA.

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), instituição pública, gratuita e inclusiva, foi criada por meio da Lei nº 12.189, de 12 de janeiro de 2010. A atual administração da UNILA busca consolidá-la como instituição de excelência acadêmica e administrativa, pautando a gestão, democrática e participativa, nas melhores práticas de governança pública.

O conceito de governança pública traz consigo uma gama de práticas, as quais permitem aos gestores formular, planejar, programar e executar ações necessárias para que as instituições tenham a capacidade de produzir e entregar valor. A palavra valor, por sua vez, referencia a entrega de resultados com eficiência e com riscos bem geridos, o que, impreterivelmente em instituições públicas, é mensurado em termos de benefícios para a sociedade. No caso das Universidades Federais, observadas suas peculiaridades, os valores podem e devem ser mensurados por indicadores do ensino, da pesquisa e da extensão.

Em tal perspectiva, o encerramento do ano de 2019 consolidou o primeiro decenário da UNILA e trouxe à tona marcas indeléveis do seu amadurecimento e da sua evolução acadêmico- administrativa. Alçar posições de destaque nos indicadores de governança não é tarefa simples ou célere. Antes, é o corolário de um processo de construção institucional, derivado, em grande medida, do clima organizacional e da comunidade de servidores. Neste sentido, é indispensável iniciar por um dado que muito orgulha nossa Universidade: atualmente, a UNILA conta com 915 servidores efetivos, sendo 376 docentes (sendo 360 mestres e doutores) e 539 técnico-administrativos (sendo que 124 são mestres ou doutores). São quase mil servidores públicos federais, com competência e grande qualificação, os quais, neste primeiro decênio da Universidade, foram os verdadeiros responsáveis por materializar os objetivos institucionais em indicadores concretos.

É expressivo o conjunto de feitos alcançados pela comunidade institucional no ano de 2019. São mais de mil profissionais graduados pela UNILA, com elevadas competências técnica, humanística e cidadã. Desde 2010, houve um notório crescimento de 2.400% do número de discentes de graduação, alcançando-se mais de 4.700 alunos. Chegou-se à abertura do 12° curso de pós-graduação stricto sensu, incluso no número o primeiro doutorado próprio da instituição. A Universidade Federal da Integração Latino-Americana ascendeu em mais de 200 posições sua classificação nacional no Índice Geral de Cursos (IGC), publicado a partir de avaliações realizadas pelo Ministério da Educação. Também manteve em vigência 395 projetos de pesquisa, 212 projetos de iniciação científica e tecnológica, 124 projetos de monitoria, 247 ações de extensão e distribuiu 1.242 auxílios a discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Em um momento em que a internacionalização compõe elemento importante às análises mundiais de qualidade de ensino superior, a UNILA concluiu 2019 conquistando posição de destaque como a universidade mais internacional do País. Ultrapassando 1.300 estudantes estrangeiros na graduação, representantes de 32 nacionalidades; registrando a consolidação de 63 convênios interinstitucionais, dos quais grande parte é fruto de parcerias com instituições não brasileiras.

Em 2019, a UNILA ainda logrou a 11° posição entre as Universidades Federais no Índice Integrado de Gestão e Governança Pública do TCU, importante medida da capacidade de gestão de bens das instituições públicas federais; recebeu prêmio da Comissão de Ética Pública por boas práticas na gestão da ética; obteve anuência de seu Conselho Superior para construção das primeiras edificações próprias com fins acadêmicos, tais quais salas de aula e laboratórios, culminando no lançamento da pedra fundamental do Campus Integração; aprovou o novo Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, cujos objetivos estratégicos foram divididos nos temas ensino, pesquisa, extensão, gestão administrativa, política de pessoal, assistência estudantil e responsabilidade social e comunicação; e aprovou o Plano de Gestão de Riscos, documento imprescindível para provimento de subsídio à tomada de decisão e de segurança no cumprimento da missão e alcance dos objetivos institucionais.

Neste ano de 2020, caracterizado pela pandemia que recaiu sobre a humanidade, mais uma vez, a UNILA demonstrou sua capacidade de entregar valor à sociedade. Além de implementar e normatizar o funcionamento das atividades administrativas no modelo remoto, foi, também, instituída uma pletora de ações de enfrentamento, realizadas junto a diversos atores, com destaque para a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde. Barreiras sanitárias, orientação remota sobre saúde à comunidade do município, apoio a comunidades indígenas e colégios, projetos de pesquisa e levantamento de dados nas áreas biomédica e epidemiológica, diagnóstico da COVID-19, produção de álcool glicerinado e produção de máscaras em impressora 3D são algumas das ações que resultam do empenho e dedicação de nossos docentes, discentes e técnicos para contribuir com a superação comunitária deste desafio.

Esta é a UNILA no último ano de sua primeira década. Este é o retrato de uma instituição singular que tem primado pelo cumprimento de sua missão, qual seja formar cidadãos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio científico e educacional da América Latina. Uma autarquia federal que preza pela excelência no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão. Uma instituição que produz conhecimentos científico e tecnológico capazes de promover o desenvolvimento sustentável da sociedade. Uma Universidade Federal com impacto acadêmico, social e econômico na região Oeste do Paraná, em Foz do Iguaçu e na Tríplice Fronteira.

Que juntos possamos manter, por meio do conhecimento e da valorização das diferentes culturas, acesa a chama que instila em cada um de nós o espírito da excelência acadêmica e da integração latino-americana!

Avante, UNILA!