Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Posicionamento da UNILA em relação à Estrada do Colono
conteúdo

Institucional

Posicionamento da UNILA em relação à Estrada do Colono

A Reitoria enviou um manifesto aos deputados paranaenses, destacando as principais preocupações da Universidade quanto a proposta em pauta no Congresso
publicado: 22/06/2021 15h53, última modificação: 22/06/2021 15h53

Nesta segunda-feira (21), a Reitoria da UNILA enviou ofício aos deputados da bancada paranaense manifestando preocupação com o Projeto de Lei nº 984/19 e alertando que o regime de urgência para aprovação compromete o debate desta importante pauta. O projeto pretende criar a categoria de Unidade de Conservação denominada Estrada-Parque e instituir a Estrada-Parque Caminho do Colono, que corta o Parque Nacional do Iguaçu.

O manifesto enviado aos deputados foi construído com apoio das áreas acadêmico-científicas que desenvolvem pesquisas relacionadas ao meio ambiente, inclusive dentro do próprio Parque Nacional do Iguaçu, destacando as principais preocupações sobre a proposta em pauta no Congresso. Dentre os pontos levantados, cinco temas são elencados: a preocupação com a preservação da biodiversidade, a importância estratégica do bioma como fonte de pesquisa em biodiversidade, a falta de dados que corroborem com a afirmação do impacto no trânsito das pessoas entre as cidades vizinhas ao Parque e a fragilização da legislação nacional de conservação a partir desta proposta.

Por fim, o documento destaca que a Universidade tem amplo conjunto de pesquisadores, bem como programas de pós-graduação nas áreas de Biodiversidade Neotropical, de Gestão Pública e de Economia, que podem contribuir com pesquisas de avaliação de impactos e também na construção de propostas alternativas para o desenvolvimento da região e seu entorno.