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Mensagem do Reitor

Texto faz parte do Relatório Integrado de Gestão, referente aos dados e ações de 2021.
publicado: 30/05/2022 14h00, última modificação: 14/06/2022 14h57

O ano de 2021 registrou esforços continuados da comunidade acadêmica da Universidade Federal da Integração Latino-Americana na busca por oportunidades de superação frente aos desafios impostos pelo segundo ano da pandemia. 

Foi um ano que deixou cicatrizes profundas no bojo de nossa instituição e de Foz do Iguaçu, para cuja sociedade apresentamos nossa solidariedade e apoio. Em 2021, infelizmente, ainda no primeiro semestre, o município ultrapassou a marca de 1.000 vidas ceifadas pela Covid-19. Todavia, foi também nesse ano que se iniciou a vacinação contra a citada enfermidade. Era a resposta da ciência frente à enfermidade que surpreendeu a humanidade no ano de 2020.

Iniciada a vacinação, os(as) trabalhadores(as) da educação superior passaram a constituir grupo prioritário à imunização, o que viabilizou a paulatina retomada de suas atividades presenciais. Sempre pautada em dados epidemiológicos, a Universidade liberou progressivamente acessos a seus prédios para atividades de pesquisa, para atividades práticas de ensino e para atividades administrativas. Já em dezembro de 2021, determinou que, no ano seguinte, todas as atividades universitárias, obedecidas as regras vigentes de segurança sanitária, poderiam ser presenciais. 

O ano de 2021, portanto, foi o ano em que a instituição iniciou o processo de resgate da Universidade como ambiente de convivência social. Embora nunca tenha paralisado por completo seus trabalhos acadêmicos e administrativos, os quais foram mantidos graças a avanços tecnológicos com os quais sua comunidade aprendeu a conviver, a efervescência da vida universitária esteve impactada desde março de 2020. O contato humano pelos corredores, bem como as trocas de experiências em eventos presenciais e em conversas informais, havia sido substituído pelo contato frio mediado pelas telas. Com a retomada da presencialidade, a vida retorna ao campus, as trocas de experiências se reavivam, os movimentos estudantis voltam a pulsar e a Universidade volta a ser o palco de debates que ajudam a consolidar a consciência crítica que tanto lutamos para que impere em nossa sociedade. 

Conquanto 2021 tenha sido o ano de renascimento do pulsar cotidiano do ambiente universitário, a pandemia não foi, nele, superada. Por assim sê-lo, a UNILA manteve parcerias fundamentais com o Poder Público municipal, cujo escopo foi o combate ao coronavírus. Cumprindo objetivos que lhe são outorgados em seu Estatuto  mormente pelo art. 6º, inciso II, daquele instrumento , a UNILA estabeleceu cooperações que foram capazes de corroborar com o desenvolvimento regional e com o avanço científico, bem como responder às demandas de interesse social. A título de exemplo, citem-se duas parcerias que propiciaram frentes estratégicas de enfrentamento do coronavírus. Destaca-se a atuação da Universidade na testagem de PCR junto ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck e a compilação e organização dos dados epidemiológicos da região, ações que destacaram Foz do Iguaçu no que tange à testagem e à apresentação de dados de previsão e controle da pandemia.

Momento de renascimento da convivência universitária e de não arrefecimento das parcerias para o combate à pandemia, o ano de 2021 foi, também, para a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, tempo de grandes e sonhadas conquistas, as quais se passam a expor, resumidamente, abaixo.

Infraestrutura física 

Em termos de infraestrutura física, os avanços serão, para sempre, um marco na história da Universidade. A UNILA inaugurou suas primeiras construções próprias e, depois de intensas negociações, aprovou, em seu Conselho Universitário, convênio para a solução do Acórdão TCU-Plenário 1.339/2017. Ademais, aprovou, também em seu Conselho Universitário, a construção de uma edificação de alta eficiência energética com balanço anual de consumo de energia próximo à zero. A edificação em pauta será aberta ao público e sua construção advirá de parceria com a Eletrobras. 

Com a primeira construção entregue, qual seja o alojamento estudantil, que conta, também, com espaços para atividades culturais e de lazer, a UNILA cumpre compromisso estabelecido no objetivo 15.3 de seu Plano de Desenvolvimento Institucional. A obra entregue compõe o Campus Integração, cuja pedra fundamental foi lançada em 2020 e no qual espaços acadêmicos estão em edificação. O alojamento conta com 144 (cento e quarenta e quatro) apartamentos e capacidade para 288 alunos(as), além de cozinha, lavanderia e espaços de convivência. O auditório do espaço já foi palco de momentos institucionais marcantes, como cerimônias de colação de grau, aulas inaugurais e reuniões de planejamento sobre a retomada presencial das atividades acadêmicas da Universidade. Com a entrega, coloca-se em funcionamento importante ferramenta de permanência para discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e se estabelece mais um elemento para que a UNILA, nos termos do art. 6º, inciso XII de seu Estatuto, garanta condições de permanência ao corpo discente.  

Em se tratando do convênio para solução do Acórdão TCU-Plenário 1.339/2017, se futuramente aprovado por Conselho de Itaipu Binacional e, posteriormente, pela Presidência da República, a parceria possibilitará que as atividades finalísticas institucionais estejam, em sua quase totalidade, abrigadas em sedes próprias, representando economia significativa em aluguéis e, por conseguinte, possibilitando o alargamento da aplicação de recursos em atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. No quadro abaixo, coloca-se em perspectiva cálculos de vantajosidades financeiras presentes em plano de trabalho construído para o acordo.  

Quadro 1: Perspectivas de vantagens financeiras com a parceria.

 

 

Valor efetivamente pago à empresa executora das obras protetivas.

Avaliação realizada em outubro de 2019, de acordo com a norma brasileira para avaliação de bens imóveis – NBR 14.653 da ABNT. Descontado o valor do terreno, fruto de doação anterior de Itaipu à UNILA.

Descontados os custos de administração da PARANACIDADE.

Estimativa com base nos contratos atuais vigentes.

Cenário sem a implantação do objeto: simples extrapolação dos valores estimados para 2021, sem incidência de correções monetárias dos próximos anos.

Cenário com a implantação do objeto: descontados os custos de aluguel e serviços mantidos até a conclusão do objeto do convênio (51 meses).

Economia total em aluguéis, menos a previsão de custos em serviços.

  

 

Com a aprovação da alienação de seu campus inacabado, projetado por Oscar Niemeyer, a Instituição dá um passo crucial para a consolidação de sua infraestrutura física (objetivo 33 do Plano de Desenvolvimento Institucional), bem como edifica alicerces para que seus estudantes, quando concluída a construção recebida em contrapartida à alienação, contem com espaços acadêmicos e de convivência adequados, cumprindo-se mais um compromisso presente em Plano de Desenvolvimento Institucional (Objetivo 15.3). 

Sobre a construção de edificação de alta eficiência energética, pretende-se, com ela, fomentar a pesquisa na área, incentivando a indústria nacional na produção de novas tecnologias. Igualmente, intenta-se demonstrar a viabilidade de construções caracterizadas, concomitantemente, pela economia energética e pela confortabilidade. A construção está orçada em aproximadamente R$ 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil reais), dos quais R$ 994.000,00 provêm do aporte da Eletrobras e pouco mais R$ 600.000,00, da complementação do aporte realizado pela UNILA.  

Há de se registrar que todas as edificações citadas, quais sejam o alojamento estudantil e suas construções anexas; as torres que advirão com o convênio que aliena o campus projetado por Oscar Niemeyer; e o projeto de construção para visitação pública oriundo de parceria com a Eletrobras, prezam pela sustentabilidade e pelo bem-estar apregoados na seção 6.3 do Plano de Desenvolvimento Institucional. Os projetos estimam o conforto do usuário e a diminuição de resíduos e do consumo de materiais e de energia, com atenção à escolha de tecnologias de baixo consumo energético e de baixo impacto ambiental. 

A estratégia acima, adotada pela Secretaria de Implantação do Campus, responsável pelas obras da Universidade, busca novas formas de pensar os ambientes acadêmico e administrativo, prioriza a arquitetura racional, inclusiva, sustentável e funcional, em detrimento de projetos monumentais. A concepção do novo Campus Integração, cujas obras foram retomadas a partir de nova licitação realizada em 2021, certamente está pautada nesta filosofia.

Laboratórios 

Sobre as atividades acadêmicas em laboratórios, desde agosto de 2020, elas passaram à presencialidade. A UNILA, para tanto, garantiu logística à realização das atividades com a segurança sanitária. Em 2021, somaram-se 1.780 alunos(as) atendidos (as) presencialmente. Em relação aos investimentos da Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico para os laboratórios, foram executados R$ 1.490.894,06. Destes, R$ 1.361.206,06 foram utilizados na aquisição de materiais de consumo, reagentes, equipamentos e contratação de serviços especializados. 

Ademais, foi realizada adequação na unidade Jardim Universitário para instalação do equipamento Espectrômetro de Absorção Atômica da marca PerkinElmer, adquirido com recurso Finep em 2017 (R$ 208.329,33) e que faz parte do parque tecnológico da instituição. O espaço recebeu tubulação de gases analíticos e sistema de exaustão especial. No momento, a instituição aguarda a finalização da instalação oficial e o treinamento por parte do fornecedor.

Acesso e permanência estudantil: inclusão e sucesso 

A UNILA, já em seu Estatuto, apregoa a necessidade de igualdade de acesso e de condições de permanência. Em 2021, foram estabelecidos avanços no que concerne aos pontos destacados. 

Após debates com representações de pessoas com deficiência, bem como com representações de ativistas de gênero, de questões étnico-raciais e de refugiados e portadores de visto humanitário, concluiu-se a construção de uma política de ações afirmativas que, brevemente submetida ao Conselho Universitário, trará consigo a obrigatoriedade de que todas as atividades universitárias, em diferentes frentes, avancem em ações que viabilizem o ingresso, a permanência e o consequente sucesso de pessoas pertencentes a grupos historicamente alijados da sociedade e, por conseguinte, do ensino superior (objetivo 14 do PDI e art. 6º, inciso XIII do Estatuto). 

Também no ano de 2021, a UNILA aprovou regras que passaram a balizar os programas de pós-graduação na adoção de cotas em seus processos seletivos para ingresso e, em se tratando de graduação, tornaram mais clara e eficiente a organização de bancas de seus processos seletivos. As ações em questão se ligam ao objetivo 26 do PDI.

Destaque-se que, hoje, a UNILA conta com 2.524 estudantes declarados pretos ou pardos, 190 estudantes declarados indígenas e 1.087 estudantes considerados de baixa renda.  

Preocupada com a permanência estudantil, a UNILA, em 2021, não apenas inaugurou seu já citado alojamento estudantil como manteve a marca, atingida em 2020, de maior número histórico de editais para oferta de assistência estudantil disponibilizados à comunidade acadêmica. Por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, chegou-se ao total de 100% (cem por cento) de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, nacionais e internacionais, assistidos em alguma modalidade de assistência estudantil. Em um período de escassez de recursos, a marca aponta para o esforço institucional em redirecionar valores para o bem-estar dos(as) discentes. Foram 1.087 estudantes beneficiados com um ou mais auxílios estudantis. 

Cabe destacar que, durante 2021, a UNILA desenvolveu projetos de permanência estudantil nos segmentos de ações afirmativas, de alimentação, de cultura, de esporte, de saúde física e mental, de estilo de vida e linguística. Abaixo, dados acerca das ações desenvolvidas. 

Editais publicados entre 2020/2021:

1. Edital de Auxílio Emergencial: 188 estudantes;
2. Edital de Auxílio Temporário: 170 estudantes;
3. Edital de Alunos Conectados: 101 estudantes;
4. Edital de Inclusão Digital (três ciclos/três editais): 362 estudantes (alunos de graduação e de pós-graduação);
5. Edital de Inclusão Social: 110 estudantes;
6. Edital de auxílio-creche: com fluxo de entrada permanente;
7. Edital Chip alunos conectados (2 editais em 2020);
8. Edital de Inclusão Social: 186 estudantes;
9. Edital de Alunos Conectados: 115 estudantes;
10. Edital de Inclusão Digital (celulares): 265 estudantes;
11. Edital de Inclusão Digital (pós-graduação): 12 estudantes ;
12. Edital de Inclusão Digital Internet (com apoio do ILAACH);
13. Edital Chip Alunos Conectados;
14. Edital permanente de alimentação;
15. Chamada pública de apoio a projetos de permanência estudantil nos segmentos de ações afirmativas, segurança alimentar, esportes, saúde, tutoria cultural ou linguística;
16. Auxílio-creche: permanente;
17. Edital de reinserção de veteranos aos auxílios estudantis;
18. Chamada de Dignidade Menstrual;
19. Chamada de Indígenas e Refugiados;
20. Edital do Alojamento;
21. Edital de Apoio ao TCC;
22. Edital de Auxílio Promoção da Inclusão Social pela Educação;
23. Edital de Apoio Pedagógico: PRAE/ILAESP.

Também em prol da permanência estudantil, foi implantado o Regime de Acompanhamento do Desempenho Acadêmico (RADA). Aprovado pela Comissão Superior de Ensino, o RADA tem como objetivos realizar o acompanhamento do desempenho acadêmico dos discentes que apresentam dificuldades para a integralização curricular em cursos de graduação, a fim de oferecer assistência acadêmica e amenizar os riscos de cancelamento de programa; propor ações de apoio aos discentes, ao longo do seu processo formativo, para concretizar a política de permanência dos discentes nos cursos de graduação e a formação de qualidade; orientar o percurso desses discentes quanto ao currículo do curso e a matrícula, para amenizar os riscos de retenção e evasão; e identificar problemas e dificuldades que afetam o desenvolvimento na vida acadêmica, e realizar encaminhamentos possíveis. Aliadas ao RADA, em 2021 foram aprovadas, também pela Comissão Superior de Ensino, regras e procedimentos para dilação do prazo máximo de integralização dos cursos de graduação a discentes jubilandos. Para a aprovação da dilação de prazo, o(a) discente deverá receber um plano de estudos indicando as estratégias para a integralização do curso. Essas duas iniciativas devem trazer uma colaboração mais próxima entre a Pró-Reitoria de Graduação e as unidades acadêmicas, no desenvolvimento pedagógico e nas ações voltadas à permanência e sucesso na integralização dos cursos de graduação da UNILA. 

A UNILA consolidou, também, o setor de acompanhamento pedagógico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Essa ação foi fundamental para diminuir a retenção e a evasão de discentes beneficiados por algum tipo de auxílio estudantil, planificando e construindo importantes indicadores sociais e pedagógicos que permitem atuar na prevenção da evasão. Em termos gerais, pode-se afirmar que houve uma diminuição de 11% para 6% do alto risco de evasão dentro os(as) bolsistas e a minoração de 19% para 11% do risco médio de evasão entre aqueles(as) que foram contemplados(as) com auxílios estudantis.

No período de pandemia, muitos foram os sofrimentos pelos quais passaram a população. Os(As) estudantes da UNILA, nesse contexto, receberam especial atenção da Universidade. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis coordenou grupo de trabalho que objetivou o acompanhamento de discentes em risco social durante tempos de Covid-19. A ação permitiu o acompanhamento e a escuta por especialistas aos discentes afetados pela pandemia.

Somam-se aos avanços logrados no ano de 2021, os amplos debates construídos com a comunidade estudantil, por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil. Dentre eles, destacam-se os seminários realizados para a construção da Política de Assistência Estudantil e os encontros para a estruturação do orçamento destinado àquela pasta. 

Acompanhar os(as) egressos e, por conseguinte, cumprir o objetivo 27 do PDI também faz parte das preocupações de autoavaliação dos procedimentos que a UNILA mantém. Assim sendo, em 2021, a Universidade finalizou a constituição de sua política de egressos, que deverá ser submetida ao Conselho Universitário. Para que possa colocar em prática a política elaborada e, futuramente, aprovada pelo CONSUN, alguns trabalhos foram previamente desenvolvidos.

Novamente abordando a constituição de políticas, cabe mencionar os avanços da política linguística da Universidade. Por solicitação da Reitoria, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Lingua(gem) e Interdisciplinaridade constituiu proposta de política linguística, que, após debatida com a comunidade, será levada à apreciação de órgão colegiado máximo da Universidade. O cumprimento do Objetivo 15 do PDI, certamente, colaborará para o respeito cultural em nossa Universidade e, por conseguinte, com a permanência e sucesso estudantis. 

Gestão de Pessoas

O período institucional descrito no Relato Integrado de Gestão traz também a lume ações fundamentais levadas a cabo pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Enquanto perdurou o trabalho remoto, foi possível destacar o aprimoramento dos relatórios para acompanhamento das atividades remotas, a integração do controle de frequência com o SIAPE, o dimensionamento de pessoal técnico e docente, inclusive com a implementação de modelos de análise que servirão como base para a implementação de fórmulas automatizadas de sistemas eletrônicos vigentes na UNILA (SIGRH e SIGAA), além de avanços em processos de redistribuição e movimentação. Paralelamente, a PROGEPE propôs revisão de resoluções institucionais de concurso público e afastamento docente que se encontram em trâmite nos órgãos colegiados.

Não obstante as limitações orçamentárias e normativas superiores à instituição, a atuação estratégica permitiu a abertura de 5 editais de concursos públicos para provimento de cargos do magistério superior. Foram 13 cargos concursados, distribuídos em 11 áreas/subáreas do conhecimento, para os quais se apresentaram 339 candidatos inscritos. Além disso, a UNILA contratou 23 professores substitutos, 24 professores visitantes, 12 estagiários e tramitou 30 processos de redistribuição, dos quais 24 resultaram em publicações de redistribuição no Diário Oficial da União. 

Destaca-se, ainda o grande interesse dos servidores em qualificação, com crescimento de quase 20% de inscritos em capacitações, em comparação com o ano anterior, totalizando 487 inscrições. 

Hoje, a UNILA conta com 950 servidores públicos federais, de 16 nacionalidades. São 92% de servidores brasileiros e, dentre os internacionais, 80% são de origem latino-americana e 20% de origem europeia. Servidores(as) e discentes integram na Universidade uma comunidade vibrante e pujante de quase 7.000 pessoas que, diariamente, constroem uma instituição de excelência, com missão integracionista. Comunidade dinâmica, resiliente e criativa que se reinventou para o enfrentamento da pandemia, que retomou as atividades presenciais com energia revigorada, com esperança renovada, com espírito institucional resoluto, desejosa de seguir firme, contribuindo com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina.

Quadro 2: Força de trabalho

Ensino

Nas atividades de ensino é mister relembrar que, malgrado a pandemia, a Universidade nunca parou. Após a suspensão das atividades presenciais nos prédios da UNILA, em pouco tempo a Pró-Reitoria de Graduação levou à apreciação da Comissão Superior de Ensino proposta de regulamentação para o Ensino Remoto Emergencial. Gradativamente, com a liberação parcial de acesso aos espaços institucionais, as aulas práticas foram retomadas. Já são 161 Componentes Curriculares presenciais ofertados desde então. O ano de 2021 findou com 5.889 vagas ocupadas, sendo 4.056 por brasileiros e 1.723 por estudantes internacionais. Dentre eles estão 51 estudantes indígenas e 59 refugiados e/ou portadores de visto humanitário. 

No ano de 2021, a Universidade registrou 1.146 ingressos de estudantes de graduação. Hoje a instituição conta com alunos de graduação oriundos de 35 nacionalidades, que aqui recebem sólida formação técnica, associada a profunda formação humanística e cidadã. A UNILA é a universidade mais internacional do Brasil, e segue consciente de sua missão e responsabilidade social, integrando, por meio do ensino, da língua, da ciência e da cultura, os povos da América Latina e Caribe. 

A pós-graduação também seguiu firme no período pandêmico. Com aulas teóricas em modelo remoto e com a liberação dos laboratórios da instituição para a realização de atividades de pesquisa, ela alcançou, em termos quantitativos, no ano de 2021 o ingresso de 189 discentes regulares em cursos de pós-graduação stricto sensu, de 16 nacionalidades, alçando-se o total de 489 matrículas. No mesmo período, 77 discentes concluíram seus cursos. Já na pós-graduação lato sensu, foram ofertados 7 cursos de especialização e 1 programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Neles, ingressaram 192 discentes, o que resultou em um total de 399 matrículas ativas ao final do ano. 

No ano de 2021 a UNILA avançou também na consolidação de sua Política de Educação a Distância, atendendo ao item 15.8.4 de seu Plano de Desenvolvimento Institucional. Com a missão de contribuir para o aprimoramento da educação superior com excelência e compromisso social, a Educação a Distância na UNILA vem alinhada à missão institucional de democratização da Educação Superior pública, de promoção da equidade socioeconômica local e regional, e de integração solidária dos países latino-americanos e caribenhos. Esta importante ferramenta institucional propiciará a expansão da oferta de cursos, promovendo interiorização e internacionalização dos programas institucionais de ensino, pesquisa, extensão e capacitação.

Sublinhe-se, ainda, como avanços importantes para o ensino, aqueles relacionados ao funcionamento do Colegiado Acadêmico do Ciclo Comum de Estudos. No ano de 2021, em consonância com o processo de institucionalização do Ciclo Comum, foi aprovada pelo Conselho Universitário nova resolução que reviu o funcionamento do Colegiado Acadêmico do Ciclo Comum, incluindo sua composição, abrindo representações para os Institutos Latino-Americanos e definindo as atribuições do Colegiado para o cumprimento de sua competência de coordenação acadêmica do Ciclo Comum de Estudos. Subsequentemente, e atendendo à nova normativa, o Colegiado Acadêmico do Ciclo Comum foi restabelecido na UNILA. Tratam-se de trabalhos pertinentes ao cumprimento do Objetivo 15.8.7 do planejamento estratégico da Universidade. 

Em relação às licenciaturas, cujo fortalecimento está previsto na seção 15.8.1 do PDI, destacam-se as tratativas com o Núcleo Regional da Educação e o desenvolvimento do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP) em colégios da rede pública estadual no município. No âmbito do Fórum das Licenciaturas, que é uma instância organizacional permanente com o objetivo de integrar, articular e promover a política de formação docente da educação básica na UNILA, destacam-se os Grupos de Trabalho BNC - Formação, que analisa e discute a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para Educação Básica, e o Grupo de Trabalho de Curricularização da Extensão, que analisa a implementação das Diretrizes para Extensão na Educação Brasileira. Some-se ainda a realização do 5º Seminário das Licenciaturas - Práticas Pedagógicas em tempo de pandemia: relatos de experiências, evento que fez parte da programação da 3ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNILA.

Inovação, Pós-graduação e Pesquisa

Na UNILA, durante o ano de 2021, existiram significativos avanços estruturantes e normativos na pesquisa e na inovação. Foram consolidadas políticas fundamentais, capitaneadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. O Conselho Universitário aprovou a Política de Inovação, regulamentou a proteção dos direitos de propriedade intelectual, a prestação de serviços remunerados em atividades voltadas à inovação e regulamentou critérios para o compartilhamento e permissão de uso da infraestrutura. Adicionalmente, o reconhecimento da importância da pesquisa foi reiterado pela aprovação no Conselho Universitário da criação do Prêmio de Excelência Acadêmica, Científica e Tecnológica, e do Prêmio Tese e Dissertação, além da aprovação da Política de Periódicos da UNILA. Em 2021, a UNILA requereu 7 patentes em parceria com outras instituições, além das 4 patentes já publicadas.

Na pós-graduação, nível de ensino intimamente relacionado ao desenvolvimento da pesquisa, foi aprovada pelo Conselho Universitário a política de pós-graduação e o Programa de Bolsa Institucional (PROBIU). O PROBIU concede bolsas de estudos para discentes regularmente matriculados em programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu da UNILA, de forma a permitir que estudantes se dediquem de forma integral ao desenvolvimento de suas pesquisas. 

No que diz respeito ao fomento, foram investidos com recursos da PRPPG/UNILA no ano de 2021 R$ 797.540,48  para a pesquisa (para o(a) pesquisador(a) e bolsa de iniciação à pesquisa) e R$ 1.888.448,53 para a pós-graduação (para os Programas de Pós-Graduação e bolsas de Mestrado e Doutorado), totalizando mais de 2,68 milhões de reais. Registre-se, ainda, a educação a distância, área na qual se destaca a aprovação do curso de especialização em Gestão em Saúde, integrante do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP). 

Ainda em relação à pesquisa, no ano de 2021, a UNILA consolidou o processo de institucionalização do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), que foi instituído anteriormente à própria lei de criação da Universidade. O Conselho Universitário aprovou o Regimento Interno do IMEA, sua política científica e seus programas estruturais, voltados ao fomento e desenvolvimento de estudos avançados em diferentes áreas do conhecimento. No mesmo ano de aprovação dos programas, o IMEA já procedeu a aplicação de quase 200 mil reais em fomento aos pesquisadores da instituição.

A UNILA, com as ações expostas, buscou o cumprimento de compromissos estabelecidos no Objetivo 15.6 de seu PDI. 

Extensão e cultura

As atividades de extensão constituem a mais célere e impactante forma de alcance e diálogo institucional com a comunidade que a cerca. É por meio da extensão universitária que a universidade penetra no tecido social e faz avançar seu papel transformador da realidade, tirando de seus muros o ensino e a pesquisa. 

Atenta à relevância da temática, a UNILA aprovou, em 2021, em seu Conselho Universitário, a Política de Extensão, marco regulatório fundamental para a consolidação da área na instituição. Ao longo do mesmo ano, a Pró-Reitoria de Extensão conduziu intenso trabalho com os cursos de graduação da UNILA, num esforço institucional para avançar na curricularização da extensão. Ademais, a comunidade acadêmica manteve ativas 276 ações de extensão, das quais 183 foram realizadas com fomento. Essas ações estiveram voltadas para o cumprimento dos objetivos 20 a 24 do PDI. 

A temática da cultura também recebeu atenção especial, destacando-se a criação do Museu Digital da UNILA, ação que envolveu discentes, técnico-administrativos(as) em educação e docentes, culminando na construção de uma plataforma que tem por objetivo preservar a memória cultural e valorizar a produção científica, tecnológica e cultural. 

Também em 2021, foram realizadas discussões para a constituição da política de cultura da UNILA, mais uma vez, portanto, trabalhou-se para o cumprimento de planejamento estratégico (objetivo 24 do PDI).

Internacionalização e parcerias nacionais

A missão internacionalista da UNILA também se consolida por meio da execução de acordos. Em 2021, parcerias foram firmadas com a Universität Hamburg, da Alemanha, a Universidad Nacional de Avellaneda (UNDAV), da Argentina, o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia (MESCYT) da República Dominicana e a Universidad del Cauca (UNICAUCA), da Colômbia. Tais ações promoveram intercâmbio de discentes, de caráter amplo, na graduação e na pós-graduação, bem como intercâmbio de docentes. Com os acordos referidos, avança-se em relação ao cumprimento do Objetivo 15.8.3 do PDI. 

Imagem institucional

No ano de 2021, por meio da Secretaria de Comunicação Social, a imagem institucional foi ativamente trabalhada (objetivos da seção 15.3 do PDI) com a finalidade de dar ampla visibilidade às ações da Universidade. Foram mais de 200 eventos divulgados e quase 200 matérias produzidas. Registrou-se aumento expressivo do números de usuários conectados ao portal institucional, saltando de 283 mil em 2020, para 425 mil em 2021. Igualmente, registrou-se aumento nas interações nas redes sociais. No Facebook, o total de reações passou de 200 mil em 2020 para 318 mil em 2021, e de 2 milhões para 2,8 milhões no mesmo período, para o Instagram. Dados que demonstram o amplo interesse que a UNILA tem despertado na sociedade nacional e internacional.

Custos e contratos 

A UNILA é uma autarquia federal brasileira com missão internacional que pauta suas atividades nos melhores modelos de governança pública, sempre em busca da excelência institucional no ensino, na pesquisa, na extensão,  na assistência estudantil e na gestão. Nesse caminho, foi reconhecida em um importante ranking de desempenho em contabilidade de custos. Alçou a terceira colocação entre as universidades federais. O reconhecimento consta no último Relatório Foco em Custos, publicado em maio de 2021. O Relatório destaca a atuação das instituições a partir de 4 indicadores que compõem o ranking de desempenho – Regularidade, Dispersão, Personalização e Economicidade. 

Com o objetivo de contribuir com o controle social por meio da transparência, a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças criou o Painel Contábil Financeiro, desenvolvido pela Coordenadoria de Contabilidade e Finanças, onde são apresentados os principais relatórios produzidos no âmbito das atividades de Contabilidade e Finanças da Universidade, tais como contas a pagar, pagamentos efetuados, execução de convênios, demonstrações contábeis, entre outros. Este painel, além de cumprir com objetivo de contribuir com o controle social, também tem como objetivo subsidiar o processo de tomada de decisão da gestão da Universidade. 

Também foi desenvolvido um Painel de Custos referente aos custos da Universidade. Nesse painel é apresentada uma síntese das informações de custos apuradas, detalhadas por itens de despesa, macrounidades e atividades finalísticas, evidenciando com maior clareza os recursos consumidos na Universidade. 

No decorrer da pandemia, a UNILA foi desafiada a redimensionar contratos de prestação de serviços. Dentre eles, destacam-se os serviços de limpeza, segurança, jardinagem, transporte e manutenção predial. Ajustar os gastos institucionais às demandas, em um cenário estocástico que limitou sobremaneira a capacidade preditiva, foi um desafio cumprido com êxito pela instituição. Embora tenham existido limitações orçamentárias, houve, na medida do possível, atendimento de demandas e não se permitiu a ocorrência de gastos não fundamentais dos limitados recursos públicos.

Planejamento e governança

Também, a partir de 2021, a UNILA avançou em termos de planejamento e governança. A Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças direcionou seus esforços em manter em pleno funcionamento suas atividades visando, principalmente, atender com rapidez, eficiência e qualidade, as demandas da parte orçamentária e financeira advindas das macrounidades, as quais precisaram se adaptar à nova realidade imposta pela pandemia de Covid-19, e a implementar ações visando à concretização da Governança Institucional em atendimento ao Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017. 

Em relação às ações de Planejamento e Governança, a PROPLAN, por meio do Departamento de Planejamento Estratégico (DPE) deu sequência em 2021 ao seu trabalho de desdobramento tanto do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019-2023 quanto do Plano de Gestão -  PG referente aos anos de 2020-2023. Esses desdobramentos foram realizados nos Planos de Desenvolvimento das Unidades – PDUs (disponíveis em planilhas eletrônicas hospedadas no Google Drive), que concentram as ações planejadas pelas macrounidades para cada exercício e vinculados aos objetivos estratégicos da Universidade. O acompanhamento das ações vem sendo feito trimestralmente pelo DPE, assim como reuniões de alinhamento e esclarecimento, as quais continuaram acontecendo ao longo do ano de 2021.

Em paralelo foram desenvolvidos os seguintes projetos:

(a) Monitoramento do PDI e PG com dashboard, visando à sistematização para o acompanhamento em tempo real, subsidiando os gestores na tomada de decisão; 

(b) Mapeamento de Processos, avançando para aproximadamente 195 subprocessos analisados, homologados e publicados no Portal de Processos

(c) Gestão de Riscos, onde foi testado e definido o método, bem como realizado o estabelecimento do contexto e a primeira identificação dos eventos de risco, visando à elaboração do primeiro Plano de Gestão de Riscos para 2022; 

(d) Programa de Integridade, monitoramento e atualização do status; 

(e) Apoio à implementação do Programa de Gestão de Teletrabalho, a partir do segundo semestre/2021. O DPE está auxiliando a PROGEPE e o Gabinete da Reitoria na elaboração de metodologia para mensuração do programa de gestão de Teletrabalho conforme orientações constantes na IN 65/2020; 

(f) Capacitações, no ano de 2021. Com o objetivo de capacitar os servidores envolvidos nos diversos projetos coordenados pelo DPE, foram contratados cursos in company nas temáticas de Elaboração de Indicadores Institucionais e Gestão de Riscos para Instituições Públicas e promovido um curso interno de capacitação sobre Gestão de Processos e utilização do software Camunda;

(g) Avaliação Institucional por Indicadores de Desempenho. Em parceria com a Coordenadoria de Informação e Regulação Institucionais, em 2021 iniciou-se este projeto com o objetivo de instrumentalizar os(as) gestores(as) da UNILA para a tomada de decisões mais assertivas. O primeiro passo foi a promoção de formação de servidores na temática. Em seguida, deu-se início à produção dos primeiros indicadores de desempenho institucional. Os próximos passos, por sua vez, envolvem a elaboração de documentos institucionais norteadores que irão balizar o uso da ferramenta na instituição.

(h) Adesão ao Programa de Apoio à Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov) do Ministério da Economia, instituído pelo decreto 10.382/2020. O programa objetiva avaliar e modernizar a gestão estratégica dos órgãos integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e, com isso, o Ministério da Economia espera otimizar a implementação de suas políticas públicas, conferir mais eficiência ao gasto público e entregar mais valor à sociedade. 

Há de se registrar que, em termos de produção de dados e de transparência, a UNILA pode citar evoluções que marcaram o ano de 2021. Como exemplo, temos a elaboração de um painel que integra dados e informações do ensino de graduação e pós-graduação, disponibilizados por meio de uma ferramenta que possibilita a interação com os dados apresentados. Este painel será ampliado significativamente em 2022 e passará a comportar, também, dados e informações sobre extensão, pesquisa, assistência estudantil e internacionalização, bem como os indicadores de desempenho institucional. Ademais, para melhor refletir a funcionalidade, o painel, anteriormente denominado “UNILA em números”, em 2022 passa a ser denominado “Painel Integrado de Indicadores e Informações Institucionais”. Ainda na temática da transparência, é imprescindível mencionar como a UNILA, em 2021, galgou no cumprimento de obrigações determinadas pela Controladoria-Geral da União. Dos 49 itens e subitens da Transparência Ativa estabelecidos no Decreto nº 7.724/2012, a UNILA atingiu a marca de 47 itens cumpridos em 2021. Estas são ações que permitiram avanços robustos nos objetivos 15.1.2, 15.1.3, 15.1.4 e 15.1.5 do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Registramos aqui apenas os mais destacados avanços da Universidade Federal da Integração Latino-Americana no ano de 2021. Mais detalhes sobre eles e sobre outras conquistas de nossa Universidade estão no Relatório Integrado de Gestão. Sobre o documento, registre-se sua fidedignidade, precisão e completude no que concerne à realidade de 2021 da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.