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Gestão de pessoas

Em 2021, a PROGEPE teve como principais objetivos a normalização do quadro de pessoal e a aproximação com a comunidade acadêmica.
publicado: 30/03/2022 15h22, última modificação: 31/03/2022 14h05

Responsável pelo planejamento, desenvolvimento, seleção e controle de pessoal, bem como pela promoção da saúde, segurança no trabalho e qualidade de vida dos servidores, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) dedicou, em 2021, grande energia com vistas à normalização do quadro de pessoal e aproximação com a comunidade acadêmica.

A pandemia e, sobretudo, as alterações nas regras para contratação de servidor efetivo e as limitações orçamentárias dificultaram a reposição do quadro de servidores da UNILA, tanto de técnico-administrativos em educação quanto de professores do magistério superior. Ao longo dos anos recentes, isso se traduziu em uma redução no quadro geral de servidores, ao mesmo tempo em que a demanda gerada pelo desenvolvimento da UNILA aumentou.

Em virtude da Lei Complementar nº 173/2020, que vedava a contratação de pessoal até 31 de dezembro de 2021, ressalvadas as reposições de cargos, a PROGEPE enveredou esforços em realizar redistribuições de servidores para minimizar a redução do quadro de pessoal. Levando em conta apenas o ano de 2021, foram tramitados 30 processos de redistribuição, dos quais 24 resultaram em publicações de redistribuição no Diário Oficial da União. Ainda assim, ao longo dos últimos dois anos, o decréscimo no quadro de pessoal foi de um servidor a cada quatro semanas. 

Como resposta paliativa à redução do número de professores, a UNILA assinou 23 contratos de professores substitutos e 24 de professores visitantes. Consequentemente, houve um contingenciamento da disponibilização de vagas de professores substitutos para que os docentes da instituição participassem de programas de pós-graduação ou pós-doutorado.

Entretanto, a PROGEPE almejava realizar concursos públicos. Ao final do ano, com a proximidade da queda da vedação de contratação de pessoal, em vigor havia mais de 18 meses, foram abertos cinco editais de concursos públicos para provimento de cargos do magistério superior, englobando um total de 13 cargos distribuídos em 11 áreas/subáreas do conhecimento. Os provimentos dos cargos foram concluídos no primeiro trimestre de 2022, objetivando reforçar o quadro docente para o início do semestre letivo da graduação.

Para 2022, apesar do tempo exíguo imposto pelo ano eleitoral, a Pró-Reitoria almeja conduzir mais concursos públicos para provimento de cargos efetivos, tanto de professores quanto de técnico-administrativos, além de prosseguir com os processos de redistribuição que estão em andamento.

E a PROGEPE quer se aproximar cada vez mais da comunidade universitária. A Pró-Reitoria esteve presente no combate à pandemia de Covid-19, bem como entrou nas residências de centenas de servidores por meio das 12 ações de saúde e bem-estar e das 28 ações de capacitação interna, com destaque para os cursos mais procurados: “Conhecer, praticar e conectar as Ferramentas Educacionais Digitais” e “Espanhol básico”. Isso denota o esforço para manutenção da qualidade do ensino, ainda que em modalidade remota, e o caráter bilíngue da UNILA. Ao mesmo tempo, preocupados com o desenvolvimento da carreira, o setor alertou individualmente cerca de 20% dos servidores que estavam com promoções/progressões em atraso.

No final de 2021, a PROGEPE ainda esteve dedicada a ampliar a comunicação com a comunidade acadêmica. Observando a mudança de comportamento da comunidade, que busca cada vez mais o atendimento por meio de conversas instantâneas, a Pró-Reitoria iniciou um projeto-piloto de atendimento centralizado por WhatsApp. Agora, por meio do número (45) 3522-9698, já é possível receber esclarecimentos sobre temas da Gestão de Pessoas.

Por fim, a Pró-Reitoria aproveita para lançar o Manual Virtual do Servidor da UNILA, criado por toda a equipe da PROGEPE para facilitar o acesso às informações mais procuradas pelos servidores. Esse canal mais descontraído permite a interação por meio de perguntas e respostas em forma de texto ou até vídeo, e serve de direcionamento para as páginas oficiais de informação. E a PROGEPE conta com vocês para aprimorar esses novos serviços!