Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Coletivo de estudantes paraguaios e Reitoria discutem gestão de bolsas do PTI-PY

No dia 17 de outubro, discentes do Coletivo de Estudantes Paraguaios da UNILA reuniram-se com a Vice-Reitoria e a PROINT
publicado: 01/11/2019 13h36, última modificação: 01/11/2019 13h36

No dia 17 de outubro, discentes do Coletivo de Estudantes Paraguaios da UNILA reuniram-se com a Vice-Reitoria e a Pró-Reitoria de Relações Internacionais – PROINT. O grupo surgiu da necessidade da existência de uma rede de apoio e representação dos estudantes paraguaios na UNILA.

Na reunião, intermediada e acompanhada pelo professor Aníbal Orué Pozzo, os estudantes destacaram a importância da Universidade Federal Latino-Americana para suas experiências pessoais e para sua sociedade, destacando-a não apenas como uma instituição de formação profissional, mas como uma entidade que contribui diretamente com o desenvolvimento da região em múltiplas esferas.

Dentre as principais discussões do encontro, esteve o convênio para financiamento de bolsas por parte do PTI-PY, o qual, infelizmente, não foi efetivado neste ano. Os estudantes paraguaios solicitaram uma gestão junto às novas diretivas do PTI-PY e da própria Itaipu margem direita, com o objetivo de sensibilizar as instituições sobre a importância da manutenção das bolsas para estudantes paraguaios na UNILA.

A UNILA parabenizou a iniciativa dos estudantes de organizar um coletivo com a finalidade apresentada e convidou todos a fazerem parte dos demais instrumentos de representação estudantil institucional, ao mesmo tempo, manifestou a preocupação da atual gestão da Universidade quanto à garantia de permanência de discentes matriculados, principalmente estrangeiros.

Em relação ao problema exposto pelo grupo, esclareceu-se que a atual gestão tem buscado aproximação com as diretivas do lado paraguaio de Itaipu e PTI para apresentar a UNILA e construir alternativas conjuntas que contribuam com o desenvolvimento institucional e com a busca de soluções atendendo as preocupações dos alunos paraguaios.

Já na sexta-feira (25), houve a primeira reunião da atual gestão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana com os diretores dos projetos que administram as bolsas dos alunos paraguaios do PTI-PY. Naquele momento, foi destacada a importância de uma comunicação institucional mais fluida e frequente entre as instituições, com vistas a facilitar o intercâmbio de informações necessárias à gestão transparente e segura das bolsas aos estudantes paraguaios para sua permanência na Universidade.