Institucional
Boletim da Gestão
Encontro da Regional Sul do Fonaprace
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) participou, nos dias 30 e 31 de outubro, em Curitiba/PR, do Encontro da Regional Sul do Fórum Nacional de Pró-Reitores(as) de Assuntos Estudantis (Fonaprace).
Durante o evento, foram promovidas discussões sobre temas de relevância para a gestão de políticas estudantis, como a conjuntura política atual da regulamentação da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), as estratégias para inclusão e permanência estudantil, as políticas voltadas para o esporte e os programas de apoio pedagógico nas instituições federais de ensino superior (Ifes) da região Sul.
A assistente social Ana Paula Oliveira Silva de Fernandez, atual gestora da Coordenadoria de Atenção ao Estudante e às Moradias (CAEM) da UNILA, foi eleita a nova coordenadora da Regional Sul do Fórum Nacional de Pró-Reitores(as) de Assuntos Estudantis para o ano de 2025, tendo como vice-coordenador o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFFS, Clóvis Alencar Butzge.
Ações afirmativas
No dia 1º de novembro, teve início o 1º Ciclo Formativo sobre Ações Afirmativas da UNILA, promovido pela Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE). O evento, realizado no Jardim Universitário, reuniu servidoras da SECAFE e estudantes representantes das políticas afirmativas da instituição. O encontro teve início às 8h30 com um debate sobre a Política de Ações Afirmativas da Universidade e o papel da SECAFE.
Um dos momentos mais significativos do encontro foi a participação dos estudantes, que compartilharam suas experiências sobre as dificuldades enfrentadas na Universidade por pessoas trans, negras, com deficiência, indígenas e refugiadas. Esses relatos provocaram reflexão e questionamentos entre os presentes.
Segundo a secretária da SECAFE, Patricia Queiroz, o objetivo deste primeiro dia vai além da qualificação técnica das bancas de avaliação. “É fundamental que os servidores da Universidade conheçam melhor o público que atendemos, compreendam as dificuldades enfrentadas pelos nossos estudantes e reconheçam o quanto ainda temos a aprender para garantir o acesso e a permanência daqueles que são o foco das políticas de ações afirmativas da UNILA”, afirmou.
Fernanda Sobral, chefe da Seção de Bancas da SECAFE, também ressaltou a importância do Ciclo para o aprofundamento das discussões. “Muitos servidores desejam participar das bancas de verificação, mas buscam um aprofundamento maior nas temáticas abordadas e a oportunidade de conhecer colegas que atuam nessas áreas. A realização do Ciclo propicia uma interação entre os membros do grupo antes da banca, favorecendo o intercâmbio de experiências e conhecimentos que enriquecem a qualidade do trabalho”, explicou.
A mesa de debates contou com a presença dos discentes Leonardo Silguero Pimentel (estudante PCD – cegueira), Raquel Eleuterio Lopes (estudante indígena do povo Tikuna), Djanamy Clermon (estudante haitiana), Kiara Silva (estudante cotista PPP/Sisu), Zion Mohamad Sleiman (estudante trans) e Jesus Alberto Leon (estudante venezuelano), além das servidoras Patricia Queiroz, Fernanda Sobral Rocha, Maria Aparecida Webber, Elaine Freitas e Isabelle Dutra.
Reunião com o Consulado Brasileiro em Ciudad del Este
O vice-reitor Rodne Lima, juntamente às pró-reitoras de Extensão, Andreia Moassab, e de Relações Institucionais e Internacionais, Suellen Mayara Péres de Oliveira, além do chefe da Editora da UNILA, Julio Moreira, receberam no dia 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura, nas dependências do Auditório Florestan Fernandes (Parquetec), uma comitiva do Consulado Brasileiro em Ciudad del Este para estabelecer uma agenda de compromissos no segmento cultural.
Capitaneada pela ministra Ivanise de Melo Maciel (cônsul-geral), o grupo contou ainda com a presença do cônsul-adjunto, Cassiano Bühler da Silva, da vice-cônsul e chefe do Setor Cultural, Vânia Magda de Araújo, bem como das assistentes do Setor Cultural Laura Ramona Peralta Alarcon e Liz Valeria Aquino Veratura.
Durante a reunião, houve tratativas referentes à tradução para o idioma guarani do livro “Santos Dumont nas Cataratas: pretendo mesmo escrever um livro sobre o Iguaçu”, de Micael Alvino da Silva, também presente, assim como o coordenador de Extensão, Rogério Motta Moreira, e o chefe do Departamento de Cultura da PROEX, Luciano d’Miguel.
A ministra sinalizou positivamente para sediar, junto à Universidad Nacional del Este (UNE), uma programação de atividades artísticas como parte da edição 2024 do Festival de Culturas da UNILA (FeCult), que acontece entre 4 e 7 de dezembro.
Outro importante avanço se deu no campo da literatura e da produção literária, com grande possibilidade da Feira do Livro da UNILA e do Festival Americano de Poesia (FAPH!) de 2025 acontecerem em território paraguaio.
Por último, o teatro também foi contemplado, de modo a construir em parceria um festival de artes cênicas, utilizando-se de estruturas mais bem equipadas e robustas para apresentações existentes do lado de lá da fronteira.
Representação da comunidade externa no CONSUN
Na última sexta-feira (8), durante a 93ª Sessão Ordinária do Conselho Universitário, a reitora Diana Araujo Pereira cumprimentou Dilce Noronha Britez, do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu, por toda a sua colaboração como representante da comunidade externa, após um ano de mandato no CONSUN.
A eleição para o próximo representante da comunidade externa também ocorreu na sessão do dia 8. A escolha foi entre sete candidaturas de instituições, entidades e associações de Foz do Iguaçu interessadas em integrar o órgão máximo deliberativo da UNILA. O resultado será publicado no dia 15 de novembro, conforme cronograma do edital.
O representante da comunidade externa terá a responsabilidade de contribuir nas decisões acadêmicas, administrativas e sociais da Universidade, participando das reuniões do CONSUN para estudar, debater e buscar soluções conjuntas para os temas em pauta. Além de votar nas deliberações, ele poderá integrar comissões e assumir relatorias de processos. "Este processo fortalece nosso vínculo com a comunidade e reafirma nosso compromisso com uma gestão participativa e democrática", afirma a reitora Diana Araujo Pereira.
Posse dos novos servidores TAEs
A UNILA deu as boas-vindas aos novos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) durante cerimônia de posse realizada na manhã do dia 5 de novembro, no auditório Florestan Fernandes (Itaipu Parquetec). A atividade contou com a participação do vice-reitor Rodne de Oliveira Lima; do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Felipe Cordeiro; da pró-reitora Adjunta de Gestão de Pessoas, Eliane Regina Sackser; e do assessor da Reitoria Alisson Ferreira.
Já no período da tarde, os novos servidores, que já entraram em exercício, fizeram uma visita guiada pelas unidades Itaipu Parquetec, Campus Integração e Jardim Universitário. Nos dias 18 e 19 de novembro, eles participarão de atividades de ambientação.