Institucional
Boletim da Gestão
Alojamento Estudantil
A Coordenadoria de Atenção ao Estudante e às Moradias (CAEM), da PRAE, adquiriu quatro fogões cooktop cinco bocas, com acendimento automático, para substituição dos fogões que estavam na cozinha do Alojamento Estudantil. Os materiais foram comprados e instalados no mês de setembro.
Além disso, a CAEM está com um processo de compras em andamento para renovar outros eletrodomésticos que são essenciais para o bem-estar dos estudantes residentes e que impactam diretamente a saúde dos discentes, bem como seu rendimento nos estudos.
Colóquio de Comunicação Pública
A secretária de Comunicação Social da UNILA, Michele Dacas, participou da sexta edição do Colóquio de Comunicação Pública da UFMG. Realizado de 2 a 4 de outubro, em Belo Horizonte/MG, o evento promoveu um ciclo de debates que reuniu pesquisadores e gestores de comunicação das Ifes.
Com o tema Memória Institucional, o painel apresentado por Michele abordou como a estrutura de comunicação da UNILA contribui, com seus conteúdos, para descrever a história da própria Universidade. "Os setores de comunicação das Ifes são destacadas produtoras de informação qualificada e acabam por difundir a memória institucional e também a realidade de seu entorno. É possível, ainda, afirmar que a história das Ifes é a memória da própria ciência no Brasil", comentou.
A programação do evento também contou com o encontro da direção nacional do Cogecom, da qual a secretária de Comunicação da UNILA faz parte.
Encontro Latino-Americano de Arquitetura Comunitária
No dia 14 de outubro, foi realizada a abertura do 6º Encontro Latino-Americano de Arquitetura Comunitária (ELAC) na UNILA, que tem como tema “Tecnologias Sociais e Autonomia Construtiva no Habitat Latino-Americano”. A atividade contou com a participação da reitora Diana Araujo Pereira e da pró-reitora de Extensão e uma das responsáveis pelo evento, Andreia Moassab. Esta é a primeira vez que o ELAC ocorre no Brasil.
“Este evento abre um espaço significativo para o diálogo entre os saberes acadêmicos, científicos e os conhecimentos ancestrais e comunitários, que são importantes para compreender e enfrentar as realidades da América Latina e do Caribe. Através desses diálogos, é possível criar, de forma conjunta, novas abordagens para enfrentar os desafios atuais da região”, afirma Diana. “O curso de Arquitetura e Urbanismo nos dá um exemplo de como podemos continuar gerando oportunidades nas diversas áreas do conhecimento dentro da nossa universidade, o que nos permitirá avançar em direção a uma instituição verdadeiramente inovadora para o século XXI”, completa a reitora.