Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Boletim da Gestão
conteúdo

Institucional

Boletim da Gestão

Reuniões com a Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu e com a Secretaria Municipal de Planejamento, além da posse do novo Conselho Editorial da EDUNILA, estiveram na agenda da gestão da Universidade nesta última quinzena.
publicado: 16/07/2025 13h44, última modificação: 16/07/2025 16h01

Reunião com a Comissão Especial da Câmara de Vereadores

No dia 11 de julho, representantes da UNILA participaram de uma reunião com a Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, com o objetivo de discutir projetos de cooperação voltados ao desenvolvimento econômico local.

Estiveram presentes os vereadores Adnan El Sayed, Marcia Bachixte e Evandro Ferreira. Pela UNILA, participaram professores do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP), além de integrantes da Gestão.

Encontro com o secretário municipal de Planejamento

Também no dia 11 de julho, a Prefeitura Universitária da UNILA reuniu-se com o secretário municipal de Planejamento, José Teodoro Oliveira, para tratar do andamento de projetos da Universidade, entre eles a construção de uma edificação no conceito Nearly Zero Energy Building (NZEB), a Moradia Intercultural e o Bloco de Aulas 3. Na oportunidade, o secretário também confirmou a assinatura do Alvará de Construção do Campus Arandu.

Representando a UNILA, participaram da reunião as arquitetas e urbanistas Clarissa Buss e Greicy Gonzalez Andersen, ambas lotadas no Departamento de Obras e Projetos, além de Joásio Aquino, prefeito universitário substituto.

Reunião do Conselho Editorial da EDUNILA

A Editora da UNILA realizou, no dia 2 de julho, a primeira reunião do novo mandato do seu Conselho Editorial (2025-2027), com a posse oficial dos conselheiros e conselheiras nomeados por portaria. O encontro ocorreu de forma híbrida, com transmissão pela plataforma Google Meet e participação presencial no auditório do Campus Integração.

Presidida pelo coordenador da EDUNILA, Julio da Silveira Moreira, a reunião tratou dos papéis do Conselho e da tramitação dos editais em andamento. Entre os temas discutidos estiveram os fluxos editoriais, a política editorial da EDUNILA e a distribuição de pareceres para as obras submetidas aos editais Semillas e de fluxo contínuo.

Ao todo, foram designadas relatorias para 11 obras em avaliação, com destaque para os temas de arquitetura, saúde coletiva, cinema, tecnologias emergentes, literatura indígena, história e memória regional. A próxima reunião foi agendada para o dia 26 de agosto, com o objetivo de acompanhar as relatorias e garantir celeridade nas publicações.

A atividade reforça o papel do Conselho como instância colegiada essencial para a qualidade acadêmica e o compromisso institucional da Editora Universitária.


Foto: Moisés Bonfim (SECOM/UNILA)

Cooperação com a Secretaria Municipal de Obras

Em 8 de julho, a UNILA recebeu a secretária de Obras de Foz do Iguaçu, Thais Escobar, e o diretor de Produção Asfáltica do município, Gabriel Werner Simoneto, ambos egressos da Universidade. O encontro teve como objetivo discutir possibilidades de cooperação entre as instituições, com foco em projetos que contribuam para o desenvolvimento regional.

Parceria com Itaipu Parquetec e Unioeste

Em reunião realizada no dia 10 de julho, representantes da UNILA, do Itaipu Parquetec e da Unioeste dialogaram para avançar no fortalecimento de parcerias interinstitucionais. A proposta é promover futuras ações colaborativas com foco em temas estratégicos e de interesse comum.

Reunião com a Copel

A agente de negócios da Divisão de Relacionamento com o Poder Público da Copel, Sheila Alves, esteve na UNILA, no dia 11 de julho, para tratar de demandas institucionais ligadas à construção do Campus Arandu. A reunião também contou com a presença de representantes da Gestão da Universidade.