Institucional
Boletim da Gestão
Reunião com a Secretaria de Cultura de Santa Terezinha de Itaipu
No dia 5 de maio, a reitora Diana Araujo Pereira e a pró-reitora de Extensão, Andreia Moassab, reuniram-se com o secretário de Cultura de Santa Terezinha de Itaipu, Marcílio Soares, e com a assessora de Projetos Institucionais, Jenny Brustolin. O encontro teve como pauta possibilidades de parceria nas áreas de arte e cultura.
Encontro da Regional Sul do Fonaprace
A assistente social Ana Paula Oliveira Silva de Fernández, chefe da Coordenadoria de Atenção ao Estudante e às Moradias (CAEM) e substituta da titular da PRAE, representou a UNILA no Encontro da Regional Sul do Fórum Nacional de Pró-Reitores(as) de Assuntos Estudantis (Fonaprace). O evento foi realizado nos dias 23 e 24 de abril, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre/RS.
O Encontro reuniu representantes das instituições federais de ensino da região Sul para debater temas centrais da assistência estudantil, como os desafios da matriz orçamentária do PNAES, a regulamentação da Lei nº 14.914/2024, as políticas de permanência para estudantes internacionais, as ações afirmativas e orientação pedagógica.
Durante o evento, Ana Paula participou como palestrante da mesa “Políticas de Permanência para Estudantes Internacionais”, apresentando as experiências e iniciativas da UNILA voltadas ao acolhimento, ao apoio e à permanência de estudantes estrangeiros, com ênfase nas particularidades e desafios enfrentados por esse público no contexto da educação superior brasileira.
Reunião com representantes do Coletivo Haitiano da Universidade
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) realizou, no dia 29 de abril, uma reunião com representantes do Coletivo Haitiano da Universidade, com o objetivo de dialogar sobre as demandas da comunidade estudantil haitiana. Entre os temas abordados, destacaram-se questões relacionadas ao acesso a bolsas e auxílios. O encontro faz parte das iniciativas da PRAE voltadas à escuta ativa e à construção de políticas inclusivas, reafirmando o compromisso da UNILA com a valorização da diversidade e a garantia de condições de permanência para todos os estudantes.
Visitas à Aldeia Arapy e ao Quilombo Apepu
No dia 7 de maio, a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) visitou a Aldeia Arapy, em Foz do Iguaçu, com o intuito de ouvir as demandas da comunidade relacionadas à extensão universitária da UNILA. A visita contou com a presença da professora Rosislene Fontana, da Unioeste, que desenvolve trabalhos sobre o potencial da região para o turismo rural. A recepção no local foi feita pelo cacique Gilberto Martinez, o qual compartilhou a história da luta pela demarcação do território.
Dando continuidade à escuta ativa das comunidades locais, a PROEX também esteve, na mesma data, no Quilombo Apepu. A visita foi acompanhada pela professora Fabiana Amaral, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA, que avaliou possíveis necessidades de assessoria técnica à comunidade, além da professora Rosislene Fontana, da Unioeste, que também analisou o potencial da área para o turismo rural. A recepção foi feita por Dona Cleonice e por Beto Correa, presidente da Associação Quilombola.
Visita de representantes da Universidad Nacional del Oeste
A UNILA recebeu, em 8 de maio, a visita da Universidad Nacional del Oeste (Argentina), representada pela diretora do Instituto de Cultura Popular, Gabriela Tozzi, e pelo diretor da Revista Jurídica, Pablo Perel, também subsecretário da Suprema Corte e professor da Universidad de Buenos Aires. Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções entre as instituições e também foi realizada uma palestra sobre Direitos Humanos com os estudantes do curso de Relações Internacionais e Integração.
Encontro com a FUNTEF
No dia 13 de maio, representantes da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR (FUNTEF) estiveram na UNILA para uma reunião com o NIT e a PRPPG. O objetivo da atividade foi fortalecer e aproximar as relações entre as instituições.
Seminário Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão
A pró-reitora de Extensão, Andreia Moassab, participou do Seminário Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, realizado nos dias 14 e 15 de maio, em Brasília/DF. Com o tema “A Extensão em Participação Social”, o evento reuniu gestores de extensão das instituições federais de ensino superior e representantes de ministérios do Governo Federal, promovendo o diálogo e a troca de experiências rumo à construção do Plano de Extensão em Participação Social.
Durante o Seminário, foram realizadas seis mesas de debate, com a participação de representantes do Ministério da Educação, da Secretaria Nacional de Participação Social, da Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União, da Capes e do Ministério do Trabalho e Emprego. Entre os palestrantes e convidados, estiveram Marcus Vinicius David, Renato Simões, Valmor Schiochet, a senadora Teresa Leitão, Maria Paula Estellita Lins, Gilberto Carvalho, além de pró-reitores e representantes de universidades de diversas regiões do país.
A participação da UNILA no Seminário reafirma seu compromisso com uma extensão universitária pública, transformadora e integrada à sociedade, fortalecendo o diálogo interinstitucional e contribuindo ativamente na formulação de políticas públicas voltadas à educação superior gratuita e de qualidade.