Institucional
Boletim da Gestão
Parceria entre UNILA e UNE
Em 24 de abril, a UNILA recebeu uma comitiva da Universidad Nacional del Este (UNE), liderada por Osvaldo de la Cruz Caballero Acosta, atual reitor da instituição, e por Jose Sanchez Martinez, reitor eleito da UNE, que assumirá o cargo nos próximos dias. Durante a visita, foi renovado o compromisso com projetos que já caminham em parceria pela UNILA e pela UNE, além da abertura de espaço para novas possibilidades de colaboração. Como gesto especial, a UNILA recebeu uma placa comemorativa por seus 15 anos.
Além desse encontro, a reitora Diana Araujo Pereira teve a oportunidade de dialogar com Ever Villalba, decano e pesquisador da Faculdade de Ciências, Tecnologias e Artes da Universidad Nacional de Pilar (UNP), vice-presidente da Comissão de Cultura e Educação do Senado do Paraguai e atual senador da República. A conversa ressaltou a importância dos laços acadêmicos entre Brasil e Paraguai, com ênfase na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para os desafios comuns enfrentados pelos dois países.
Visita ao Ministério do Planejamento e Orçamento
Durante a viagem a Brasília no mês de abril, a reitora Diana Araujo Pereira esteve no Ministério do Planejamento e Orçamento para convidar a ministra Simone Tebet a conduzir a abertura do 2º Simpósio Internacional das Rotas de Integração Latino-Americanas, que será sediado na UNILA, em agosto. Diana apresentou a proposta de uma participação mais ativa das universidades e institutos federais no debate sobre os impactos socioambientais decorrentes da construção das rotas, destacando o papel estratégico da Rede UNIFRONTEIRAS, proposta pela UNILA, em parceria com a Andifes e o Conif.
A reitora esteve também com a embaixadora Mitzi Gurgel Valente da Costa, diretora-geral do Instituto Rio Branco, para discutir a atuação da UNILA na diplomacia educacional da América Latina e Caribe.
Centenário da Coluna Prestes
O vice-reitor, Rodne de Oliveira Lima, esteve presente na abertura do Centenário da Coluna Prestes, representando a Reitoria da UNILA, em evento realizado no auditório do Campus Integração. As atividades ocorrem desde o mês de abril, com encerramento previsto para o dia 23 de maio.
Evento de doação de mercadorias da Receita Federal
A reitora Diana Araujo Pereira participou, no dia 11 de abril, da mesa do evento de destinação de mercadorias da Receita Federal de Foz do Iguaçu-PR, realizado durante a Ação Nacional de Doação Solidária de Mercadorias Apreendidas. Participaram da atividade o delegado da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Cezar Augusto Vianna; o delegado adjunto, Cláudio Roberto Caetano Marques; o chefe da Equipe de Mercadorias Apreendidas em Foz do Iguaçu, Jorge Domingos Dalmagro; o vice-prefeito, Ricardo Nascimento; a chefe da Polícia Rodoviária Federal em Foz do Iguaçu, Andressa Regene; o juiz federal João Rômulo; o representante do Ministério Público do Trabalho Renato Dall Ross; e o coordenador da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, Márcio Moreira.
Exposição Mulheres Indígenas
A abertura da "Exposição Mulheres Indígenas: raízes vivas do território latino-americano", realizada no dia 11 de abril, teve a participação da reitora Diana Araujo Pereira. Fruto de uma realização conjunta entre a PROEX e o ILAESP, a mostra conta com sete murais, entre os quais se destaca o “Sahyan Millaqueo”, da artista Claudia Ochoa, criado no FeCult 2024. As obras são um tributo à força criativa e ancestral das mulheres indígenas, refletindo sua conexão profunda com a terra, a resistência cultural e o papel vital que desempenham nas artes, tradições e na preservação da memória.
A exposição pode ser visitada no Mercado Público Barrageiro até o dia 1º de junho e faz parte das comemorações pelos 15 anos da UNILA. Vale destacar que a iniciativa conta com o financiamento do orçamento participativo deste ano.
No mesmo dia da abertura da Exposição, foi lançado o edital do Festival de Culturas da UNILA 2025, que terá como tema "Arte, Ciência e Território – Por uma Cultura Sustentável".
Encontro das Instituições Federais de Educação Superior do Paraná
No dia 14 de abril, a reitora Diana Araujo Pereira esteve em Curitiba para uma reunião histórica entre reitores e reitoras Federais do Paraná e o coordenador da Bancada Federal do Paraná, deputado Toninho Wandscheer, pelo fortalecimento das instituições de educação superior, em suas demandas de apoio à ciência, tecnologia e inovação. Estiveram representadas a UNILA, a UTFPR, a UFPR e o IFPR, que estão atuando de forma conjunta pelo desenvolvimento local e regional, em busca do apoio legislativo para entregar à sociedade os melhores resultados.
Jogos Indígenas da UNILA
A reitora prestigiou a terceira edição dos Jogos Indígenas da UNILA, organizado pelo Coletivo dos Estudantes Indígenas da Universidade, entre os dias 18 e 20 de abril, no Campus Integração. Na oportunidade, ela foi batizada pelos discentes Tikuna com o nome We'ena – “onça nadando para outro lado do rio”. No mês de abril, a UNILA celebrou a resistência e as lutas históricas dos povos indígenas, momento em que os diversos grupos indígenas se somaram para fortalecer a identidade comum como povos originários da América Latina.
Seminário de Internacionalização
Já no dia 23 de abril, a reitora Diana Araujo Pereira participou da abertura do Seminário de Internacionalização, com a recepção aos coordenadores e coordenadoras da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). A AUGM é uma rede que promove a cooperação acadêmica, científica e tecnológica entre instituições que compartilham o compromisso com a educação pública, autônoma e comprometida com o desenvolvimento regional. A UNILA participou pela primeira vez como integrante oficial da rede, um passo importante que amplia horizontes e fortalece a sua presença e atuação no cenário da educação superior sul-americana.
Nomeação do Auditório do Campus Integração
A solenidade de nomeação do Auditório Lélia Gonzalez, no Campus Integração, foi realizada no dia 24 de abril. Na oportunidade, a reitora fez o descerramento da placa junto com a diretora do ILAACH, professora Angela Maria de Souza. A escolha do nome de Lélia Gonzalez para o auditório ocorreu por meio de consulta pública pela comunidade acadêmica, em reconhecimento à luta e ao pensamento de uma das grandes referências do continente. A solenidade aconteceu durante o evento Memória UNILA, que celebrou os 15 anos da Universidade, em conjunto com outras atividades artísticas.
Concessão do título de Doutora Honoris Causa a Moema Viezzer
O primeiro título de Doutora Honoris Causa da UNILA foi entregue pela reitora no dia 25 de abril, marcando o encerramento das comemorações pelos 15 anos da Universidade. A concessão do título a Moema Viezzer foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário em sessão ordinária. Trata-se do reconhecimento de uma trajetória profundamente latino-americanista e caribenha, como educadora popular, feminista e ativista ambiental.
Encontro com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
A UNILA recebeu, em 25 de abril, a visita de Vitarque Lucas Paes Coelho, coordenador geral de Gestão do Território do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e sua equipe, e Dayve Moraes Piva, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, para uma agenda voltada à faixa de fronteira, com iniciativas e projetos conjuntos em inovação tecnológica, qualificação profissional e diversificação produtiva.
A atividade faz parte do Programa Fronteira Integrada (PFI), que aposta na cooperação regional como caminho para ampliar oportunidades, atrair investimentos e fortalecer as redes econômicas e sociais da região, e teve a participação de estudantes e pesquisadores da UNILA, além de Rafael Vitória Schmidt, da Unipampa; Carolina Vera, do Fonplata; Glenda Vilela, do Focem e representante da Diretoria de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal.
Reunião com o Ministério de Relações Internacionais de Honduras
Em 29 de abril, a reitora Diana Araujo Pereira realizou uma reunião remota com Gerardo Zelaya Torres, do Ministério de Relações Internacionais de Honduras, e sua equipe. No encontro, Torres solicitou a cooperação da UNILA para ampliar as oportunidades para estudantes hondurenhos e outras iniciativas de integração acadêmica. Participaram da reunião Scherly Arriaga, vice-presidente do Congresso Nacional de Honduras, e o deputado Netzer Mejía. Essa iniciativa evidencia o papel da UNILA como um centro fundamental para a colaboração e a integração acadêmica na América Latina e no Caribe.
Visita de Carla Cotta à UNILA
Nos dias 29 e 30 de abril, a UNILA recebeu a visita de Carla Rodrigues Cotta, diretora de Articulação, Monitoramento e Supervisão do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (CGU). Durante a sua passagem pela Universidade, ela realizou a palestra “Assédio moral e sexual no serviço público: responsabilidade e prevenção” e o curso “Responsabilidade no Serviço Público Federal”.
Seminário Internacional sobre a Situação da Classe Trabalhadora na América Latina
A reitora Diana Araujo Pereira esteve presente no 2º Seminário Internacional sobre a Situação da Classe Trabalhadora na América Latina, organizado por entidades sindicais do Paraná, no dia 2 de maio. O evento foi realizado no auditório do Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu (SINEFI) e teve a participação de autoridades e representações sindicais.
Implementação da Coordenação Colegiada do IMEA
No dia 6 de maio, foi realizada a 1ª Reunião da Coordenação Colegiada do Instituto Mercosul de Estudos Avançados da UNILA (IMEA). Prevista no Regimento da Universidade e em Resolução do Instituto de fevereiro de 2025, pela primeira vez em 15 anos a Coordenação Colegiada do IMEA foi implementada.