Institucional
Boletim da Gestão
Inauguração do Restaurante Universitário do JU
No dia 3 de abril, a reitora Diana Araujo Pereira e o vice-reitor Rodne de Oliveira Lima estiveram presentes na inauguração do novo Restaurante Universitário da UNILA. O espaço no Jardim Universitário, junto com o RU do Parquetec, criado em 2023, é parte da política de segurança alimentar que vem sendo implementada pela atual gestão da UNILA, em atendimento a uma demanda histórica do movimento estudantil.
A cerimônia de abertura reuniu pessoas de diferentes setores da Universidade e foi seguida por duas apresentações culturais. O grupo de teatro universitário Movimento Cote’Coi trouxe à cena “Recortes Brechtianos” e, em seguida, os presentes ouviram “Música de Todo un Poco”, com Juan Diego Bello, em voz e violão.
O Restaurante da Unidade Jardim Universitário está atendendo desde o dia 25 de março. No local, são servidos café da manhã, almoço e jantar. Com o RU em funcionamento em mais uma unidade da UNILA, ampliam-se as condições para que a Universidade siga sendo um lugar de convivência, diversidade e permanência.
60 anos da Ponte da Amizade
A UNILA foi convidada pela Receita Federal para o evento de celebração dos 60 anos da Ponte da Amizade, que conecta Foz do Iguaçu (Brasil) a Ciudad del Este (Paraguai). Participaram da atividade, no dia 28 de março, a reitora Diana Araujo Pereira e a assessora da Reitoria Senilde Guanaes, além de outras instituições e representantes da sociedade civil.
A reitora deseja que “os próximos 60 anos sejam de muito mais cooperação, marcados pela democracia e solidariedade. Foz do Iguaçu e Ciudad del Este têm um potencial gigantesco de crescimento, pois a nossa Ponte da Amizade é o principal portal do Mercosul”, comentou.
Aquário da UNILA
A reitora Diana Araujo Pereira e a pró-reitora de Extensão, Andréia Moassab, visitaram, no dia 3 de abril, o Aquário da UNILA, localizado na Unidade Jardim Universitário (Laboratório G-005, prédio do Ginásio). O local é um dos espaços de extensão da Universidade abertos à visitação da comunidade.
Pesquisa e pós-graduação
Nos dias 1º e 2 de abril, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Laura Fortes, participou da reunião do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (COPROPI) e do segmento das Federais do Fórum de Pró-Reitoras e Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP).
Durante o evento, realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foram abordadas pautas pertinentes à pesquisa, pós-graduação e inovação no âmbito das instituições federais de ensino superior, tais como: diploma digital, ensino híbrido, multicampia, avaliação e distribuição de bolsas (mestrado e doutorado) da Capes, ressaltando a importância de uma agenda de formação de recursos humanos articulada com a sociedade, bem como desafios, assimetrias e perspectivas da expansão, internacionalização e interiorização do Sistema Nacional de Pós-Graduação.
O papel das FAPs foi destacado no contexto estadual, propondo uma articulação que alinhasse os PPGs às estratégias locais. A avaliação dos programas de pós-graduação também foi discutida, enfatizando a necessidade de uma abordagem que permita inovações e que avalie os PPGs em uma perspectiva multidimensional. Foi anunciado que o sistema Sucupira passará por mudanças conceituais a partir de maio, visando facilitar o acesso aos pró-reitores, coordenadores, corpo docente e discente. Durante a reunião, também foram apresentados diagnósticos sobre disparidades nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e a estruturação da política de inovação.
Um momento importante durante o primeiro dia da reunião foi a entrega da Carta de Porto Alegre à presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho, por Laura Fortes, enquanto vice-coordenadora do FOPROP-Sul, junto com Charles Morphy, presidente do FOPROP. A referida carta havia sido elaborada pelo Fórum em 2024, com foco em reivindicações voltadas à redução de assimetrias intrarregionais evidenciadas a partir de um estudo do FOPROP-Sul, que demonstrou, dentre outros fatores, que os PPGs com nota 6 e 7 estavam concentrados na UFPR, UFSC e UFRGS, ou seja, nas capitais, demandando, assim, um olhar mais atento à consolidação de PPGs inseridos em contexto de interiorização do Ensino Superior.
O encontro foi um espaço rico para o debate sobre os desafios e as oportunidades enfrentados pela educação superior no Brasil, destacando a importância da colaboração entre instituições, Capes e CNPq para o avanço das políticas educacionais na pós-graduação, na pesquisa e na inovação.
Visita do artista Javier Guerrero
No último domingo (6), a reitora Diana Araujo Pereira e a pró-reitora de Extensão, Andréia Moassab, recepcionaram o artista equatoriano Javier Guerrero, que veio a Foz do Iguaçu para formalizar a doação dos 42 quadros que já fazem parte do acervo da UNILA desde 2010. Além disso, Guerrero conduzirá um curso sobre a técnica do mosaico para toda a comunidade. As atividades desenvolvidas pelo artista tiveram início no dia 7 de abril e fazem parte da memória dos 15 anos da UNILA.
Escola-Parque
A equipe da PROEX visitou, no dia 8 de abril, a Escola-Parque, no interior do Parque Nacional do Iguaçu. O local abriga quatro acervos: arqueológico, arquivístico, museológico e bibliográfico, cuja guarda e organização foi iniciada com um projeto de extensão da UNILA, que se tornou uma cooperação técnica entre as instituições em 2023. “É fundamental que a equipe técnica da Pró-Reitoria conheça o potencial das ações de extensão, de modo a compreender como o seu esforço cotidiano impacta o território”, afirma a pró-reitora, Andreia Moassab. Atualmente, a Escola-Parque é coordenada por Pedro Louvain, museólogo da UNILA, cedido para o ICMBio com o objetivo de continuar este trabalho.
Celebração do Eid al-Fit
Em 30 de março, a reitora Diana Araujo Pereira e o assessor da Reitoria Alisson Vinicius Silva Ferreira estiveram presentes na celebração do Eid al-Fitr, festa que marca o fim do Ramadã. O evento simboliza um momento de encontro, gratidão e partilha, onde a comunidade árabe muçulmana se reúne para celebrar a conclusão de um período de reflexão e renovação.
A festa ocorre no primeiro dia do mês de Shawwal, no calendário islâmico, e carrega o significado de um ciclo que se completa, mantendo vivos os valores de solidariedade e generosidade. Também estiveram presentes o ex-vereador Mohamad Barakat, o palestino Mohamed Hasan e o pesquisador Otto Mendonça. O encontro foi marcado pelo respeito às tradições e pela troca entre culturas que fazem parte de Foz do Iguaçu.
Reunião do Cograd/Andifes
A reitora Diana Araujo Pereira participou da abertura da 11ª Reunião Extraordinária do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Ifes (Cograd), órgão de assessoramento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento ocorreu entre 2 e 4 de abril, na UNILA - Jardim Universitário, com o tema “Internacionalização nos cursos de graduação das Ifes”. Na ocasião, a Universidade apresentou a sua experiência nos processos de internacionalização, gerando um rico debate para aprimoramento e ampliação desses processos em conjunto com as demais instituições de ensino.
Agenda em Brasília
A reitora Diana Araujo Pereira está em Brasília, juntamente com a chefe de Gabinete, Deise Baumgratz, para uma agenda com a Secretaria de Educação Superior (SESU), do Ministério da Educação, com o objetivo de avançar nas pautas sobre infraestrutura e expansão da UNILA. A reitora esteve com Leonardo Barchini, secretário executivo, e Marcus Vinícius, novo secretário de Educação Superior do MEC.
Na terça-feira (8), Diana se reuniu com Francisco Figueiredo de Souza, assessor especial para Assuntos Internacionais, e Gustavo Brechesi Servilha, coordenador de Integração Regional e Língua Portuguesa, ambos do MEC, para discutir os desafios da Universidade no fortalecimento de seu papel de política pública voltada à integração regional, tema central para a UNILA e sua missão.
Também na terça, a reitora teve um encontro com a deputada federal Carol Dartora, do Paraná, com o propósito de conversar sobre o apoio ao acolhimento de estudantes haitianos e indígenas na UNILA, destacando a importância de ações que viabilizem o ingresso e favoreçam um ambiente universitário inclusivo e representativo.
Em uma nova reunião com a SESU/MEC, a Diana esteve novamente com o secretário da SESU, acompanhado de Eduardo Batista dos Santos (CGRH/MEC), para tratar de questões estruturantes para a expansão da UNILA. Além de infraestrutura, a pauta se referia à ampliação do quadro docente e técnico da Universidade – demandas que já haviam sido apresentadas ao MEC, mas que necessitaram de novas articulações.