Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Boletim da Gestão
conteúdo

Institucional

Boletim da Gestão

Na última quinzena, a agenda da gestão da UNILA contou com assinatura de acordos de cooperação com a Flacso, encontros com o diretor de Avaliação da Capes e com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão da UFRR, entre outras atividades.
publicado: 26/03/2025 18h14, última modificação: 26/03/2025 18h14

Pós-graduação

O diretor de Avaliação da Capes, professor Antônio Gomes de Souza Filho, esteve na UNILA, no dia 18 de março, para participar de diversas atividades com a PRPPG, com a Reitoria e com os coordenadores de pós-graduação sobre o processo de avaliação da Capes e sobre o aprimoramento dos programas de mestrado e doutorado.

Ele também visitou os laboratórios e conheceu de perto a produção da EDUNILA, levando alguns títulos e destacando a qualidade das publicações da editora. A visita, divulgada no site da Capes, estabeleceu uma conexão ainda mais sólida entre a UNILA e a fundação, abrindo caminho para o crescimento dos programas de pós-graduação e impulsionando o avanço acadêmico da Universidade.

Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Educação

Macrogestores estiveram presentes, no dia 15 de março, no auditório do Jardim Universitário, para a Aula Inaugural do novo Mestrado Profissional em Educação (PPGEDU) da UNILA. Ministrada por Rita Segato, professora emérita da UnB, a atividade teve como tema “Pedagogias da Crueldade”.

O espaço lotado refletiu o interesse da comunidade acadêmica pelo debate e pela produção de conhecimento crítico, além do prestígio pela docente convidada, intelectual feminista que se destaca por suas contribuições aos estudos sobre violência, direitos humanos, educação e pensamento latino-americano.

Visita à UFRR

No dia 17 de março, a pró-reitora de Extensão, Andréia Moassab, foi recebida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão da Universidade Federal de Roraima (UFRR) para tratar de assuntos comuns, especialmente relacionados ao contexto de fronteira. Na ocasião, foi vislumbrada a possibilidade de uma parceria para um dossiê especial sobre "Extensão na fronteira", a ser publicado, em 2026, na Revista Cadernos de Extensão, vinculada à UFRR. Também foi formalizado um convite para participação da UFRR no Festival de Culturas da UNILA, com apresentação artística e oficinas. Ao mesmo tempo em que a UNILA entregou seus livros para a equipe da UFRR, a pró-reitora trouxe na mala alguns produtos extensionistas de Roraima, que podem inspirar ações locais.

Cooperação internacional

A UNILA e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) assinaram acordos de cooperação internacional com o objetivo de promover a geração e disseminação do conhecimento e o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa relacionadas com os processos de integração da América Latina e Caribe. A cerimônia de assinatura foi realizada no dia 17 de março, na Reitoria, e contou com a participação de equipes das duas instituições.

Acordo Emergencial entre a União, a Itaipu Binacional e o Povo Avá-Guarani

A assessora da Reitoria, Senilde Guanaes, e a secretária da SECAFE, Patricia Queiroz, estiveram presentes na cerimônia de homologação do Acordo Emergencial entre a União, a Itaipu Binacional e o Povo Avá-Guarani, realizada na Escola Estadual Indígena Arandu Renda, na Aldeia Atimirim, em Itaipulândia/PR.

O evento foi organizado pela Advocacia-Geral da União e pela Comissão Guarani Yvyrupa, e estiveram presentes o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri; o advogado-geral da União, Jorge Messias; o ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli; a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; o presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Joenia Wapichana; e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, César Fernando Schiavon.

O acordo emergencial é uma forma de reparação pelos danos causados às comunidades indígenas Avá-Guarani durante a construção da Hidrelétrica de Itaipu. A medida disponibilizará R$ 240 milhões para a aquisição de áreas que, hoje, são objeto de disputas fundiárias em ações de reintegração de posse em curso na Justiça Federal da 4ª Região e no Tribunal de Justiça do Pará.

Ciclo de Webinarios sobre Internacionalización en Casa

No dia 12 de março, a reitora Diana Araujo Pereira participou do 5º Ciclo de Webinarios sobre Internacionalización en Casa, organizado pela Universidad Autónoma de Chiapas (México), com o tema “Internacionalización e Integración Regional: el rol de las universidades”. O evento teve o objetivo promover a reflexão sobre como as instituições acadêmicas são pontos de conexão entre distintas culturas, gerando oportunidades para construir conhecimentos e fortalecer a cooperação entre países da região.