Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Atividades da Reitoria
conteúdo

Institucional

Atividades da Reitoria

Confira as principais ações desenvolvidas pela gestão da UNILA durante o mês de agosto e início de setembro.
publicado: 15/09/2023 08h00, última modificação: 21/09/2023 14h36

Viagem a Brasília

Em 19 de agosto, a reitora Diana Araujo Pereira e a chefe de Gabinete da Reitoria, Senilde Alcântara Guanaes, realizaram a primeira visita à Brasília, cumprindo uma agenda de encontros com importantes instâncias do governo federal, visando fortalecer o crescimento da Universidade. Ambas estiveram em reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com o deputado federal Zeca Dirceu. Além da agenda com a Secretaria de Educação Superior, representada por Denise Pires de Carvalho e Tania Mara Francisco, também visitaram a sede da Capes, o Ministério da Igualdade Racial e a Câmara dos Deputados. “A UNILA deve ser grande, uma universidade do tamanho geográfico da América Latina e, com toda certeza, em diálogo contínuo com o governo federal, chegaremos lá”, pontuou a reitora Diana Araujo Pereira.

     

Encontro com forças de segurança

Representada pela chefe de Gabinete, Senilde Alcântara Guanaes, e pela pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, Suellen Mayara Péres de Oliveira, a UNILA esteve presente, no dia 22 de agosto, em encontro com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI) e com o secretário de Segurança Pública de Foz do Iguaçu. O objetivo do encontro foi desenvolver parcerias socioeducativas com as forças de segurança da fronteira, em atendimento às solicitações de estudantes da Universidade. Na ocasião, muitas ideias e propostas concretas foram elaboradas para os/as estudantes migrantes da UNILA, como estágios em diferentes áreas do conhecimento.

   

3º Congresso de Internacionalização da Educação Superior

Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, a UNILA recebeu as atividades do 3º Congresso de Internacionalização da Educação Superior (Cies), evento que reuniu pesquisadores, estudantes e gestores de universidades do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Em uma semana de debates e acordos produtivos para a Universidade e para América Latina, a reitora da UNILA, professora Diana Araujo Pereira, recebeu em seu gabinete, no dia 31 de agosto, a visita de autoridades do governo e de outras universidades que estiveram presentes no Congresso, como a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Artemisa Candé Monteiro, e a diretora do Departamento de Migrações do Ministério da Justiça, Tatyana Scheila Friedrich.

   

Agenda no Paraguai

No dia 5 de setembro, a reitora Diana Araujo Pereira, a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, Suellen Mayara Péres de Oliveira, e a coordenadora de Relações Internacionais, Leila Yatim, participaram de uma reunião no Ministério da Educação do Paraguai, com as presenças do ministro Luis Ramirez e de seu vice, Federico Mora. No mesmo dia, elas também fizeram uma visita à Embaixada do Brasil no país vizinho.

Já no dia 6, as reuniões foram com a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados paraguaia e, também, com o Conselho Nacional de Educação Superior (CONES), que contou com a presença da reitora da Universidad Nacional de Asunción, professora Zully Vera, e a equipe jurídica do CONES.