Institucional
A internacionalização como ferramenta para o desenvolvimento sustentável
A internacionalização é um grande desafio e vem sendo tratada nas principais universidades do Brasil e do mundo - na UNILA, ela é parte fundamental de seu DNA. A internacionalização é o processo de construção de vínculos com culturas e conhecimentos diferentes. Ela enriquece a produção científica da instituição e contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável do país. A internacionalização pode ocorrer de duas formas: a ativa, na qual há atração de professores e discentes de diversos países, estabelecendo parcerias entre instituições; e a passiva, através da mobilidade dos membros da comunidade acadêmica, para que possam entrar em contato com culturas diferentes.
Segundo dados do Censo da Educação Superior, no Brasil, o número de matrículas de estudantes estrangeiros ainda é pequeno, representando apenas 0,2% do total de matrículas do país. Em toda rede pública de educação superior, são cerca de 17 mil estudantes, vindos de 176 nacionalidades diferentes.
Fonte: Inep
Nesse contexto nacional, a UNILA é a universidade com o maior número de estudantes não brasileiros, seguida pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), justamente por suas propostas terem a integração como missão. A comunidade acadêmica da UNILA é formada por cidadãos de mais de 32 países. Desses, 21 são da América Latina e Caribe.
Em 2019, ingressaram na Universidade alunos de 29 países, por meio de três processos seletivos especializados: Processo Seletivo Internacional de Estudantes Latino-Americanos e Caribenhos, Processo de Seleção para o Ingresso de Indígenas e o Processo de Seleção de Refugiados e Portadores de Visto Humanitário em Território Brasileiro.
A integração regional é um processo que procura fomentar relações de cooperação entre os países, em busca do desenvolvimento comum, sendo que a internacionalização nas universidades - e, principalmente, nas universidades de integração, como a UNILA e a Unilab - ocupa um papel central para que essas instituições alcancem seus objetivos.