Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Auditoria Interna

Auditoria Interna

Confira o conteúdo que trata das atividades desenvolvidas pela Auditoria Interna e apresenta o novo chefe da AUDIN.
publicado: 30/09/2024 17h24, última modificação: 01/10/2024 18h35

Criada pela Portaria nº 141/2011, a Auditoria Interna (AUDIN) é o órgão técnico de controle interno e de avaliação de resultados vinculado à Reitoria, que tem como objetivo fortalecer a gestão e racionalizar as ações de controle. Além disso, presta apoio aos órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e ao Tribunal de Contas da União, sujeitando-se à orientação normativa e supervisão técnica do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, conforme o Art. 15 do Decreto n° 3.591/2000.

A AUDIN atualmente trabalha com o Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal, IN nº 3/2017, da Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União. Um dos requisitos essenciais para a indicação de titular da Auditoria Interna é a aprovação do nome pela CGU (Portaria CGU nº 2.737/2017), previamente aprovado pelo CONSUN da UNILA.

Guillermo Javier Díaz Villavicencio, professor chileno, foi aprovado como chefe da Auditoria Interna pelo Ofício nº 13189/2024/SFC/CGU e nomeado oficialmente pela Portaria nº 410, de 17 de setembro de 2024, publicada no DOU nº 181. Em sua nova função, o chefe da AUDIN tem como missão fortalecer e assessorar a Reitoria e as macrounidades da Universidade, buscando agregar valor à gestão segundo os princípios constitucionais e legais, atuando, preferencialmente, de forma preventiva.

Dentro das várias atribuições da Auditoria Interna, estão: emitir orientações, de natureza administrativa, contábil e operacional quanto à aplicação das leis, normas e decisões do Tribunal de Contas da União e da Secretaria Federal de Controle; contribuir com a implementação de programas, projetos, atividades, sistemas e operações, visando à eficiência, eficácia e economicidade dos recursos; e prevenir o cometimento de erros, desperdícios, abusos, práticas antieconômicas e fraudes.

Dentro das atividades obrigatórias, a AUDIN deve gerar o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT), que consiste em um plano de trabalho baseado em riscos, destacando as ameaças que possam afetar o alcance dos objetivos organizacionais e gerar um fortalecimento e o aprimoramento da gestão das unidades administrativas e acadêmicas.

A AUDIN deve gerar, também, o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT). Esse relatório contempla: a capacidade operacional da unidade de Auditoria Interna; os trabalhos de auditoria realizados; o registro e acompanhamento quanto à implementação ou cumprimento das recomendações ou determinações efetuadas pela Auditoria Interna da UNILA, pela Controladoria-Geral da União e pelo Tribunal de Contas da União; as capacitações realizadas; os fatos relevantes que impactaram na realização das auditorias; os benefícios decorrentes de sua atuação; e o Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade.

Portanto, a AUDIN é uma unidade que assessora a alta administração e demais membros do corpo gerencial quanto à execução da receita e da despesa, visando à aplicação regular e à utilização adequada de recursos e bens disponíveis, bem como à eficiência de suas atribuições.