Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNOPS apresenta avanços do projeto de retomada das obras Niemeyer
conteúdo

Institucional

UNOPS apresenta avanços do projeto de retomada das obras Niemeyer

Apresentação aconteceu durante reunião do Conselho Executivo do projeto, que reuniu representantes do organismo da ONU, UNILA, Itaipu e Ministério da Educação
publicado: 15/07/2024 14h49, última modificação: 16/07/2024 15h54

O conselho executivo do projeto de retomada da obra Niemeyer - Campus Arandu, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), se reuniu nesta quinta-feira (11), no Prédio Administrativo da Itaipu, em Foz do Iguaçu, para discutir os principais avanços da execução do projeto. O conselho, órgão máximo da governança interinstitucional, tem por objetivo fornecer liderança estratégica e orientação para a implementação eficaz da iniciativa, levando em conta os critérios técnicos e a disponibilidade dos recursos necessários.

Participaram da reunião os membros titulares do Conselho Executivo, Fernando Barbieri, representante do UNOPS no Brasil, Diana Pereira, reitora da UNILA, Gisele Ricobom, assistente do diretor geral da Itaipu e Tania Mara Francisco, diretora do Ministério da Educação (MEC), além de técnicos das instituições. Em decorrência dos anos em que a obra ficou paralisada, os projetos executivos precisam passar por uma série de revisões e atualizações, considerando alterações normativas brasileiras que ocorreram nos últimos anos, atualizações tecnológicas da engenharia, bem como as demandas da comunidade acadêmica de utilização dos espaços e manutenção do campus a longo prazo, sempre buscando preservar as características originais do projeto, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer.

Por conta disso, ao longo deste primeiro ano de implementação, o UNOPS, agência da ONU especializada em infraestrutura, vem trabalhando com especialistas para garantir que os projetos sejam revisados e finalizados a tempo para a retomada da fase 1 da obra, que contempla a finalização do prédio administrativo, do bloco de salas de aula e do restaurante universitário, além da construção das áreas de acesso e pavimentação. Para Gisele Ricobom “o comitê executivo está sendo criterioso para que se cumpra o cronograma de execução, adequando aspectos importantes de alinhamento financeiro, com a necessária segurança jurídica para que a obra seja entregue sem imprevistos”.

Além disso, Fernando Barbieri destacou o compromisso da organização com aspectos jurídicos e de cronograma de andamento do projeto. “Nós estamos comprometidos com a eficácia e a transparência na execução dessa obra, tão importante para a educação brasileira e para a integração latino-americana”, disse. Entre os principais avanços apresentados na reunião, estão a conclusão da fase de análise construtiva - que serviu para verificar o estado de conservação das estruturas atualmente existentes -, o início da etapa de contratação da empresa responsável por orçamento e planejamento da obra; e a aprovação das adaptações de projeto como a alteração da rede de esgoto.

A reitora da UNILA, Diana Pereira, considera que “a reunião do conselho demonstra o forte compromisso interinstitucional para a eficaz execução do projeto de Niemeyer. Os avanços são permanentes e consistentes, demonstrando a viabilidade da construção do campus no tempo previsto”. Por fim, a diretora de desenvolvimento da rede de instituições federais de educação superior do MEC, Tania Mara Francisco, reforçou que a obra da UNILA traz um grande avanço para a educação, ciência e pesquisa de toda a região e por isso possui grande importância para o governo federal.

Acordo de cooperação

A retomada da obra foi estabelecida no final do ano passado, após assinatura de acordo de cooperação entre Itaipu, UNOPS e UNILA. A finalização do campus será custeada com recursos destinados pela Itaipu Binacional. O convênio não altera nenhum aspecto da gestão acadêmica, administrativa e financeira da Universidade, que segue autônoma, como previsto pela Constituição Federal.