Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA cria Comitê de Enfrentamento ao Covid-19

UNILA cria Comitê de Enfrentamento ao Covid-19

Universidade também divulgou orientações para a comunidade acadêmica sobre a prevenção contra o Coronavírus
publicado: 12/03/2020 18h08, última modificação: 20/03/2020 13h30

Com base nas orientações do Ministério da Saúde e no posicionamento da Sociedade Brasileira de Infectologia sobre o novo Coronavírus, a UNILA estabeleceu algumas ações emergenciais para acompanhar o avanço dos casos da doença no País, em especial na cidade de Foz do Iguaçu. Neste momento, o que as autoridades de saúde indicam é prudência, reforço aos cuidados de prevenção e acompanhamento das informações oficiais sobre a mudança do cenário do Coronavírus no País.

A UNILA criou o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, composto por docentes dos cursos da área da saúde e por membros das equipes técnicas da Universidade. A função do Comitê é, além de acompanhar os avanços da doença a partir das informações divulgadas pelas entidades oficiais, propor e acompanhar a aplicação de protocolos de enfrentamento, auxiliando na contenção dos casos da doença na Universidade, se for o caso. A primeira reunião foi realizada nesta quinta-feira, 12 de março, e a partir dela as primeiras estratégias já foram delineadas:

• Ampliar as medidas sanitárias na Universidade: aquisição emergencial de álcool em gel e ampliação do fornecimento de sabão nos banheiros, bem como de outros itens de limpeza, em todas as unidades da UNILA.

• Mecanismos de informação: as informações referentes ao Coronavírus na UNILA serão publicadas no portal da Universidade, no endereço portal.unila.edu.br/coronavirus. Neste link, a comunidade acadêmica encontrará as melhores práticas para evitar o contágio e terá acesso a informações atualizadas dos principais canais oficiais.

• Atividades da Universidade: seguindo as orientações das instituições de saúde do Brasil, ainda não é recomendada a suspensão das atividades. Por isso, as atividades acadêmicas e administrativas continuam normalmente. Mas esta é uma decisão que pode ser modificada a qualquer momento, a partir de informações dos órgãos de saúde do País. Nesse caso, a comunidade será informada através dos órgãos de comunicação oficiais da Universidade.

• Atendimento às dúvidas da comunidade acadêmica: dúvidas sobre sintomas ou outras questões relacionadas à saúde da comunidade acadêmica podem ser sanadas diretamente com as unidades de saúde da UNILA.
        Para atendimento aos discentes: Departamento de Atendimento à Saúde (DEAS) | Fone: 3529-2115 | E-mail: saude.deas@unila.edu.br
        Para atendimento aos servidores: Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde (DPVS) | Fone: 3529-2855 | E-mail: dpvs@unila.edu.br

Novas orientações poderão ser divulgadas após as reuniões do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, que ocorrerá semanalmente, às terças e quintas, ou emergencialmente, quando necessário.

O momento exige calma e atenção de toda a comunidade acadêmica. Portanto, é necessário acompanhar constantemente os canais oficiais de comunicação, em especial os indicados abaixo:

Portal UNILA - Orientações sobre o Coronavírus
Aplicativo do Ministério da Saúde Coronavírus-SUS: Android | iOS

Esclarecimento e medidas de prevenção são caminhos para evitar infecção pelo novo coronavírus