Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA recebe visita de comitiva de El Salvador

UNILA recebe visita de comitiva de El Salvador

Em reunião com a Reitoria, foi discutida a possibilidade de se estabelecer parcerias entre a Universidade e o governo salvadorenho; comitiva também fez atendimento a alunos do país
publicado: 23/10/2020 15h00, última modificação: 23/10/2020 15h32
Exibir carrossel de imagens O reitor Gleisson Brito e a vice-ministra de Relações Exteriores de El Salvador, Cindy Portal

A UNILA recebeu, na última quarta-feira (21), a visita oficial da vice-ministra de Relações Exteriores de El Salvador, Cindy Mariella Portal Salazar, e membros da embaixada salvadorenha no Brasil. Pela manhã, foi realizada uma reunião com o reitor Gleisson Brito e integrantes da equipe de gestores da UNILA. À tarde, a comitiva atendeu alunos e ex-alunos salvadorenhos para o fornecimento de documentos.

O objetivo da reunião foi estreitar as relações interinstitucionais e fortalecer ações de integração entre a embaixada de El Salvador e a UNILA, no que se refere ao ingresso, à permanência e ao futuro dos alunos salvadorenhos.

Na reunião, ficou estabelecido que a embaixada irá propor apoio financeiro aos alunos selecionados no Processo de Seleção Internacional (PSI), para a viagem até Foz do Iguaçu e para a permanência deles na cidade. Atualmente, a UNILA tem 32 estudantes vindos de El Salvador, em cursos de graduação e pós-graduação.

Também foi discutida a questão da dupla titulação. “É fundamental essa proximidade porque permite dar vazão a políticas que a instituição tem proposto e que facilitam, para os nossos discentes, o exercício das profissões em que se formam aqui na UNILA, nos seus países de origem”, avalia o reitor. Para isso, Cindy Portal se dispôs a intermediar o contato da UNILA com o Ministério da Educação de El Salvador e com a Universidad de El Salvador, para a articulação de parcerias institucionais que permitam implementar a dupla titulação.

Durante a reunião, a vice-ministra entregou ao reitor uma placa em reconhecimento ao trabalho de formação acadêmica dos estudantes salvadorenhos. Também foram homenageados dois estudantes por seus desempenhos acadêmicos e profissionais: José Abraham Diaz Morán, graduado em Ciências Econômicas e mestrando em Economia; e Hugo Alfredo Jimenez Reyes, graduado em Relações Internacionais e Integração e mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento.

Gleisson Brito presenteou a vice-ministra com o selo comemorativo aos 10 anos da UNILA. Ele destacou que essa foi a primeira visita neste ano em razão da pandemia, que prejudicou os deslocamentos, principalmente internacionais. “É como um presente para a UNILA receber esta comitiva de El Salvador.”

No período da tarde, a comitiva atendeu alunos e ex-alunos da UNILA para a renovação de passaportes e emissão de certidões, documentos necessários para a permanência no Brasil. Os atendimentos foram agendados previamente para cumprir os protocolos sanitários exigidos durante a pandemia.

Além do reitor Gleisson Brito, participaram da reunião o vice-reitor, Luis Evelio Garcia Acevedo; o pró-reitor de Relações Institucionais e Internacionais, Rodrigo Medeiros; e a coordenadora de Relações Internacionais, Gladys Velez.

(Veja mais fotos)

Na reunião, foi discutida a possibilidade de parcerias para a dupla titulação de estudantes de El Salvador
registrado em: , , ,