Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA recebe R$ 420 mil em equipamentos doados pela Receita Federal

UNILA recebe R$ 420 mil em equipamentos doados pela Receita Federal

Entre as doações, estão veículos, equipamentos de informática e eletrônicos, que auxiliam nas atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão
publicado: 01/08/2024 10h27, última modificação: 01/08/2024 11h35

Uma universidade federal é, muitas vezes, vista apenas como uma instituição de ensino. Mas, esta é apenas uma das atividades finalísticas da universidade pública, que também busca a excelência através da pesquisa e da extensão. A produção científica resultante da atuação universitária neste tripé, todavia, demanda recursos humanos e materiais que, muitas vezes, estão além da disponibilidade orçamentária da instituição.

Por isso, uma das frentes de trabalho fundamentais para o crescimento da universidade são as parcerias interinstitucionais. Em Foz do Iguaçu, uma dessas parcerias que tem gerado importantes frutos para a UNILA é a Receita Federal. Somente entre julho de 2023 e julho de 2024, a Universidade recebeu da Receita doações que totalizam quase R$ 420 mil em produtos que haviam sido apreendidos durante operações de combate aos ilícitos transfronteiriços.

Entre os bens, estão veículos, equipamentos de informática e eletrônicos, que já estão em uso ou em processo de transferência para os departamentos administrativos e acadêmicos. A reitora Diana Araujo Pereira destaca que “temos trabalhado para fortalecer e ampliar as parcerias institucionais com outros órgãos públicos, visando a consolidar nossa atuação e as atividades acadêmicas. Neste sentido, a Receita Federal tem sido presente e tem atendido prontamente às demandas apresentadas por esta Universidade. Estas doações, além de permitir um rápido acesso aos itens pelas áreas – por dispensar a realização de processos de aquisições – possibilita que nossos recursos sejam direcionados para outras necessidades institucionais”.

De acordo com o delegado-adjunto da Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Cláudio Roberto Caetano Marques, essa parceria com instituições públicas de ensino “é uma diretriz da própria Receita”. Para ele, a conversão de produtos que entrariam no país de forma ilegal em doações para instituições públicas é “um trabalho que está voltando pra sociedade como um todo”.

Além disso, o delegado-adjunto pontuou que a aproximação da Receita Federal com a Universidade também resulta em importantes trabalhos em outras frentes, como na produção de dados científicos, através das pesquisas realizadas pela UNILA, que podem contribuir para um aprimoramento das ações dos órgãos de segurança na fronteira.

Assista também à reportagem em vídeo: