Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade acadêmica da UNILA realiza divulgação da ciência em duas escolas de Foz do Iguaçu

Ensino

As atividades científicas integram a programação do Dia C da Ciência, uma mobilização nacional para mostrar a importância das pesquisas
publicado: 17/10/2019 16h20, última modificação: 17/10/2019 17h46

Experimentos científicos e divulgação da ciência por meio de projetos de extensão e de pesquisa marcaram a série de atividades mobilizadas por estudantes e docentes da UNILA, dentro da programação do Dia C da Ciência. A comunidade acadêmica realizou atividades nos colégios estaduais Jorge Schimmelpfeng e Gustavo Dobrandino da Silva, nos dias 16 e 17 de outubro. O Dia C da Ciência é uma mobilização nacional, com objetivo de mostrar à comunidade a importância das pesquisas e sua influência no cotidiano de todo cidadão.

Um exemplo da ciência no cotidiano foi demonstrado pelo estudante William Alves, de Engenharia de Materiais, que integra o projeto de extensão “Eletroquímica ao alcance da sociedade”. Ele trouxe um experimento para explicar esse ramo da química, que estuda as conversões da energia produzida por reações químicas em energia elétrica. O estudante aproveitou a curiosidade dos alunos do colégio para também falar da importância do descarte correto das pilhas. “No projeto de extensão, trabalhamos com o desmonte de pilha para fazer uma aplicação dos materiais que a compõem, como chumbo e cobre”, explica o acadêmico.

Entre outras atividades, os estudantes também tiveram oportunidade de ter contato com fósseis e réplicas de crânios pré-históricos, que integram uma coleção didática do projeto de extensão Clube da Evolução. “Na região, existe uma deficiência de museus. A ideia do projeto é levar uma amostra de material usado nas aulas para a comunidade, fora da Universidade”, explica o professor da UNILA Hermes Schmitz. Também foi exposta uma coleção botânica, com plantas da região, dentro do projeto "Herbário entre caminhos e saberes", cuja proposta foca na divulgação da flora local, no resgate histórico das plantas e, ainda, em um trabalho de ensino e pesquisa.

Estudantes de Medicina, por meio do projeto Eternizar-te, também trouxeram seus conhecimentos para, de forma lúdica, esclarecer sobre prevenção a doenças, anatomia e primeiros socorros. O dia C da Ciência foi um momento, ainda, para os alunos conhecerem os cursos de graduação da UNILA. Os docentes Leonardo da Silva e Ivana da Cruz, do curso de Engenharia Química, abriram espaço para os alunos do 9º ano do colégio Jorge Schimmelpfeng tirarem dúvidas sobre o curso, as principais disciplinas e as oportunidades no mercado de trabalho para um profissional engenheiro químico. Um momento, portanto, de contato com as possibilidades de uma futura formação universitária.

“Muitos estudantes enxergam a universidade como algo distante. E a interação da Universidade com a escola permite que o estudante desperte o interesse para a ciência e trabalhos científicos e, também, para uma formação acadêmica de nível superior”, aponta Franciela Couto, pedagoga do colégio estadual Jorge Schimmelpfeng. "O contato com a universidade é um momento de refletir sobre as nossas práticas, com ideias de experimentos simples ou uma feira de ciências, por exemplo. É também uma oportunidade para que os estudantes possam vislumbrar a possibilidade de serem profissionais por meio de uma universidade pública", afirma Karin Schossler, diretora do colégio Gustavo Dobrandino da Silva.

Outras atividades

A UNILA continua com atividades relacionadas ao Dia C da Ciência no dia 23 de outubro, quando recebe a visita de cerca de 90 estudantes da escola municipal Antônio Gonçalves Dias. O objetivo é despertar nos estudantes o interesse para a ciência, por meio da interação com experimentos científicos nos laboratórios da UNILA. Essas atividades farão parte da 2ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), evento que acontece entre os dias 22 a 25 de outubro, na UNILA - Jardim Universitário.

Outra atividade integrada ao Dia C da Ciência, também no próximo dia 23, é o projeto Meninas na Ciência, que será realizado no colégio estadual Gustavo Dobrandino da Silva. "A proposta é despertar o interesse das mulheres pela ciência e pelo papel social de cientista, fornecendo conhecimento sobre áreas da ciência e tecnologia que são predominantemente ocupadas por homens", explica a coordenadora do projeto, Carla Gastaldin. Para a turma de meninos, será realizada uma atividade lúdica que visa questionar os papéis sociais historicamente atribuídos a homens e mulheres. Essas atividades serão realizadas por integrantes do Comitê Executivo pela Equidade de Gênero e Diversidade da UNILA.

Dia C Da Ciência

O Dia C da Ciência é uma ação que visa incentivar universidades, faculdades, institutos e centros de ensino, ciência e tecnologia a realizarem um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para sensibilizar a comunidade sobre a importância das pesquisas científicas brasileiras.

Essa mobilização nacional é uma realização do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (COPROPI) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP).

registrado em: , ,