Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA promove lançamentos e exposições na 18ª Feira do Livro de Foz do Iguaçu

UNILA promove lançamentos e exposições na 18ª Feira do Livro de Foz do Iguaçu

Editora e Biblioteca da Universidade marcam presença no evento, que segue até quinta-feira (26), no Clube Gresfi
publicado: 24/10/2023 09h40, última modificação: 24/10/2023 10h11

Até quinta-feira (26), a comunidade de Foz do Iguaçu e região poderá conhecer mais sobre a Editora e a Biblioteca da UNILA durante a 18ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, que está sendo realizada no Clube Gresfi (Av. Juscelino Kubitscheck, 1872). Além do estande permanente na Feira, a programação da Universidade no evento inclui lançamento de livros e exposição de obras raras do acervo da Biblioteca e do acervo pessoal da escritora Moema Viezzer.

Lançamento Somos SurNa quarta-feira (25), no Espaço Escritores Regionais, será realizado o lançamento do livro da Editora da UNILA (EDUNILA) "Somos Sur: prácticas discursivas en español y literatura latinoamericana". Na ocasião, os autores Gregorio Pérez de Obanos Romero, Miguel Antonio Ahumada Cristi e Iván Alejandro Ulloa Bustinza realizarão uma roda de conversa sobre a importância do ensino do Espanhol, especialmente na região de fronteira.

O livro é resultado do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudos “Produção de Materiais Didáticos para o Ensino de Espanhol Língua Adicional no Contexto da Integração Latino-Americana e do Mercosul”. Disponível gratuitamente no formato e-book no site da EDUNILA, a publicação traz propostas de atividades especialmente criadas para que estudantes universitários brasileiros, de qualquer área do conhecimento, descubram a literatura latino-americana e enriqueçam sua jornada de aprendizagem do Espanhol.

Outro lançamento da EDUNILA na Feira do Livro será "Santos Dumont nas Cataratas", de autoria do professor Micael Alvino da Silva. A atividade será na quinta-feira (26), às 19h, no auditório da Fundação Cultural (Rua Benjamim Constant, 62 - Centro). O livro é o primeiro a detalhar a visita de Dumont a Foz do Iguaçu e a destacar sua influência na criação do Parque Nacional do Iguaçu. A obra promete transportar os leitores ao final do século XIX e início do século XX, ajudando a compreender o contexto mundial e da fronteira trinacional durante a visita de Dumont.

Santos Dumond nas Cataratas"Santos Dumont nas Cataratas" celebra o 150º aniversário do nascimento do aviador e é fruto de uma colaboração entre a EDUNILA, o Instituto 100 Fronteiras, com o apoio da Itaipu Binacional e do Fundo Iguaçu. Por meio dessa cooperação, será possível distribuir a obra gratuitamente para todas as escolas da cidade e para o público interessado.

Exposições e outras atividades

Os visitantes que passarem pelo espaço da UNILA na Feira do Livro terão a oportunidade de conferir uma coleção de livros raros que fazem parte do acervo da Biblioteca da UNILA (BIUNILA). Também está disponível uma exposição do acervo de objetos artísticos e pessoais de Moema Viezzer, que foram doados à Universidade e que estão sob a salvaguarda da Biblioteca. Escritora e socióloga feminista, Moema Viezzer foi indicada em 2005 como candidata ao Prêmio Nobel da Paz, como parte da iniciativa "1000 Mulheres".

A programação do evento ainda tem outras apresentações de integrantes da comunidade universitária da UNILA. Na quarta-feira (25), às 18h, será o lançamento de "Poemário na Fronteira", obra de autoria da docente da UNILA Jorgelina Tallei junto com a professora Renata Oliveira. Na sequência será o lançamento da obra “É possível ser feliz no casamento? - Discurso médico e crítica literária feminista no Brasil Moderno”, da professora da UNILA Cleusa Gomes. Todos os lançamentos são realizados no Espaço Escritores Regionais, da Feira do Livro.

Já o projeto de pesquisa e extensão Poéticas do Entre irá apresentar, na terça e quarta-feira, o espetáculo “A Sociedade dos Anticorpos”. A apresentação será no Auditório da Unioeste e a entrada é gratuita.

A programação completa da 18ª Feira do Livro de Foz do Iguaçu está disponível em https://culturafoz.pmfi.pr.gov.br/.