Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA lança podcast com e sobre mulheres da Universidade

UNILA lança podcast com e sobre mulheres da Universidade

#ELLASPODUNILA apresenta uma série de entrevistas em que mulheres falam de suas trajetórias, de seus desafios e de suas conquistas
publicado: 13/11/2023 18h00, última modificação: 14/11/2023 09h06

Um podcast em que acadêmicas e servidoras docentes e técnicas da UNILA conversam sobre os mais variados temas relativos ao universo das mulheres é o novo produto de comunicação desenvolvido pela Universidade. Criado pela Secretaria de Comunicação (SECOM), o #ELLASPODUNILA estreia sua primeira temporada nesta segunda-feira (11), por volta das 19 horas, e estará disponível nas mídias sociais, no canal de áudio da instituição, o UNILACast, e no canal da Universidade no YouTube. A cada 15 dias, um novo episódio será lançado.

Tendo como slogan “Um podcast com e sobre mulheres trabalhadoras e estudantes da universidade”, o #ELLASPODUNILA terá um conteúdo leve, abordado de forma prática de modo a pautar o universo feminino da UNILA, seja nas atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão, como nos estudos e coletivos universitários. Além disso, o podcast terá ainda como missão falar sobre os interesses das entrevistadas, e de mulheres latino-americanas que inspiram a comunidade acadêmica, sempre tendo como ponto de referência o protagonismo feminino na cultura, na política e na sociedade do continente.

Formato

Com episódios de aproximadamente 30 minutos de duração, o #ELLASPODUNILA terá como apresentadoras Maria Aparecida Webber (Cida Maria), administradora, pesquisadora e técnica na UNILA desde 2012 – e integrante do Comitê Executivo pela Equidadede Gênero e Diversidade da instituição desde 2018 –, e a jornalista Mayara Godoy, servidora da Universidade desde 2010. No programa de estreia, a entrevistada é a primeira mulher eleita reitora da UNILA, Diana Araujo Pereira. Na UNILA também desde 2010, Diana foi uma das primeiras servidoras docentes da Universidade e atualmente é professora do curso de Mediação Cultural, Artes e Letras e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA).

No programa, Diana inicia a conversa falando sobre sua origem e de sua inspiração para a vida acadêmica. Carioca e moradora de Campo Grande, subúrbio do Rio de Janeiro, ela lembra como a família a influenciou. “Meu pai é um líder histórico do movimento negro, uma pessoa que sempre esteve envolvida na política. Minha mãe, uma dona de casa, boa cozinheira... com todo esse lado da maternidade”, narra a reitora. Essas duas características, da política e da vida comunitária e da tradição do cuidado com a família e a maternidade são as duas referências que ela conta ter levado para sua trajetória.

Graduada em Letras/Espanhol, Diana cursou mestrado, doutorado e pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sempre na área das literaturas hispânicas. Com doutorado sanduíche na Espanha, ela conta ainda que esta experiência fora do país foi importante para que se visse e se sentisse como mulher latino-americana. “Na Europa, você não é exatamente brasileira, você é latina. Essa vivência foi importante para eu me descobrir menos carioca, menos brasileira e mais parte desse continente”, narrou.

Além do nascimento dessa veia latino-americana, Diana fala ainda da responsabilidade do seu cargo atual e sobre as cobranças que surgem pelo fato de ela ser mulher em uma posição de destaque. “O cargo da Reitoria é um cargo administrativo, acadêmico, mas é um cargo político. Você tem que lidar com muitas dimensões da nossa comunidade. O lado positivo é esse: eu conheço profundamente essa comunidade. Em todos os setores”. Esse conhecimento e essa ação que manteve com a comunidade, segundo Diana, é que a deixam tranquila frente a esse compromisso.

Temporada

Nesta primeira temporada, o #ELLASPODUNILA terá nove episódios. Serão dois em outubro e em novembro; um em dezembro; e dois em janeiro e em fevereiro de 2024.

Assista ao teaser de lançamento aqui: