Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA lança editais de seleção de estudantes para refugiados e indígenas
conteúdo

Processo Seletivo

UNILA lança editais de seleção de estudantes para refugiados e indígenas

Inscrições para as duas modalidades são gratuitas, on-line e podem ser realizadas até 18 de julho; selecionados ingressarão na Universidade no primeiro semestre de 2020
publicado: 12/06/2019 11h23, última modificação: 12/06/2019 11h23

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) lançou, na última sexta-feira (7), duas seleções para ingresso nos cursos de graduação em 2020. O Edital 01/2019 regulamenta a seleção de estudantes indígenas do Brasil e de outros nove países da América do Sul. Já o Edital 02/2019 é destinado a estudantes refugiados e portadores de visto humanitário de qualquer nacionalidade e que já residam no Brasil.

Os editais foram lançados conjuntamente entre as pró-reitorias de Graduação, Assuntos Estudantis, Relações Institucionais e Internacionais e a Reitoria. Para as duas modalidades, as inscrições são gratuitas, on-line e devem ser realizadas até 18 de julho. Os candidatos devem ter concluído o ensino médio e ter, no mínimo, 18 anos até o dia 1º de fevereiro de 2020. No momento da inscrição, é necessário anexar, em formato PDF, os documentos pessoais e escolares exigidos pelos editais.

Após serem convocados e matriculados, os estudantes selecionados poderão solicitar os auxílios estudantis do Programa de Assistência Estudantil da UNILA. O quantitativo de vagas para os auxílios de moradia, alimentação e transporte dependerá da disponibilidade orçamentária da Universidade para 2020.

Confira os critérios de cada um dos processos seletivos:

Seleção de indígenas

Selecao IndigenasDesde 2018, a UNILA realiza uma seleção voltada para estudantes que fazem parte de povos indígenas aldeados. Para inscrever-se, é necessário acessar a página da seleção e cadastrar-se no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). No momento da inscrição, o candidato deverá anexar, em formato PDF, os documentos exigidos pelo Edital. Entre eles, está a declaração de pertencimento do candidato a uma comunidade indígena, assinada pelas lideranças da comunidade. O modelo desse documento está disponível no Anexo II do Edital. O processo seletivo é aberto para candidatos do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Paraguai, Equador e Peru, residentes em aldeias, comunidades e grupos indígenas.

Leia aqui o Edital que regulamenta o processo de seleção para o ingresso de indígenas. 

 

Refugiados e portadores de visto humanitário

Regufiados e portadores de visto humanitario

O edital que regulamenta o processo de seleção para refugiados e portadores de visto humanitário oferta 29 vagas, uma em cada curso de graduação, para ingresso no ano letivo de 2020. Podem participar desta seleção candidatos que tenham status de refugiado, sejam solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário reconhecido no Brasil. Para participar desta seleção, a UNILA exige que os candidatos morem há mais de seis meses no Brasil ou em outro país latino-americano ou, ainda, apresentem certificado de proficiência em língua portuguesa.

As inscrições estão abertas até o dia 18 de julho e devem ser realizadas diretamente na página da UNILA. No momento da inscrição, o candidato deverá escolher duas opções de curso. De acordo com o cronograma, a primeira chamada será publicada no dia 17 de outubro. Os candidatos classificados nessa chamada terão de 17 a 20 de outubro para confirmar o interesse na vaga.

Leia aqui o Edital que regulamenta a seleção para refugiados e portadores de visto humanitário. 

Para mais informações sobre a seleção de refugiados ou de estudantes indígenas, entre em contato pelo e-mail .