Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novos projetos aproximam Universidade e comunidade

Novos projetos aproximam Universidade e comunidade

“UNILA na Feira” e "60 Segundos" pretendem firmar-se como espaços permanentes de interação com os moradores da região trinacional
publicado: 11/06/2019 15h32, última modificação: 11/06/2019 15h32

Toda universidade possui, como parte de sua missão, a produção de conhecimento científico. Porém, para que esse objetivo seja alcançado, também é necessário fazer esforços para difundir esse conhecimento, principalmente nas comunidades em que as universidades estejam inseridas. Foi pensando nisso que a UNILA lança duas novas iniciativas: a websérie "60 segundos" e o projeto “UNILA na Feira”.

Com uma linguagem simples e coloquial, os dois projetos têm em comum o objetivo de aproximar os moradores da região trinacional das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela comunidade acadêmica da UNILA. Os novos projetos pretendem firmar-se como espaços permanentes que possibilitam a interação entre a Universidade e a comunidade.

Conheça as novas iniciativas:

60 segundos

Foi lançada, nesta terça-feira (11), a websérie “60 segundos”. Pesquisadores, extensionistas e estudantes de mestrado da UNILA foram convidados a explicar, em até um minuto, a importância de suas pesquisas e ações de extensão. “O principal desafio da divulgação científica, hoje, é levar as informações para as pessoas que estão fora do meio acadêmico. Nesse sentido, a websérie procura tornar as ações da Universidade mais atrativas para o público em geral e mostrar o impacto direto que essas pesquisas têm no dia a dia”, explica o secretário de Comunicação Social da UNILA, Ramon Fernandes.

No programa de estreia, o professor Aref Kzam fala sobre as contribuições de sua pesquisa na elaboração de um plástico biodegradável. Os vídeos serão publicados, duas vezes por semana, no canal da UNILA no YouTube e nas páginas da Universidade no Instagram e no Facebook.

UNILA na Feira

Já o projeto “UNILA na Feira” leva toda a riqueza e diversidade da UNILA para a tradicional Feirinha da JK. Atividades culturais, ações de extensão, projetos de pesquisa, além de iniciativas independentes de estudantes e servidores, são levados para a feira, criando um espaço de encontro, movimento e aprendizado.Atividades acontecem na Feirinha da JK

Desenvolvido desde o final de maio, o "UNILA na Feira" já levou à feirinha atividades das áreas de Música, Medicina, Economia e Línguas. No próximo domingo (16), estão previstas apresentações do curso de Biotecnologia e das Ligas de Medicina.

O projeto "UNILA na Feira" é uma parceria com a Fundação Cultural e ocorre aos domingos de manhã, na Feirinha da JK, localizada próximo à terceira pista da Avenida Juscelino Kubitschek.